5 mudanças de hábito para ter sucesso no controle financeiro

Manter um sistema de controle financeiro equilibrado, seguro e eficiente é um desafio para as micro e pequenas empresas. E, contar com ferramentas tecnológicas que vão auxiliar na organização do controle financeiro é imprescindível. A gestão eletrônica das finanças facilita a emissão de notas fiscais, realização de pagamentos, controle de entradas e saída, etc.

Segundo dados do SEBRAE, as micro e pequenas empresas representam 99% do mercado privado brasileiro. Isso mostra a importância que os pequenos negócios têm no país. Um dos fatores primordiais da manutenção desses empreendimentos é o sucesso no controle financeiro.

Ponto de atenção no controle financeiro

Empreender no Brasil é um grande desafio. A economia e política oscilam constantemente, e por consequência, o mercado torna-se desafiante para os empreendedores. É preciso muita coragem, trabalho, determinação e foco.

Além disso, os gestores das micros e pequenas empresas precisam adquirir conhecimento e se dedicarem a determinadas questões essenciais para a sobrevivência de seus negócios.

A falta de controle financeiro é uma das causas mais relevantes do fechamento das empresas no Brasil. O sucesso empresarial não depende apenas de um bom volume de vendas. Ele depende do equilíbrio das várias áreas da empresa como a gestão de pessoas e o controle financeiro eficaz e seguro.

O gestor, que deseja ter seu empreendimento em constante crescimento, precisa ter seu ponto de atenção voltado para o controle financeiro, principalmente de forma automatizada, por meio de um software. Dessa forma, os processos ficarão mais práticos, otimizados e ágeis, melhorando os resultados da empresa.

Importância do controle financeiro para micro e pequenas empresas

Como dito anteriormente, o controle financeiro é fundamental nos dias atuais para qualquer empresa que deseja obter bons resultados.

O controle financeiro funciona de forma eficaz quando existe um bom planejamento financeiro e investimento para que a empresa cresça equilibrada. Além disso, o gestor precisa ser organizado, disciplinado, ter conhecimento e utilizar as ferramentas mais adequadas.

Para aumentar os lucros, a empresa deve planejar bem os gastos, manter documentos e dados organizados e armazenados, além de controlar as finanças adequadamente.

5 mudanças de hábito para ter sucesso no controle financeiro

Principalmente os empreendedores iniciantes sentem muita dificuldade em organizar, planejar e fazer o controle financeiro. Uma das melhores alternativas para ajudá-los é usar um software de controle financeiro, para desburocratizar os processos e auxiliar a tomada de decisão do gestor. Há diversos programas voltados para pequenas e médias empresas que se adaptam à realidade e à necessidade de cada negócio.

Manter um bom controle financeiro ajuda as micro e pequenas empresas a se manterem operando e crescendo. Conforme estatísticas, a cada 10 empresas, 6 sofrem falência antes mesmo de completar 5 anos de funcionamento. Esse fato pode ser explicado por conta de acúmulos de dívidas trabalhistas, excesso de empréstimos, falta de fluxo de caixa, etc.

Para evitar isso, há 5 mudanças de hábito que o gestor pode trabalhar na sua empresa para ter sucesso no controle financeiro:

Aproveite os benefícios governamentais

Quando há um bom controle financeiro, micro e pequenas empresas possuem bons indicadores, possibilitando que Governo Federal, Estados e Municípios ofereçam diversos benefícios para incentivar e estimular o crescimento.

É fundamental a atenção ao controle financeiro, desde a margem de lucro, entrada e saída de recursos, etc. Isso vai permitir que a empresa se posicione à frente da concorrência para participação em editais públicos de incentivo à cultura, educação, empreendimento, empréstimos com juros mais baixos e outros benefícios.

Acompanhamento contínuo

Lembre-se que 6 entre 10 empresas fecham antes de completar cinco anos. Isso porque as empresas não fizeram a gestão de suas contas diariamente.

Portanto, é fundamental que o gestor faça um acompanhamento assíduo das finanças. Todos os números fiscais, contábeis e administrativos precisam ser frequentemente monitorados.

Acesso remoto

O uso de um software de controle financeiro traz inúmeras vantagens para a empresa, principalmente se houver acesso remoto.

O gestor ganha tempo ao acessar as finanças via computador ou dispositivos móveis, mesmo fora das dependências da empresa.

O acesso online é uma das melhores contribuições tecnológicas ao mundo empresarial. Essa funcionalidade é muito relevante para ajudar a crescer as micro e pequenas empresas, pois facilita a consulta de informações sobre emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, cronograma de pagamentos, etc.

Além disso, o software deve elaborar relatórios de maneira simples e automatizada para economizar tempo.

Atenção ao fluxo de caixa

As micro e pequenas empresas não vão crescer adequadamente, se não houver um fluxo de caixa que detalhe todas as entradas e saídas com precisão.

Com um sistema de controle financeiro automatizado, o gestor irá registrar todas as movimentações de entrada e saída da empresa, margem de contribuição, margem de lucro, e demais indicadores que vão ajudá-lo a expandir seu negócio.

Lembre-se que para um bom gestor não basta saber que a empresa está fechando no azul, é importante saber a construção dos valores. Só assim, resultados serão mais efetivos para empresa.

Mantenha uma reserva financeira

O controle financeiro atualizado, permite ao gestor condições de analisar detalhadamente a situação atual e a possibilidade de realizar uma reserva para tempos mais difíceis.

Seja qual for a circunstância, como dano moral, um projeto mal sucedido ou até falência do negócio. Todos estão sujeitos e a reserva financeira têm papel fundamental nos momentos de crise.

Também denominado fundo de emergência, além de ser solução
para momentos de dificuldade, também é uma estratégia de construir patrimônio.

Enfim, a única forma de se preparar para as oscilações da economia e manter a saúde da sua empresa, é construir uma reserva financeira.

Conclusão

Portanto, para que a empresa consiga vencer todas as dificuldades e atingir seus objetivos, é imprescindível um bom controle financeiro.

Com um monitoramento regular do orçamento, é capaz realizar investimentos com baixos riscos, identificar os gargalos e acima de tudo, assegurar a rentabilidade dos negócios.

Então, podemos dizer, que uma gestão financeira eficaz é o único caminho para a empresa se fortalecer e poder enfrentar as dificuldades e desafios no mercado.

Gostou deste post? Quer saber mais sobre Finanças? Conheça o MBA EAD Finanças.

Compartilhe

Deixe uma resposta