Como elaborar um plano de marketing

Saber como elaborar um plano de marketing é essencial para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Por meio do plano de marketing, é possível acompanhar todas as ações de marketing, promover serviços e produtos, estabelecer uma comunicação direta com seu público-alvo, e por consequência, aumenta as vendas do seu negócio.

Mas afinal? O que é um plano de marketing

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão para que as empresas executem ações de marketing de maneira mais segura e organizada.  Certamente, o plano de marketing tem por principal objetivo atrair, fidelizar mais clientes e aumentar o número de vendas.

Essa ferramenta contribui para que seu negócio se torne mais competitivo, com estratégias e ações que vão de encontro às principais metas da sua empresa.

Um bom plano de marketing deve conter cronograma, descrição do seu mercado de atuação, custos, expectativas e objetivos. Nele, você vai identificar seu público-alvo, as formas de conversar com esse público, e como garantir que esse cliente vai comprar seus serviços ou produtos.

Quando construído de forma correta, o plano de marketing se torna um mapa, para que você siga e consulte na tomada de decisões e decida qual a melhor ação de marketing a ser implantada em determinado momento.

Por que elaborar um plano de marketing

Você conhece a diferença entre o plano de marketing e a estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é o momento em que você entende a sua empresa, os principais objetivos, metas, o que deseja alcançar e onde chegar com seu negócio.

Enquanto, o plano de marketing vai informar de que forma você vai realizar e alcançar as metas e objetivos traçados na estratégia de marketing.

Em outras palavras , o plano de marketing deve conter todas as ações de marketing nas quais sua empresa precisa investir para alcançar os objetivos traçados.

Primeiro de tudo a ordem é:

  1. Objetivo
  2. Estratégia de marketing
  3. Plano de marketing
  4. Ação de marketing

Como elaborar o plano de marketing

Para você, que deseja abrir um empreendimento ou já possui um negócio, é importante saber como elaborar o plano de marketing em etapas:

Primeira etapa – Defina os objetivos de marketing

Todo plano de marketing é baseado nos objetivos. Finalmente, é essencial definir esses objetivos com clareza.

Confira algumas opções para seu negócio:

  • Ampliar sua atuação online;
  • Reconhecer sua marca;
  • Aumentar suas vendas;
  • Ativar serviços e produtos;

Você também pode usar o princípio SMART, ferramenta que ajuda definir objetivos e metas de um negócio:

S – SPECIFIC: O objetivo precisa ser específico.

M – MEASURE: O Objetivo deve ser medido.

A – ACHIEVABLE: O Objetivo deve ser atingível.

R – RELEVANT: O objetivo precisa ser relevante para sua empresa e para você.

T – TIME-BASED: O Objetivo deve ser alcançado em um prazo determinado.

Segunda Etapa – Analise o seu mercado de atuação

Acima de tudo, é fundamental fazer uma análise de mercado e da sua empresa, considerando os pontos fortes e fracos do seu negócio. Essa etapa é essencial para a elaboração do plano de marketing.

Essa análise pode ser feita com o auxílio da Matriz Swot, em que o empreendedor analisa o ambiente interno da sua empresa, determinando suas forças e fraquezas. E depois analisa o ambiente externo, possibilitando definir possíveis ameaças e oportunidades.

Por meio de análise, o empreendedor se prepara para eventuais problemas, desenvolve novas ações e corrige o rumo da empresa.

Terceira Etapa – Defina e conheça seu público-alvo

A definição do público-alvo e todas as suas características: desejos, hobbies, região, interesses, dores, necessidades, objetivos é fundamental para você oferecer seus serviços ou produtos de forma objetiva e eficaz.

Certamente, quando você conhece seu público-alvo, é mais fácil traçar um objetivo e oferecer a melhor solução para ele.

A partir desse conhecimento, o próximo passo é criar sua persona, ou seja, o personagem fictício que representa o público-alvo. A persona é criada a partir da resposta das seguintes informações: profissão, faixa etária, sexo, região onde vive, valores, frustrações, hobbies, dores, tipos de conteúdo que consume, quais redes sociais utiliza, etc.

Identifique sua persona para você se comunicar melhor com sua audiência. Por meio da persona, você será capaz de entrar na mente do seu público-alvo e saber o que ele sente, como pensa e de que forma reage.

Quarta Etapa – Crie a jornada de compra do seu cliente

Essa etapa é crucial para que seu plano de marketing seja eficaz. Aqui, você deve criar a jornada ideal de compra do seu cliente e quais ações ele deve cumprir.

Philip Kotler, o papa do Marketing, desenvolveu a jornada de compra do consumidor que a maioria das empresas utilizam. As etapas são as seguintes:

Atenção – Apelo – Perguntar – Ação – Advogar

Claro, que o consumidor atual está atento a diversas marcas. Para solucionar alguma necessidade, ele pesquisa sobre determinadas empresas que mais chamam sua atenção. Ele pergunta, investiga, busca, questiona informações na web, redes sociais sobre a empresa.

A partir daí ele age, ele toma uma decisão de compra. Aqui, a empresa deve utilizar gatilhos mentais para aumentar a curiosidade do consumidor sobre seus serviços ou produtos.

A partir da compra, sua marca deve ser mais do que satisfatória, para que esse cliente se torne um advogado do seu negócio.

O consumidor precisa ter uma experiência surpreendente e diferenciada em toda sua jornada.

Quinta Etapa – Crie uma lista de ações de marketing

Por fim, você deve criar uma lista com até 10 ações de marketing para colocar em prática seus objetivos.

Todas essas ações devem ser baseadas no mix de marketing (produto, preço, promoção e praça).

Inclua nas ações, o uso de métricas para avaliar seus resultados. Dessa forma, você vai poder acompanhar, em tempo real, quais ações funcionam e quais precisam ser reformuladas.

Por fim, determine um cronograma para todas as ações, contendo tempo de duração, recursos necessários e expectativas de resultados.

Um bom plano de marketing, certamente, deverá conter todas essas etapas acima. E lembre-se: estabeleça um prazo para o cumprimento das ações. A otimização de tempo é essencial para atrair mais clientes e vender mais.

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