Guia definitivo sobre EAD

O ensino a distância (EAD) veio para revolucionar a educação. Essa modalidade proporciona condições às pessoas fazerem um curso de qualidade mesmo à distância.

Nem todas as pessoas conseguem frequentar um curso presencial em uma universidade. Os principais fatores que levam a optar pelo EAD são: distância, flexibilidade, variedade, baixo custo, etc.

É a oportunidade que as pessoas têm, independentemente de onde estejam e de qual o motivo as impede de frequentar um curso presencial, de ter acesso a uma graduação ou especialização de qualidade.

São muitos os cursos disponíveis na modalidade EAD, com valores reduzidos, tecnologia de ponta na estrutura e o principal, a flexibilidade. Mas, as vantagens não se restringem só a essas, preparamos um guia completo, onde você irá conhecer todos os benefícios dos cursos EAD. Confira!

O que é EAD?

EAD, como é popularmente chamado, nada mais é do que abreviação de educação à distância.

O EAD se caracteriza por ser um tipo de construção do conhecimento, onde há distância física entre o aluno e professor. A tecnologia faz o elo entre partes, levando informações e promovendo conhecimento.

Neste contexto, para o funcionamento, a estrutura dispensa lugares físicos, horários e datas.

Em razão disso, hoje é possível aprender e ensinar, independentemente de qualquer lugar do mundo que a pessoa esteja. O aluno não precisa estar perto da universidade para se qualificar e os problemas de transporte até a instituição são eliminados.

No EAD o aluno tem total autonomia para definir o cronograma de estudos, de acordo com a sua disponibilidade.

Você quer saber mais sobre EAD, seu funcionamento e os detalhes dessa modalidade tão importante? Continue lendo nosso artigo

Compreendendo o EAD

O EAD é um método pelo qual é desenvolvida a educação, através da tecnologia, viabilizando o ensino-aprendizagem a todos. São eliminadas as barreiras, desconsiderando lugar físico, horários, indisponibilidade do trabalho e faixa etária.

As instituições devem preparar ambientes de aprendizado ao aluno de forma intuitiva, para que possam navegar na plataforma com facilidade. É importante o fácil acesso na ferramenta, de modo que o aluno consiga absorver o conteúdo sem dificuldades.

Esta plataforma será o ponto de encontro entre o aluno, os professores e os colegas de turma. Além disso, é onde vai assistir às aulas, participar de fóruns, receber as atividades, trabalhos e avaliações.

Quase todas as aulas são on line, mas é importante lembrar que são exigidos encontros presenciais para realização de provas, apresentação de trabalhos e até aulas práticas em laboratórios.

São chamados de polos, os lugares em que são realizados os encontros. Como a frequência é baixa, é comum acontecerem em hotéis, quando a universidade não possui campus na cidade.

Agora que você já aprendeu o conceito básico de EAD, veja os detalhes dessa modalidade nos próximos tópicos.

A Flexibilidade do EAD

Talvez seja o maior atrativo do ensino a distância. O aluno irá escolher o melhor horário e local para estudar, ganhando maior concentração e rendimento nos estudos.

O conteúdo inserido na plataforma fica à disposição do aluno 24 horas por dia, 7 dias por semana. Existem as bibliotecas virtuais que enriquecem o aprendizado, com o acervo totalmente disponível ao aluno.

Isso não quer dizer que não há regras, é preciso ter disciplina e responsabilidade. O aluno deve se atentar aos prazos para entrega de trabalhos e provas, algumas são presenciais.

A maioria dos alunos que preferem o EAD também trabalham. Por isso, as aulas são disponibilizadas na plataforma e tutores ficam à disposição para auxiliar em qualquer demanda do aluno.

A interação em fóruns entre os alunos proporciona a troca de experiências e a criação de uma rede de contatos. Os alunos têm acesso direto a professores e tutores para sanar as dúvidas que possam surgir.

Baixo custo

Os valores dos cursos EAD geralmente são mais baixos do que os cursos na modalidade presencial. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mensalidade chega a ser 40% menor do que na modalidade presencial.

É comum encontrar pais que optam por não investir em suas carreiras para dar educação de qualidade aos filhos.

Com o EAD é possível a esses profissionais se qualificarem e também conseguirem investir na formação de seus filhos.

A economia do EAD é maior, porque não há custo de locomoção até a universidade e alimentação fora de casa. As mensalidades são menores, porque o aluno não paga pelos gastos fixos de estrutura e manutenção da universidade. O aluno irá pagar pelo custo do serviço de aprendizado e materiais, o que é uma redução considerável na mensalidade.

