Quais as vantagens de adotar o RH Digital na sua empresa?

Com o auxílio da tecnologia, setores que eram considerados estritamente operacionais, tornaram-se mais estratégicos. Um grande exemplo disso, é a inclusão do RH Digital como ferramenta de uso diário, tornando os processos mais ágeis e com menor burocracia. Assim, sobra mais tempo para os gestores focarem no planejamento estratégico do negócio.

Você já ouviu falar no RH Digital? Sabe como essa ferramenta facilita o dia-a-dia das empresas?

Nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas!

O que é RH Digital?

A maioria dos processos do setor de Recursos Humanos são considerados subjetivos, ou seja, baseados na percepção dos colaboradores. Outro fator importante são as mudanças constantes na legislação trabalhista brasileira. Dessa forma, o processo torna-se moroso e burocrático, impactando diretamente nos rumos do negócio.

Então, o RH Digital veio para automatizar os processos operacionais, onde quase tudo pode ser feito online. As pastas com os documentos de todos os funcionários da empresa, descrição de cargos, avaliações de desempenho e feedback, indicadores de desempenho, folhas de pagamento, controle do ponto, dentre outros documentos, são encontrados de forma rápida e prática no computador.

Quais as vantagens de implantar o RH Digital na sua empresa?

Como visto acima, são inúmeras as vantagens que o RH Digital traz para as empresas. Separamos as principais:

  • Contratações mais eficazes e alinhadas às expectativas da empresa;
  • Melhores ferramentas para desenvolver os profissionais;
  • Retenção de talentos;
  • Otimização dos processos;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Otimização da comunicação interna;
  • Maior facilidade no monitoramento de resultados.

Quais as principais ferramentas do RH Digital?

Gostou das vantagens que essa metodologia traz para sua empresa? Continue a leitura e descubra 8 ferramentas de RH Digital.

Recrutamento digital

O processo de recrutamento e seleção deixou de ser o trabalho mais desgastante com a implantação do RH Digital, pois, a utilização das mídias sociais e aplicativos de mensagens nos processos seletivos, gerou uma redução do tempo gasto nessa atividade e vêm conquistando grandes resultados. Alguns exemplos de ferramentas são:

  • Linkedin;
  • Plataformas de banco de currículos;
  • Agendamento de entrevistas pelo Whatsapp;
  • Realização de entrevistas por Skype.

Gamificação

Essa ferramenta vem sendo muito utilizada pelas empresas que adotaram o RH Digital. Os gestores aplicam-na como uma estratégia de avaliação de performance ou parte do processo seletivo. Isso acontece, porque os jogos atraem e motivam as pessoas a executarem as tarefas, por serem uma atividade competitiva e possuírem um aspecto lúdico de aprendizado.

Vale ressaltar que a utilização de jogos corporativos possui algumas vantagens, como:

  • Experiência de aprendizagem envolvente e eficaz;
  • Melhoria no desempenho dos colaboradores;
  • Aumento do engajamento;
  • Conquista dos objetivos da empresa e dos colaboradores.

People Analytics

Como falado acima, a gestão de pessoas antes era realizada pelo feeling dos profissionais, tornando os processos subjetivos. Essa ferramenta veio para facilitar o monitoramento do comportamento de todos os colaboradores da empresa, pois, ela mostra os dados de engajamento, produtividade, ambiente de trabalho, clima organizacional, dificuldade de retenção de talentos, dentre outros.

Essas métricas são realizadas pela integração dos dados de todos os sistemas de RH Digital que você utiliza no seu negócio. Além disso, ela organiza todo o processo de coleta das informações e faz uma análise do comportamento dos funcionários. Por isso, a implantação do People Analytics, como um aliado ao RH Digital, é muito importante para os gestores tomarem decisões mais assertivas e pautadas por dados concretos.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial é similar a inteligência humana, só que exibida por sistemas de computação. Aplicar esses mecanismos no RH Digital traz vários benefícios para a gestão das pessoas por meio da automatização dos processos corriqueiros. Alguns exemplos disso são:

  • Auxiliar na integração de um novo colaborador;
  • Solicitação de férias feita pelo Whastapp para um “robô”;
  • Otimizar o processo de análise de currículos e agendamento de entrevistas.

Organizador de tarefas

Existem muitos aplicativos, sites e planilhas no mercado que visam ajudar a organizar as tarefas, determinar datas, prioridades, projetos, funcionários e atribuições. Com esses dados, eles conseguem medir a produtividade e o resultado das metas de cada colaborador do setor. Vale a pena conhecer esta ferramenta e incluí-la no seu processo de implantação do RH Digital.

Digitalização de documentos

Outra estratégia que deve ser adotada no RH Digital é a digitalização dos documentos, transformando os arquivos físicos em formato digital. A partir disso, os colaboradores vão ter acesso a toda informação em uma simples busca. Veja algumas vantagens:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Foco na sustentabilidade;
  • Ganho de espaço físico.

Ponto eletrônico

Conforme a Portaria nº 1510 de 2009 do Ministério do Trabalho e Emprego, o uso do sistema de ponto eletrônico tornou-se obrigatório para as empresas. Essa ferramenta também é uma aliada ao RH Digital, pois, o ponto eletrônico facilitou muito a vida dos profissionais do Departamento Pessoal tornando os processos da folha de pagamentos mais ágeis.

O sistema realiza a marcação dos horários de entrada e saída dos funcionários, e essas informações ficam disponibilizadas em tempo real. Além disso, ele gerencia batidas divergentes, horas extras, faltas, afastamentos, férias, adicional noturno e todas as outras informações importantes para a geração da folha de pagamento.

Plataforma de gestão de benefícios

Algumas empresas adotam benefícios diferentes para cada colaborador, de acordo com o plano de carreira. Outras, efetuam o pagamento somente dos benefícios previstos pela legislação, como o vale-transporte e vale-refeição. Entretanto, o processo de disponibilizar esses benefícios e fazer os devidos descontos na folha de pagamento é moroso. A inclusão do RH Digital por meio da plataforma de gestão de benefícios, poupa o tempo da sua equipe.

Ou seja, existem várias formas de adequar sua empresa às tendências do RH Digital. O mais importante é que o uso dessas ferramentas otimiza os processos, aumenta a produtividade e reduz os custos operacionais. Então, adote os sistemas que melhor se adaptam ao negócio e conquiste grandes resultados!

E agora que você conhece um pouco mais sobre o RH Digital, que tal continuar por dentro desse assunto? Conheça o nosso MBA Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis.

Compartilhe

Deixe uma resposta