Como melhorar a motivação no trabalho e a aumentar a produtividade da empresa

O perfil profissional dos colaboradores se modificou ao longo dos anos. Antigamente, apenas um bom salário era capaz de motivar os funcionários. Mas, hoje em dia, é necessário investir em várias ações para melhorar a motivação no trabalho dos funcionários e, por consequência, aumentar a produtividade da empresa.

Atualmente, é fundamental que os funcionários se envolvam nos objetivos da empresa, para que as metas da organização sejam cumpridas com melhor desempenho de todos. Para isso, quanto maior for a motivação no trabalho por parte dos empregados, maiores serão os ganhos da empresa.

Para manter e melhorar a motivação no trabalho, é essencial desenvolver diversas iniciativas empresariais aumentando, assim, o engajamento dos colaboradores.

A importância da motivação no trabalho

É muito importante para empresas manterem a motivação no trabalho. Um colaborador engajado está ligado diretamente aos melhores resultados nos negócios.

Um funcionário motivado se ausenta menos do trabalho por licenças médicas, pois ele está mais feliz. Isso acarreta uma redução de custos para empresa referente aos atestados.

A motivação no trabalho dos funcionários também ajuda a melhorar a reputação da empresa. Quando os funcionários estão motivados, eles compartilham os valores e as ações da companhia para amigos e familiares. Dessa forma, os colaboradores contribuem para a valorização da imagem da empresa junto ao mercado.

Como melhorar a motivação no trabalho?

Algumas ações podem ser feitas para melhorar a motivação no trabalho. Conheça algumas delas:

Oportunidade para aprender

A empresa que investe no treinamento e aprendizado dos seus funcionários contribui para que ele fique mais motivado com sua carreira, além de melhorar o desempenho diário no trabalho.

As empresas devem fazer parcerias com universidades, para estimular o aprendizado em diversas áreas da graduação ou pós-graduação. Essa ação das companhias vai trazer maior motivação no trabalho, pois o funcionário vai perceber que a empresa acredita no seu potencial.

Ambiente agradável

Um ambiente organizacional agradável, adequado e seguro, para que todos desempenhem suas funções de forma favorável, é uma das maneiras de melhorar a motivação no trabalho.

A empresa deve fornecer todos os recursos tecnológicos, ambientais e técnicos para os colaboradores exercerem suas funções corretamente. Além disso, a empresa deve estimular a harmonia entre os colaboradores, de uma forma saudável, mesmo que haja competição interna.

É fundamental ressaltar a importância do trabalho em equipe. E as lideranças devem ajudar a melhorar a relação entre os colaboradores.

Saúde dos funcionários

A empresa que se preocupa com a saúde dos seus funcionários, valoriza seu pessoal. É importante promover campanhas sobre cuidados com o corpo, mente; utilizar canais de comunicação interna para orientar sobre prevenção.

As empresas também podem investir em ginásticas laborais para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, aumentar a motivação no trabalho e a produtividade de cada um.

Conquistas e datas comemorativas

As conquistas da empresa precisam ser celebradas por todos os funcionários, uma vez que todos são responsáveis por cumprir os objetivos e atingir os resultados da empresa.

Os líderes devem informar a toda empresa quando as metas são alcançadas.

Também é importante para manter um clima organizacional agradável e promover a integração das equipes, a celebração de datas comemorativas como aniversários, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outros.

Ideias valorizadas

Outra maneira de melhorar a motivação no trabalho, é a valorização das ideias propostas pelos colaboradores. Eles se sentem reconhecidos e sentem vontade de apresentar novas soluções.

Os líderes precisam manter o diálogo para que os colaboradores sintam-se à vontade para dar sugestões e opiniões. Todos devem estar aptos para receber e dar feedbacks positivos e negativos.

Plano de carreira

Outra ação que contribui para melhora da motivação no trabalho é o reconhecimento. As empresas devem implementar um plano de carreira para que os colaboradores se sintam motivados a se empenharem mais para alcançar promoções.

Como avaliar a motivação no trabalho?

A motivação no trabalho pode ser avaliada seguindo alguns critérios. Os principais são:

Pesquisas de clima organizacional

Umas das melhores formas de medir a motivação no trabalho é a realização de pesquisas de clima organizacional.

Quando o clima está conflituoso, muito competitivo e negativo, reduz a motivação entre os colaboradores. Já quando o ambiente se mostra estimulante, criativo e positivo, as pessoas se mostram engajadas e motivadas.

NPS

O NPS – Net Promoter Score foi criado, a princípio, para pesquisar a satisfação dos clientes. Mas, esse sistema começou a ser utilizado também nas pesquisas internas em muitas empresas.

O NPS apresenta uma única questão: Quanto você indicaria nossa empresa para um colega, amigo ou família, de 0 a 10?

É possível também pedir uma justificativa aos colaboradores pela nota.

A partir das notas, o NPS fornece dados valiosos para que a empresa melhore seus processos e observe o nível de motivação no trabalho dos colaboradores.

Retenção de funcionários

Quando uma empresa apresenta alta rotatividade dos profissionais, é sinal de problemas: más condições de trabalho, lideranças pouco eficazes, conflitos entre colaboradores.

O alto nível de rotatividade dentro de uma empresa é muito prejudicial aos negócios e reduz a produtividade e a motivação no trabalho.

A taxa de turnover é medida pela quantidade total de demissões dividida pelo número de colaboradores num período determinado. Se essa taxa estiver acima de 5%, significa que a empresa precisa tomar providências para reter os talentos.

Produtividade diária

Um funcionário motivado produz mais. Portanto, é possível utilizar a produtividade como parâmetro para avaliar a motivação no trabalho.

Quando o colaborador está com baixo rendimento significa pouca motivação, gerada por diversos fatores: problemas pessoais, conflitos internos, remuneração baixa, etc.

Os líderes devem conversar com os colaboradores que apresentam queda de desempenho para que juntos encontrem uma solução de melhora.

Ausências

A quantidade excessiva de faltas, atrasos e atestados na empresa, indica problemas de tipos diferentes. Além de ser prejudicial aos cofres da organização, pois os colaboradores recebem mesmo quando estão ausentes, essas ausências indicam ambientes conflituosos e com baixa motivação no trabalho.

Há uma fórmula que avalia o nível de ausências de um profissional por um ano, chamado Fator de Bradford.

Fator de Bradford = F x F x D

F – número de episódios de faltas

D – total de dias ausentes.

Por exemplo, se um colaborador faltou 3 vezes ano, sendo que uma falta foi de 2 dias, a outra de 4 dias e a última de 7 dias, o Fator de Bradford, fica assim:

Fator de Bradford = 3 x 3 x (2+4+7)

Fator de Bradford = 9 x 13

Fator de Bradford = 117 pontos

O ideal é que o fator de Bradford fique abaixo de 250 pontos. Acima disso, os líderes precisam conversar com o colaborador e reverter essa situação.

Papel do gestor na motivação no trabalho

O gestor tem um papel preponderante e decisivo na motivação no trabalho. Ele é o profissional de referência, o líder.

Quando o gestor está motivado, ele é capaz de multiplicar o clima positivo e incentivar toda sua equipe a gerar bons resultados.

O gestor tem o papel de estimular a autonomia e a responsabilidade, de corrigir problemas, aplicar feedbacks e direcionar e engajar a equipe. Ele deve ser capaz de lidar com as pessoas e conflitos, incentivar a criatividade para que o ambiente entre os colaboradores se torne motivador e com maior produtividade.

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