Transformação digital: sua empresa está preparada?

Todas as empresas têm seus objetivos, porém, em quase todas os principais são dois: aumentar a receita e a produtividade. A transformação digital é o caminho para alcançá-los.

A transformação digital, através da inovação, torna os negócios mais competitivos.

No entanto, implantar a transformação digital nas empresas para usufruir de seus benefícios é um dos maiores desafios para os gestores.

As empresas precisam estar preparadas para mudar e nem sempre a realidade da empresa está adaptada a esta condição.

Confira as dicas que ajudará a sua empresa a se preparar para a transformação digital e os requisitos para mudança.

O conceito

Consiste na inovação dos produtos e serviços, através da tecnologia, para alcançar melhores resultados.

Transformação digital é uma quebra no paradigma na filosofia da empresa, no modelo de negócios e na gestão de pessoas.

Como a transformação digital é aparentemente novidade no ambiente de negócios, é muito comum surgirem dúvidas e até mesmo desconfianças em gestores e líderes.

Contudo, é definitivamente um caminho sem volta para todas as empresas, apenas uma questão de tempo para adaptação. Sai na frente aquele que adota a transformação digital e o resultado é uma vantagem competitiva diante da concorrência.

O caso Kodak

O velho ditado: um dia é da caça e o outro é do caçador, descreve a história da Kodak.

A empresa chegou a ser responsável por 90% dos filmes fotográficos vendidos nos Estados Unidos. Os filmes Kodak foram utilizados nas produções de Hollywood no século passado, sendo 80 deles ganharam de Melhor Filme no Oscar.

A Kodak chegou a criar a primeira câmera fotográfica digital, mas não foi o bastante para superar a revolução emergente. Não acompanhou a transformação digital, enquanto a concorrência estava apostando todas as fichas.

A Kodak apegou a sua maior fonte de receita, que era insumos para a fotografia e derivados. Não acreditou na transformação digital e o resultado foi uma perda acentuada de mercado e ofuscamento da sua marca.

Podemos dizer que, o maior erro da Kodak foi duvidar do poder da transformação digital, no momento em que todas as empresas do mesmo segmento estavam rapidamente se adaptando às mudanças.

Como aplicar a transformação digital na sua empresa?

Como você percebeu, para implantar a transformação digital são necessárias algumas mudanças.

Não se pode confundir transformação digital com digitalização.

Por exemplo: A substituição de um registro de ponto manual por ponto eletrônico. Isso não é transformação digital, é simplesmente a digitalização de um serviço.

A transformação digital é uma mudança na mentalidade da empresa. Isso quer dizer que, além de incorporar a tecnologia, a empresa também deve incentivar a inovação, otimizar os processos e possibilitar a mudança de hábitos.

É posicionar estrategicamente a empresa em relação aos negócios, focando no valor do cliente ao produto.

A transformação digital engloba toda a cadeia de valor do negócio, desde o recebimento dos insumos até o pós-vendas da empresa.

A execução deve inclusive atingir todo o planejamento de processos de trabalho, reorganização institucional e a excelência da gestão de pessoas.

A transformação digital irá tornar a empresa mais eficiente em seus processos. Além de melhorar o desempenho dos resultados e trazer rentabilidade nos negócios.

4 dicas para quem deseja implantar a transformação digital

Mudar a forma de pensar

Antes de tudo, é fundamental mudar a forma de pensar. Quebrar paradigmas formados por anos, onde sempre foi realizado de uma forma que funcionou.

Entender que não há verdade absoluta, considerar as avaliações dos clientes, analisar as críticas e agir com empatia.

Quando a gestão de pessoas muda o foco, e passa a olhar os colaboradores ao invés de processos, descobre um potencial gigante de ideias, sugestões e melhorias que poderão ser implementadas.

Otimizar os processos

Com a tecnologia avançada, hoje temos o Big data ou Business Intelligence, que proporciona a captação de uma massa gigante de dados e a interpretação, trazendo informações importantes para os negócios.

Além de proporcionar condições de monitorar a concorrência, ajuda a tomar decisões estratégicas de maneira mais clara e objetiva.

Os recursos da transformação digital proporcionam maior assertividade nas decisões, visto que há inúmeros softwares de gestão e serviços de computação em nuvem.

Melhorar a comunicação Interna

Umas das principais vantagens da transformação digital é a melhoria na comunicação interna da empresa. O armazenamento de dados na nuvem, disponibiliza as informações instantaneamente a todos, em qualquer lugar e momento.

O resultado é uma maior comunicação entre os colaboradores. A empresa ganha na eficiência dos processos e a satisfação do cliente na agilidade do serviço prestado.

Transparência nos processos

Com a transformação digital os processos tornam-se mais eficientes e transparentes, requisito essencial nas negociações.

Por exemplo: assinatura digital viabiliza que documentos sejam assinados quase que instantaneamente, com a proteção e validade jurídica. Esse processo pode ser realizado dentro da empresa, em casa e até no trânsito.  

Existem ferramentas de e-mail que convertem e-mail em documento oficial, com uma estrutura de elementos técnicos e legais, certificam o envio/recebimento de conteúdos importantes.

Essencial para todas as empresas

Para implantar a transformação digital nas empresas, é necessário realizar uma série de adaptações e um investimento considerável em ferramentas de tecnologia e inovação.

Porém, é um processo que leva um tempo para amadurecer e consequentemente colher os benefícios. Quanto mais os colaboradores empenharem para trabalhar os processos, menos tempo a empresa irá gastar para alcançar seus objetivos.

A transformação digital é um caminho sem volta, desacreditar nessa realidade é colocar em risco os negócios e a empresa.

A sobrevivência das empresas está ligada ao entendimento do novo comportamento de consumo.  Por isso, é necessário que elas se adaptem para atender a necessidade e o desejo de seus clientes.

Contudo, a transformação digital não se limita apenas na otimização de processos. É também melhorar o relacionamento entre os colaboradores, para que suas funções sejam executadas com excelência e o grande beneficiário é o cliente com um produto de qualidade.

Podemos concluir que a transformação digital é a melhor forma para alcançar metas e obter uma performance de excelência. As empresas ficarão mais produtivas e competitivas.

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