4 tendências em vendas online para 2019

Os números das vendas online continuam crescendo, mesmo diante da recessão que o país atravessa. Para se manter neste competitivo mercado, é importante ficar atualizado com as tendências que irão impulsionar ainda mais as vendas online, e mudar a forma como cliente e marca se comunicam.

Antes de conhecer as tendências das vendas online, destacamos as melhores estratégias para atrair mais clientes.

Experiência Omnichannel

Integrar os canais de uma loja online, como propõe o modelo Omnichannel, se torna cada vez mais essencial, na medida que o mundo virtual ganha a mesma proporção do espaço físico. Investir em ações que proporcionem experiências completas para os clientes gera aumento de rentabilidade e atrai mais atenção, e por consequência, mais vendas online.

O modelo ominchannel é aquele que integra todos os pontos de contato entre empresa e consumidores, contemplando uma fonte única de informações. Em outras palavras, é a jornada que o consumidor faz de maneira integrada entre os canais offline e online, de modo que os canais de relacionamento sejam um só.

A fim de oferecer a experiência omnichannel para o público e garantir aumento de vendas online, as empresas devem:

  • Integrar processos, linguagem, operação e canais, tornando-os único;
  • Personalizar o atendimento como se o cliente fosse único;
  • Sincronizar as informações disponíveis na loja física, app, site, dispositivos móveis;
  • Investir em marketplaces para ganhar mais visibilidade;
  • Monitorar os indicadores de performance para aprimorar a atuação da empresa e oferecer uma jornada de compra inesquecível para seus clientes.

Então, todo esse processo deve ocorrer sem qualquer tipo de barreira ou limitação, da forma mais fluída possível.

Vendas online via Mobile

Atualmente, quase 25% das vendas online são feitas por meio de dispositivos móveis. Em sites como Mercado Livre, o número sobe para 47%. Esse número só tende a melhorar e contribuir para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

No entanto, muitas empresas brasileiras ainda não têm sites responsivos para mobile. Os dispositivos móveis se transformaram num fator determinante para os ecommerces que desejam ter sucesso.

Os sites que não possuem layout adequado para os diferentes tipos de tela, já ficam em desvantagem em relação aos demais. E com isso, perdem posições nos rankings de busca.

Lembre-se: Se você não é encontrado, você não vai conseguir vender.

A estimativa para os próximos anos é que as compras por mobile representem mais de 80% das vendas online.

Acima de tudo, invista nessa ferramenta para atrair mais clientes e aumentar suas vendas online.

Realidade virtual e aumentada

Os smartphones estão cada vez mais tecnológicos e sofisticados. Com isso, a economia de experiência se fortalece a cada ano, proporcionando experiências de realidade virtual e aumentada.

O mundo virtual está eliminando barreiras de acessibilidade e apresenta experiências para o consumidor conhecer seus produtos por meio de simuladores, uso de QR Codes e tecnologia 3D.

Muitas empresas já estão investindo nessa realidade virtual e aumentada para atrair mais clientes e gerar mais vendas online. Alguns negócios disponibilizam aplicativos para que os clientes visualizem o produto em 3D, experimente e vivencie esse objetivo.

As experiências de realidade virtual e aumentada são uma maneira que as empresas têm para se renovarem em relação à oferta de serviços e produtos.

Inteligência Artificial

Hoje em dia a inteligência artificial é aplicada nas vendas online por meio de várias ferramentas, como chatbots (robôs que atendem clientes e realizam tarefas de maneira automatizada).

Além dos chatbots, há outras ferramentas que ajudam a integrar os dados dos clientes, o que amplia as compras e flexibiliza as ofertas de venda.

Comunidades virtuais de empresas que dividem seus clientes por preferências, Voice to Interact (Conversação com clientes por Inteligência Artificial) são algumas das ferramentas disponibilizadas para alavancar as vendas online.

Tendências de vendas online

Levando em consideração todas essas e outras ferramentas e técnicas para atrair mais clientes e aumentar vendas, muitos empreendedores procuram novas tendências para iniciar um negócio.

Mesmo com toda dificuldade econômica que o Brasil enfrenta, há mercados que estão em expansão e serão tendências no próximo ano.

Conheça as tendências de vendas online para 2019:

Alimentação saudável

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e bem-estar. Pensando nisso, o mercado de alimentação saudável, com produtos naturais e orgânicas, cresce a cada ano. Há um mercado consumidor grande para quem aposta num estilo de vida mais saudável. Principalmente para ecommerces ou clube de assinaturas que realizem vendas online.

Pet

O Brasil é o quarto país com maior número de animais de estimação. A Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) aponta que são quase 134 milhões de pets no país.

Portanto, é um mercado gigantesco. Somente em 2017, o mercado pet faturou quase 21 bilhões de reais. E a aposta da Abinpet é que esse ano, o faturamento será ainda maior, principalmente nas vendas online.

Há diversos tipos de empreendimentos nesse segmento: pet shops, lojas especializadas, cursos, creche ou hotel para pets, etc.

Beleza

O segmento da beleza continua em expansão, pois os consumidores não abrem a mão dos produtos.

Em 2019, esse mercado vai continuar a ser uma ótima opção de negócio, principalmente nas vendas online.

Invista em itens de beleza aliados à tecnologia. É uma grande oportunidade de negócio.

Coaching

O mercado de coaching se popularizou nos últimos anos no Brasil. No mundo inteiro, o faturamento global em 2017 foi de quase 3 bilhões de dólares, segundo dados da ICF – International Coach Federation.

Seja na área pessoal, ou profissional, o coaching é um mercado em expansão no Brasil ainda.

Em suma, é possível oferecer orientação nas mais diferentes áreas: gestão de pessoas, psicologia, administração, finanças, comunicação, etc. Isso pode ser feito completamente online.

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