6 motivos para implementar gestão estratégica de pessoas na sua empresa

Atualmente, os gestores de pequenas às grandes empresas perceberam a necessidade e a importância de implementar gestão estratégica de pessoas para o sucesso do negócio. Isso ocorreu com a mudança no comportamento e objetivos dos colaboradores e das organizações nas últimas décadas.

Dessa forma, as empresas estão reestruturando o setor de Recursos Humanos para alcançarem seus objetivos. Continue a leitura e aprenda como implementar gestão estratégica de pessoas no seu negócio!

O que é gestão estratégica de pessoas?

Essa metodologia trata de alinhar as necessidades da empresa com as dos colaboradores. Dessa forma, é realizado um mapeamento do ciclo de vida de cada colaborador. Onde são definidos os perfis de acordo com as competências e habilidades necessárias para realizar as atividades de cada cargo. Bem como a definição da missão, visão e valores da empresa.

A partir disso, os gestores conseguem estruturar políticas e processos de gestão estratégica de pessoas envolvendo métricas e indicadores de avaliação dos colaboradores. É importante também definir recompensas, sejam elas financeiras, benefícios ou promoção de cargo, de modo a motivá-los a executar suas funções.

Confira abaixo as principais políticas adotadas nas organizações:

  • Descrição de cargos;
  • Plano de carreira;
  • Políticas de benefícios;
  • Plano de treinamento e desenvolvimento;
  • Processo de feedback eficaz.

Quais as vantagens de adotar essa metodologia?

Muitos gestores ainda acreditam que adotar a gestão estratégica de pessoas, com metodologias de desenvolvimento dos colaboradores é um custo desnecessário, pois não conseguem identificar os benefícios que essa prática traz para a empresa.

Dessa forma, listamos abaixo 6 vantagens que essa estratégia proporciona a sua empresa.

1. Contratações assertivas

A implantação da descrição de cargos e a definição da missão, visão, valores e cultura da empresa, ajudam a equipe de Recursos Humanos a otimizar o processo seletivo e torná-lo mais eficaz. Isso acontece por meio do alinhamento dos objetivos da empresa com o profissional que está sendo avaliado.  

Dessa forma, todo processo de contratação, desde a divulgação da vaga até a efetivação, acontece com mais agilidade, direcionado e eficiente. Essa prática traz também grandes vantagens no orçamento da empresa, como a redução do custo do processo, de rotatividade e desperdício de tempo da equipe de gestão estratégica de pessoas.  

2. Desenvolvimento do capital humano

Após a contratação do funcionário, é necessário acompanhar de perto os pontos fortes e as fragilidades que ele possui ao desempenhar as suas atividades. Para isso, a equipe de gestão estratégica de pessoas, que possui conhecimento e técnicas de avaliação de desempenho, deve realizar feedbacks periódicos e identificar se é necessário a aplicação de um treinamento.

Existem no mercado muitos cursos e treinamentos, que ajudam a capacitar toda a equipe e trazem resultados significativos para o negócio.

Como: desenvolvimento de líderes, habilidades de negociação, gerenciamento do tempo, motivação, técnicas de vendas, comunicação, gerenciamento de projetos, dentre outros.

3. Aumento da produtividade e motivação

O profissional motivado tem um rendimento muito maior e isso impacta significativamente nos resultados da empresa. Com isso, é importante definir indicadores de desempenho e motivação nos colaboradores, além de aplicá-los periodicamente, ajustando os pontos que precisam ser otimizados no ambiente de trabalho.

4.  Gestão de gratificações e benefícios

Outro ponto relevante para a gestão estratégica de pessoas e a motivação é recompensar o colaborador que cumpre as metas e possui bons indicadores de desempenho. Essa recompensa pode ser definida por meio do plano de carreira, tornando-se assim, o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas transparente.

Os benefícios ofertados pela empresa também ajudam no desempenho da equipe e nos indicadores estabelecidos na gestão estratégica de pessoas. Então, invista em pontos atrativos como planos de saúde e odontológico, descontos em farmácias, vale-alimentação, bolsa de estudos, previdência privada, horário flexível, auxílio-creche, curso de idiomas, dentre outros.

5. Melhoria do clima organizacional

Um ambiente de trabalho harmonioso, inspirador, que valoriza o trabalhador, que visa o respeito e reconhecimento, ajuda significativamente na gestão estratégica de pessoas e na produtividade dos colaboradores. Então, incentive a aplicação de ferramentas para medir o clima organizacional, como pesquisas, taxa de turnover, produtividade, índices de reclamações trabalhistas, dentre outros.

6. Retenção de talentos

Outra vantagem da gestão estratégica de pessoas é quanto à atração e retenção de talentos. As empresas precisam contar com profissionais qualificados para o sucesso do negócio. Então, evite altas taxas de turnover e custos desnecessários, adotando as ferramentas de gestão citadas acima.

Como implementar gestão estratégica de pessoas?

Agora que você entende o que é e quais as vantagens desse método, chegou a hora de aprender como implementá-lo na sua empresa! Para isso, vamos listar algumas dicas que vão facilitar a sua aplicação.

Análise

O primeiro passo para criar a gestão estratégica de pessoas é realizar uma análise a fundo da empresa, tanto interna quanto externamente, verificando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. A ferramenta mais utilizada para esse diagnóstico é a Matriz SWOT. Assim, os gestores conseguem verificar o potencial de crescimento, as incertezas do mercado, os pontos internos que precisam ser melhorados, dentre outros.

Planejamento

Mapeada a realidade da empresa, é necessário fazer um planejamento dos objetivos e definir um plano de ação. Dessa forma, os gestores conseguem revisar a missão e visão, o que os ajuda a direcionar os objetivos do negócio e a gestão estratégica de pessoas.

Comunicação

O próximo passo é envolver a equipe, apresentar a análise realizada e qual o planejamento que vai ser aplicado para implantar a gestão estratégica de pessoas. Além disso, mostrar os pontos onde cada colaborador pode contribuir com o desenvolvimento e resultado do negócio. Essa estratégia é importante para o funcionário se sentir valorizado e motivado, além dar um reforço extra.

Implementação

Esse é o momento em que a maioria das empresas falham, pois planejam e

não acompanham a execução, fazendo com que o processo se perca no caminho.

Então, periodicamente é necessário realizar reuniões de alinhamento da gestão estratégica de pessoas, a fim de identificar as correções necessárias para alcançar o objetivo.

Como podemos perceber acima, implementar gestão estratégica de pessoas pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. Como a atração e retenção de talentos, desenvolvimento individual e assegurar a motivação e comprometimento dos colaboradores.

Então, adote ferramentas informatizadas que auxiliem na execução das etapas de implantação já mencionadas, facilitando o envolvimento das pessoas e a agilidade da execução.

Gostou do artigo e tem interesse em se aprofundar mais no assunto?

Conheça o nosso MBA Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis

Compartilhe

Deixe uma resposta