O papel da gestão de carreira no desenvolvimento do profissional

A gestão de carreira é uma estratégia para alcançar objetivos profissionais, desenvolvendo novas competências e habilidades, com o intuito de gerar melhores resultados pessoais e de negócios. É ter um plano, bem estruturado, de onde estamos e onde queremos chegar!

A gestão de carreira é comum nas empresas que possuem um plano de carreira para o colaborador. Nesses casos, a gestão de carreira é uma forma de criar perspectivas de crescimento ao funcionário. Entretanto, um empreendedor ou profissional autônomo, também precisa ter um bom plano de gestão de carreira, para saber onde está e onde quer chegar.

A estagnação profissional e a acomodação são dois grandes inimigos da gestão de carreira. Há inúmeras formas de desenvolver a gestão de carreira por conta própria.

Gestão de Carreira: Como fazer?

1- Foque em estudo e formação

Uma das principais formas de gerenciar a carreira e ampliar as competências é o estudo continuado. Pós-graduação, MBA, Mestrados, Doutorados e até cursos livres colaboram para que o profissional esteja em constante desenvolvimento.

A especialização formal pode abrir novas portas dentro ou fora da empresa atual. Pode colaborar para que o profissional tenha cargos mais altos, salários compatíveis e melhores resultados.

2- Busque sempre uma colocação profissional melhor

A melhor época para buscar uma nova oportunidade de emprego é quando já está trabalhando. Isso porque é possível dizer não para oportunidades ruins e não gerar frustrações quando uma entrevista não der certo.

Para a gestão de carreira ser eficiente, a busca por novas oportunidades deve ser contínua. Naturalmente, esta busca deve ser feita de forma consciente.

Ficar pulando de empresa em empresa é um erro de gestão de carreira. As mudanças devem ocorrer apenas se forem totalmente benéficas e sempre para melhorar as posições e as realizações.

3- Faça marketing pessoal, mesmo que esteja empregado

A publicação de artigos e outros conteúdos pode valorizar o portfólio do profissional e gerar novas oportunidades. Para isso, é possível criar um blog ou publicar no LinkedIn, a maior rede social para profissionais do mundo.

Além disso, é muito importante continuar sendo visto pelo público em geral, usando meios para que você seja notado onde estiver.

4- Participe de eventos e conferências

O networking é uma das principais estratégias para quem busca uma melhor gestão de carreira. Por isso, é fundamental participar de eventos e conferências, para ter novos contatos e abrir novas oportunidades.

5- Busque mentorias ou um Coach de Carreira

Alguns profissionais costumam estudar as melhores estratégias para gerenciar uma carreira e ter contato com cargos mais altos. Esses aconselhamentos e treinamentos são importantes para quem deseja alcançar resultados melhores.

6- Desenvolva novas habilidades

Talvez, a gestão de carreira não seja tão óbvia quanto parece. Por isso, é fundamental ampliar o leque de conhecimentos e participar de cursos que, aparentemente, não fazem conexões com a sua área.

Por exemplo, melhorar a capacidade de comunicação, apresentação e redação pode abrir novas oportunidades para engenheiros, farmacêuticos ou técnicos de informática.

Em contrapartida, estudar métricas e programação pode gerar resultados maiores para jornalistas, publicitários e designers.

A gestão de carreira e o marketing pessoal

O marketing pessoal é uma estratégia de apresentação e posicionamento que gera melhores valores para a imagem de alguém. É uma maneira de ganhar autoridade e ser lembrado, mesmo no meio de concorrentes.

As estratégias de marketing pessoal são fundamentais para quem precisa melhorar a gestão de carreira. Afinal, são elas que demonstram a capacidade de liderança, persuasão e a competência do profissional.

Apresentando-se de forma coerente e notória, o profissional consegue transmitir com mais eficiência a sua mensagem e ser lembrado por ela. Ele ganha mais espaço, e também um diferencial.  

O marketing pessoal vai além das roupas vestidas e da maneira de se expressar. Ele tem embasamento na trajetória profissional, no histórico acadêmico e nos resultados gerados anteriormente.

Essa estratégia não é apenas utilizada em entrevistas de emprego e relações de networking. Ela pode ser aplicada internamente na empresa: seja em uma apresentação de resultados ou em uma reunião de projetos.

Gestão de Carreira: a importância de um objetivo, de formação contínua de alta qualidade

É impossível criar estratégias de gestão de carreira sem ter um objetivo claro e atingível. Em outras palavras: o profissional deve saber em qual posição pretende chegar com o planejamento de sua carreira.

Sem ter objetivos, é possível cometer diversos erros como a ansiedade exacerbada, a ambição insustentável e até mesmo a aceitação de oportunidades que não farão o profissional crescer.

Além disso, é possível encontrar profissionais com muitas frustrações porque não alcançaram seus objetivos profissionais, quando, na verdade, eles desconhecem esse desejo.

Para criar um objetivo profissional, é importante conciliar o sonho pessoal com as probabilidades reais de cada profissão. Além disso, listar as principais competências e aptidões necessárias para determinado patamar.

Com esses itens em mãos, é possível iniciar as estratégias de gestão de carreira, buscando cursos de especialização, MBAs e cursos livres.

Gestão de carreira sem especialização não existe.

Mas, formação apenas pelo diploma também não traz resultados. Você precisa procurar instituições que estão alinhadas com as mudanças do mundo, modernas e que focam em desenvolver habilidades novas em seus alunos.

Isso sim, será fundamental para o desenvolvimento de sua gestão de carreira.

Que tal começar lendo mais alguns artigos de nosso blog? Lembre-se: conhecimento nunca faz mal!

 

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