Não corre o risco do aluno ter despesas extras com materiais, visto que já está incluso na mensalidade.

Reconhecimento

No passado, encontrávamos empresas que faziam diferenciação das modalidades. Em 2005, quando o Ministério da Educação regulamentou o EAD, os empregadores passaram a olhar diferente esse novo modelo.

Para definitivamente acabar com a diferenciação, o diploma do curso EAD é exatamente igual do curso presencial. Não consta no diploma a informação do tipo de modalidade que o curso foi realizado.

A carga horária e a grade curricular da educação a distância são iguais a do presencial.

É importante pesquisar sobre a universidade que oferece cursos de graduação EAD, se há o credenciamento da instituição no MEC.

O aluno com diploma de graduação EAD, está apto a prestar concurso público, desenvolver carreira profissional e fazer uma especialização.

Muitas empresas adotam o EAD para capacitar seus colaboradores. Para elas também é vantajoso, porque os custos são inferiores.

Vantagens do EAD

O EAD é a forma mais indicada para aquelas pessoas que precisam conciliar o emprego com o estudo. Muitas vezes não se está perto da universidade e é preciso percorrer grandes distâncias até o campus.

Outra vantagem é a flexibilidade que o aluno terá para escolher a melhor maneira de estudo, pois, não terá o compromisso de um horário fixo para o estudo, como é realizado nas graduações e especializações presenciais.

Todo o material de estudo é disponibilizado nas plataformas de acesso à internet. Isso proporciona ao aluno acessar pelo celular ou tablet o conteúdo, de repente, na volta do trabalho.

O EAD deu condições de estudo e de se qualificarem a brasileiros que estavam longe do banco da universidade.

O aluno tímido expõe com mais facilidade sua dificuldade para o professor, visto que a interação virtual o expõe menos. Muitos alunos na sala de aula preferem não perguntar suas dúvidas aos professores por não sentirem à vontade.

No curso EAD o ambiente virtual é favorável para que esse aluno tenha um canal direto com o professor ou monitor. A barreira é quebrada expondo menos o aluno a frustração e constrangimento por conta da dificuldade da timidez.

O aluno faz o seu próprio horário e organiza o cronograma da melhor forma que lhe convir. Ele consegue interromper, pausar e assistir quantas vezes for necessário até que tenha aprendido a lição. 

Porém, não podemos deixar de analisar as vantagens e desvantagens de um MBA a distância, pois as modalidades de ensino presencial também têm o seu valor inquestionável.

Disciplina

Se engana quem acha que na modalidade EAD a dedicação aos estudos é menor. É fundamental o aluno ter atenção, disciplina, gestão do tempo, responsabilidade com os prazos e atividades e ser participativo.

É indicado ao aluno, elaborar um cronograma de estudo, para evitar o acúmulo de trabalhos, atividades e provas.

Há geralmente um roteiro pré-determinado, fornecido pela instituição, para auxiliar o aluno percorrer as etapas.

Atenção: Algumas universidades obrigam o aluno a se dirigir a um polo da instituição para apresentar trabalhos e fazer provas.

O EAD desenvolve habilidades importantes que são muito valorizadas no mercado de trabalho. Com a flexibilidade do curso o aluno é estimulado a ter disciplina e independência, que são atributos dos bons profissionais.

Inclusão Social

Com o crescimento do EAD, de certa forma, essa modalidade trabalha a inclusão social, porque possibilita quebrar muitas barreiras, dando acesso à educação de qualidade a todos.

Desconsiderando a distância e os horários que cada um possui, o EAD leva a educação, diminuindo as desigualdades sociais.

Um profissional qualificado tem condições de procurar novas oportunidades e avaliar outras possibilidades.

Para autorizar uma instituição a fornecer cursos EAD, o MEC avalia a estrutura de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência. Além disso, considera o número de cotas e a distância dos polos presenciais para cumprir as obrigações legais do curso.

Considerações finais

Destacamos as principais vantagens do EAD neste artigo. Porém, se estende a muito mais do que atender as necessidades de alunos e professores.

Salientamos que essa modalidade trouxe um avanço para a educação e com o apoio da tecnologia leva conteúdo de qualidade.

E então, uma especialização a distância atenderia às suas necessidades? Conheça os cursos EAD da Fundace.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta