7 ferramentas de marketing digital para ter sucesso no seu negócio

O Marketing Digital é um excelente aliado para ajudar a sua empresa ter maior visibilidade, representatividade e competitividade no mercado. Muitos falam desse tipo de comunicação, mas não conhecem o suficiente, ou não sabem como ele pode ajudar no planejamento estratégico do seu negócio.

O marketing digital proporciona a integração dos outros setores da empresa com suas responsabilidades e competências. Diante disso, é imprescindível que você entenda do assunto e contrate profissionais ou empresas terceirizadas especializadas nesse tipo de marketing.

Pensando nisso, fizemos esse guia com explicações do conceito do marketing digital e dicas sobre as ferramentas que ajudará você. Vamos lá?

O que é Marketing Digital?

Como o próprio nome diz, são estratégias de marketing realizadas no ambiente digital. Da mesma forma que as pessoas utilizam a internet para o entretenimento, atualmente, é muito comum os clientes procurarem produtos, serviços ou dispositivos digitais na web.

Ao utilizar corretamente o marketing digital na sua empresa, você consegue mensurar os riscos, fazer uma mídia atrativa direcionada ao seu cliente e nos canais que ele utiliza com mais frequência. Assim, os veículos de comunicação tradicionais foram deixados de lado, como a TV, rádio e o outdoor.

Quais os principais tipos de marketing digital?

Com as constantes mudanças de comportamento da sociedade, o marketing precisou se adaptar, criando conceitos e estratégias para atingir o público alvo. Assim, foram surgindo vários tipos de Marketing Digital de acordo com as necessidades citadas acima. Confira abaixo os principais:

Marketing de conteúdo

É a estratégia de fornecer conteúdos relevantes e valiosos para a persona (cliente), com o intuito de engajá-la desde o momento da intenção até a concretização da compra. Utilizá-lo com o Marketing Digital e o Inbound Marketing é uma excelente estratégia para alcançar o sucesso do seu negócio na internet. Existem diversos formatos onde esses conteúdos podem ser oferecidos: redes sociais, blogs, e-mail, infográficos, e-book, dentre outros.

Social Media

Esse tipo de Marketing Digital é aplicado nas Redes Sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, dentre outros. Como as pessoas utilizam, as empresas também podem aproveitar esses canais para interagir com seu público, observar seu comportamento e passar conteúdos relevantes do seu negócio.

SEO – Search Engine Optimization

É a otimização para mecanismos de busca como o Google e Bing. Ou seja, são estratégias de marketing digital presentes nos buscadores da internet, com a intenção de incluir divulgação orgânica (SEO), bem como a divulgação paga (links patrocinados). Em outras palavras, é quando a pessoa realiza uma busca na internet de um determinado assunto e se o seu conteúdo de divulgação estiver utilizando essa otimização, ele aparecerá na primeira página.

E-mail marketing

Já o e-mail marketing é um excelente aliado ao Marketing Digital, pois, você consegue enviar ofertas e conteúdos relevantes por e-mail a seu lead (pessoa interessada no seu produto ou conteúdo). Assim a sua empresa consegue se aproximar do futuro cliente e direcioná-lo na sua jornada de compra. Vale ressaltar que você deve enviar esses e-mails somente para quem autorizou.

Qual a vantagem de utilizar o Marketing Digital no seu negócio?

  • Ser encontrado por meio da presença digital;
  • Propiciar engajamento com seu cliente;
  • Planejar e acompanhar a jornada de compra;
  • Ganhar a fidelização dos clientes;
  • Conquistar autoridade da marca;
  • Aumentar a competitividade e representatividade no mercado;
  • Segmentar o público.

Quais as ferramentas do Marketing Digital?

Gostou do Marketing Digital? Então, conheça as ferramentas que você pode implementar na sua empresa!  

1. Trello

Essa ferramenta é utilizada para a gestão de projetos e processos. O Trello oferece um quadro no qual você pode incluir várias listas de seus cartões com os projetos de Marketing Digital e depois vai criando as tarefas referentes a cada um. Nele você também pode definir o responsável e data de finalização de cada atividade específica. Possui a versão gratuita, que é indicada para pequenas equipes, e a versão paga para times maiores.

2. Sem Rush

É uma ferramenta de Marketing Digital que oferece a análise de sites e traz um diagnóstico com uma série de dados relacionadas ao SEO, além da comparação com os sites de seus concorrentes. O Sem Rush não possui versão gratuita, mas é uma excelente aliada das empresas que utilizam o marketing de conteúdo para atrair seu público e atingir melhor posicionamento de forma orgânica no Google.

3. Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma que oferece relatórios e métricas importantes sobre seu blog e/ou site. Dessa forma, você consegue analisar quais estratégias estão dando certo e quais devem mudar ou quais devem ser abandonadas. Mostra quais meios de comunicação estão atingindo melhor ROI (Retorno Sobre Investimento) e muitas outras informações relevantes sobre o seu site.

4. Buffer

Ela ajuda no gerenciamento das redes sociais de sua empresa, pois consegue realizar a automação e programação de posts nas redes sociais. Essa ferramenta de Marketing Digital poupa muito o seu tempo e dos profissionais envolvidos, além de oferecer relatórios de performance de cada mídia. A sua versão gratuita pode ter até 3 contas em mídias sociais e agendar 10 publicações em cada uma delas.

5. Mailchimp

É uma das mais completas ferramentas de Marketing Digital.  Ela realiza a programação e automação do e-mail marketing. Além disso, faz a integração no seu site por meio de formulário, e no momento que as pessoas cadastram, as informações são direcionadas para a lista de contatos. O Mailchimp possui a versão gratuita que pode ter 2.000 contatos e até 12.000 disparos mensais.

6. Canva

Você tem problema com a criação de design para o Marketing Digital? Então, essa ferramenta é indicada para você! Ela oferece imagens com formatos para todas as mídias sociais: e-mail marketing, sites, blogs, infográficos, dentre outros. O Canva possibilita diversos recursos de moldura, montagem de fotos, efeitos, recortes e milhares de modelos para facilitar a sua criação.

7. Slack

Essa ferramenta é um meio de comunicação para que as equipes de Marketing Digital possam se comunicar através de mensagens de textos, áudios e vídeos em tempo real. Você consegue separar a equipe por projetos ou departamentos, facilitando a fluidez e agilidade dos processos. O Slack possui a versão gratuita podendo ser usado na web ou aplicativo mobile.

Como destacado anteriormente, é importante utilizar o Marketing Digital como uma forma de atrair e engajar o seu público. Vale ressaltar que é essencial a utilização de ferramentas corretas para o seu tipo de negócio, além de aproveitar todos os seus recursos. Também é necessário analisar o comportamento do seu cliente e os resultados dos seus concorrentes. Não perca mais tempo, comece hoje a fazer o Marketing Digital na sua empresa! Aproveite a visita em nosso blog e se inscreva no nosso MBA EAD Gestão de Marketing Estratégico!

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