Gestão de custos e precificação em vendas: 5 passos para aumentar o lucro do seu negócio

Todo empreendedor deve conhecer seu próprio negócio, principalmente no que diz respeito à gestão de custos dentro do orçamento. O conhecimento desse assunto propicia ao proprietário do negócio ter uma boa administração financeira, dirigir e fiscalizar os custos gerados na produção, precificar os valores de vendas com sabedoria para melhor comercialização de serviços ou produtos.

O preço final de um produto ou serviço vai depender de quanto foi investido na sua criação. Quando a empresa não tem uma gestão de custos eficaz, ela vai cobrar valores não condizentes com a realidade. Essa cobrança prejudica o volume de vendas, margens de lucro e o andamento do negócio em geral.

O que é uma gestão de custos eficaz?

A primeira tarefa da gestão de custos, é saber que os custos são divididos em fixos e variáveis.

Os custos fixos são os gastos diários rotineiros, como pagamento de funcionários, contas, fornecedores, etc. Já os variáveis são todos os gastos utilizados para produzir e comercializar os produtos e serviços.

Uma gestão de custos eficaz é fundamental para manter a saúde organizacional do seu negócio. Controlar os custos depende de disciplina. A equipe de gestão de custos deve registrar todos os gastos, analisar os procedimentos financeiros de forma constante, estabelecer metas mensais, controlar gastos fixos e variáveis, identificar investimentos que não são necessários e oportunidades a serem investidas.

A partir daí, a empresa poderá crescer de maneira sustentável, com controle de qualidade, gerindo melhores números para o negócio. A gestão de custos é essencial para oferecer dados necessários sobre desempenho e rentabilidade das atividades do negócio. Além disso, essa gestão ajuda o planejamento, desenvolvimento e controle dos diversos processos da empresa.

Certamente, ao investir numa gestão de custos eficaz, sua empresa vai gastar menos e lucrar mais. As informações obtidas na gestão vão influenciar diretamente na tomada de decisões. Lembre-se: registre tudo que entra e sai, não importa o valor.

Como funciona a precificação em vendas

A precificação em vendas é um conjunto de métodos de avaliação utilizados para definir o preço de um serviço ou produto. A precificação deve ser realizada com base na gestão de custos da empresa, percepção de valor do consumidor e preços da concorrência.

Um dos maiores desafios estratégicos das empresas é a gestão de custos e o cálculo de preço de venda.

Formar o preço de um serviço ou determinar o valor de um produto é uma ação que demanda muita pesquisa e conhecimento, pois dela depende se as vendas terão sucesso ou não.

Quando um serviço ou produto é mal precificado, ele gera severos danos colaterais na empresa.

Tipos de cálculo

Os preços de vendas podem ser baseados em 3 diferentes pontos:

Em custos: Esse cálculo é o mais usado, pois é baseado na gestão de custos, e adicionado o markup (percentual de lucro).

Percepção dos consumidores: Modelo que avalia a representatividade da compra do serviço ou produto para o consumidor. É a percepção do consumidor em relação ao seu produto ou serviço e o quanto ele está disposto a pagar por isso.

Concorrência: Nesse modelo, a empresa leva em consideração os preços cobrados pelos concorrentes com mesmo produto e serviço.

Para formar seu preço, o empreendedor deve levar em consideração os 3 tipos: gestão de custos, percepção de valor e concorrência.

Mas afinal, como calcular o preço de venda?

Faça uma avaliação da gestão de custos.

Destaque os custos diretos do produto ou serviço para a produção do mesmo.

Defina a margem desejada, a partir do seu custo direto. Aqui, não há um cálculo exato, mas sua margem de contribuição deve pagar os custos diretos e ainda sobrar um valor.

Calcule o ponto de equilíbrio, para saber se o preço de venda está inserido na realidade da empresa. O ponto de equilíbrio é o número de vendas que o negócio deve realizar para pagar todos os custos fixos e o produto ficar no zero a zero.

Avalie se o seu preço está de acordo com o mercado.

A partir daí, você pode validar seu preço final.

5 passos para aumentar o lucro com a gestão de custos

A gestão de custos e a precificação de vendas é um dos assuntos mais procurados pelos empreendedores ao iniciarem um negócio.

Para garantir mais lucratividade para sua empresa, siga os 5 passos abaixo:

1 – Se atente aos detalhes para formar o preço de venda

O primeiro passo para ter uma gestão de custos eficaz e gerar lucro é formar o preço de venda de maneira inteligente com base nas informações acima.

Não copie simplesmente o preço do concorrente. O empreendedor deve se atentar aos detalhes: custo de materiais para produção, custo com equipamentos, custos administrativos, custo com mão de obra, impostos, margem de lucro, comissões, etc.

O empreendedor precisa evitar os dois riscos principais de gestão de custos e precificação de vendas:

Risco 1: vender produto com valor alto demais e perder vendas por falta de competitividade.

Risco 2: vender produtos com valor baixo demais e ter prejuízos.

2 – Identifique produtos lucrativos

Com a gestão de custos, o empreendedor vai conhecer o custo real efetivo dos produtos.

Liste todos os produtos com seus custos e preço de vendas. A partir daí, identifique quais são os produtos lucrativos e quais são os deficitários e que podem até causar prejuízo.

3 – Reduza custos

Após identificar os produtos lucrativos e os que dão prejuízos, é preciso realizar mudanças para reduzir custos sobres esses produtos que não dão retorno ou até mesmo interromper a produção dos mesmos.

Essa análise deve ser global antes de retirar um produto de produção. Pode ser que ele contribua para margem global da empresa.

4 – Separe os clientes mais lucrativos

A mesma análise dos produtos, vale também para os clientes. Faça uma lista e separe os clientes mais lucrativos dos demais.

Com essa lista, você vai poder dar mais atenção aos clientes mais lucrativos e fechar mais negócios com os mesmos. Além disso, você pode pensar em ações de marketing para melhorar o consumo dos outros clientes.

5 – Mantenha-se atualizado

A gestão de custos e a precificação de vendas são assuntos muito complicados e podem determinar tanto o sucesso quanto a falência de uma empresa.

Portanto, é fundamental manter tudo atualizado na gestão de custos: planilhas de custos, ferramentas de produção, entre outros para agilizar o processo e evitar erros humanos.

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