Controladoria: entenda a importância para sua empresa

A controladoria pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, dentre eles a transparência nos processos, velocidade e segurança nas informações e suporte para as tomadas de decisões.

Com o mercado cada vez mais competitivo e os consumidores exigentes, fez-se necessário que as empresas se adaptassem a esse novo cenário. A controladoria está na gestão desta conjuntura e sua principal missão é fornecer informações importantes para auxiliar o gestor na tomada de decisão.

A controladoria pode ser entendida como um segmento da contabilidade, porém possui estreita relação com a Administração. Por conta disso, ela pode ser dividida em controladoria administrativa e controladoria contábil.

O profissional da área de controladoria é chamado de controller ou controlador.

Dentre suas funções, realiza o monitoramento da empresa, com o objetivo de tornar eficiente a administração e executa um controle exato e justo das informações sobre a empresa.

O que é controladoria?

Segundo o Dicionário Michaelis Online é um “órgão ou departamento oficial de controle”. Essa definição é muito clara, porém podemos complementá-la: sendo que sua atividade está fundamentada em uma metodologia de controle.

Na realidade, a controladoria utiliza o controle, o processo de planejamento e o orçamento da empresa como estrutura para cumprir suas atribuições.

A controladoria não é apenas um processo contábil, ela compreende todo o sistema de gestão, do planejamento ao controle das atividades, garantindo o fornecimento de informações importantes para a tomada de decisão dos gestores.

Para implantar a controladoria em uma empresa, faz-se necessário uma mudança cultural no que tange a gestão empresarial.

Por essa razão, todos os colaboradores deverão adaptar-se ao novo modelo de gestão. Só assim a controladoria poderá entregar o resultado esperado.

A importância da controladoria

É fundamental, para qualquer empresa, o controle e o monitoramento das operações. O mercado está em constante transformação, a todo momento surgem novos desafios, por isso, manter-se atualizado é essencial para a competitividade diante da concorrência.

Neste contexto, é fundamental um planejamento estratégico, para coordenar as demandas dos clientes, fornecedores e outras partes interessadas. Neste momento, o controller é o profissional que fará o monitoramento de todas as atividades para que o objetivo da empresa seja alcançado.

Isso é possível através de uma integração das áreas e, uma centralização das informações que serão utilizadas nos relatórios financeiros e gerenciais.

Com as informações de controle e monitoramento, ficará mais evidente o cenário real da empresa.  Assim, a gestão será mais assertiva e saberá optar por qual decisão irá trazer melhores resultados.

Destacamos os principais benefícios:

  • Atenuação dos riscos estratégicos;
  • Visão holística da empresa, o que proporciona traçar planos para a empresa, com menor risco, processos transparentes e excessos eliminados;
  • Aumento da produtividade, uma vez que é reduzido o retrabalho na empresa;
  • Eliminação de gastos desnecessários.

Portanto, a controladoria é indispensável para garantir o bom andamento dos processos e a excelência nas operações e atividades da empresa.

Atribuições da controladoria

A controladoria realiza a organização das operações financeiras e contábeis, além do controle e o monitoramento das atividades. Neste âmbito podemos citar:

  • Gerenciamento de custos;
  • Formação do preço de venda;
  • Elaboração de estratégias para captação de recursos;
  • Análise da produtividade e desempenho dos colaboradores;
  • Fluxo de caixa.

Assim, as atribuições realizadas por um controller são:

  • Monitoramento da contabilidade fiscal;
  • Organização: Estruturar as operações e os processos para atingir a meta;
  • Elaboração de orçamentos e previsões da empresa;
  • Desenvolvimentos de projetos;
  • Coordenação: Delegar tarefas, de modo a buscar eficiência nas atividades;
  • Organizar o planejamento tributário e participar do planejamento estratégico;
  • Controle: Mensurar a qualidade e eficiência, relacionando o previsto com realizado;
  • Elaborar relatórios gerenciais para a tomada de decisões.

Concluímos, então que a controladoria engloba todas as operações da empresa, não somente de natureza contábil, mas sim, do planejamento ao controle operacional.

O resultado é a precisão das informações para a tomada de decisão.

Estrutura da controladoria

É essencial, para a controladoria, uma estrutura de informações gerenciais eficiente e adaptada à necessidade da empresa. Um sistema que colete informações, realize o tratamento desses dados e transforme-os em informações úteis para a tomada de decisão.

No infográfico abaixo, preparamos um exemplo de estrutura de uma área de controladoria.

Controladoria-Infografico

Formação do Controller ou Controlador

Normalmente o controller é formado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia, porém para ser especialista nesta área, é recomendado um MBA na área de Controladoria.

A capacitação é fundamental porque o profissional irá desenvolver competências específicas, habilidades e técnicas.

Algumas características abaixo, são diferenciais de um controller:

  • Facilidade de relacionamento interpessoal;
  • Boa capacidade analítica;
  • Visão holística do negócio;
  • Habilidade de planejamento em curto, médio e longo prazos;
  • Visão estratégica;
  • Entendimento multidisciplinar.

Com essas habilidades e competências, o controller irá entender a cultura organizacional e enfrentará os desafios com maestria. O mais importante que se espera desse profissional, é sua capacidade de elaborar estratégias.

Afinal, não é apenas cuidar de rotinas contábeis e financeiras, é oferecer apoio, através de informações importantes, para que a empresa tome decisões que trarão os melhores resultados.

Então, podemos dizer que o controller atuará no “sistema nervoso central” da empresa. Por isso, é muito importante confiança, experiência e capacitação desse profissional.

O foco é assegurar eficiência no processo de tomada de decisão e otimizar os processos organizacionais, além de desenvolver novos projetos e realizar a gestão da contabilidade fiscal.

Você quer ser um controller? Um especialista em controladoria? Faça o MBA Controladoria e Finanças na Fundace. Saiba mais sobre o curso, clicando aqui.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta