12 dicas de negócios para você empreendedor

Nos últimos anos, assuntos sobre empreendedorismo ganharam muita popularidade. Diante disso, as escolas de negócios e universidades, decidiram incluir a matéria em suas grades curriculares.

As melhores do mundo como MIT, UC Berkeley e Harvard Business School recebem estudantes de todos os cantos, que enxergam o empreendedorismo como opção de alavancagem de carreira.

Com certeza, muitos de nós já vimos histórias de grandes nomes, que abandonaram a universidade e criaram negócios que fizeram muito sucesso.

Então, surgiu o pensamento de que o profissional nascia empreendedor, desconsiderando a educação formal. Será que está certo esse argumento?

Claro que algumas características natas são difíceis de serem treinadas, como perseverança, raciocínio rápido, inteligência emocional, entre outras. E se o jovem empreendedor não quer apenas descobrir oportunidades de novos negócios, mas construir projetos de sucesso, o estudo é essencial.

Portanto, não se consegue ir muito longe, quando não sabe a fundo como funciona a estrutura do negócio com detalhes. E antes de iniciar qualquer projeto, um embasamento teórico da área pode ser a chave para o sucesso, e a falta dele, a passagem para o fracasso.

Logo, vem a pergunta, o que fazer?

No artigo que preparamos hoje, daremos 12 dicas essenciais para você empreendedor, ter mais sucesso nos negócios. Ficou interessado? Continue lendo o artigo!

1. Faça um planejamento estratégico

O empreendedor deve montar um planejamento estratégico, etapa onde as empresas criam processos para organizar os recursos.  É muito comum nesta etapa definir as metas, elaborar o plano de ações e estipular o orçamento que será investido. Quer saber mais sobre planejamento estratégico? Temos um artigo especial sobre esse tema, clique aqui.

2. Fale sobre sua ideia

É muito importante ouvir o que as pessoas pensam sobre um determinado assunto, de certa forma, você estará fazendo uma pesquisa de opinião, que irá trazer pontos importantes para o projeto. Não tenha medo de achar que irão copiar a sua ideia, é muito rico trocar experiência com outro empreendedor.

3. Monte um plano de negócios

Esse é o momento de avaliar os erros e acertos. Todo empreendedor deve encarar os erros como oportunidades de aprendizado. Analise as falhas e se for preciso, altere os processos e mude as estratégias. O verdadeiro empreendedor não tem medo de arriscar para conseguir alcançar seu objetivo. Quanto mais eficazes forem os testes, menos tempo e dinheiro desperdiçados.  Leia as 7 dicas de como montar um plano de negócios efetivo.

4. Estude seus clientes

A chave do sucesso é você conhecer os desejos e necessidades dos seus clientes. Um empreendedor não pode se limitar ao tamanho do seu público-alvo e às suas preferências. É preciso compreender o comportamento, costume, estilo de vida de quem você pretende alcançar. De posse destas informações, o produto ou serviço será moldado para atender e superar a expectativa com mais facilidade.

5. Seja formal

O empreendedor que opta pela informalidade, vai trilhar o caminho errado. Geralmente, o principal motivo é o não pagamento de impostos. A consequência é que o crescimento do negócio fica comprometido, visto que não se pode emitir nota fiscal, abrir conta em banco, utilizar máquinas de cartão de crédito e até empréstimos com taxas diferenciadas para pessoas jurídicas.

6. Tenha uma organização financeira

O empreendedor que não tem organização e controle com suas finanças, está colocando o seu negócio sob grande ameaça.

Dica: crie um fluxo de caixa eficiente através de planilhas.

É preciso ter um controle rígido sobre as movimentações de entrada, saída e previsões. Existem alguns softwares que ajudam a monitorar o que está para vencer e a previsão de recebimento. Dessa maneira, o empreendedor conseguirá ter um controle financeiro do negócio e poderá planejar um crescimento mais estruturado.

7. Não misture gastos pessoais com os do negócio

Acontece com muita frequência, principalmente com os pequenos negócios, o empreendedor passar por dificuldades financeiras e recorrer a recursos da empresa para pagar os seus gastos pessoais, ou vice-versa.

Para isso, é recomendado que o empreendedor retire um pró-labore fixo e não oneroso, e que o lucro seja aplicado nos próprios negócios da empresa, com foco na saúde da empresa e no crescimento sustentável.

8. Saiba precificar seu produto

O empreendedor iniciante geralmente se equivoca na hora de definir o preço final do produto e a margem de lucro. É comum o empreendedor relatar expressivas vendas e questionar a rentabilidade. A resposta está nos cálculos que estão errados.

Há fórmulas para fazer o cálculo de margem de lucro e o preço do produto ou serviço.

9. Negocie com fornecedores

São duas medidas que o empreendedor tem que estar sempre aplicando. A primeira é rever constantemente os gastos e economizar sempre que possível. A segunda é negociar com fornecedores, principalmente descontos e prazos. No pagamento à vista geralmente concede-se desconto, o que diretamente impacta num custo menor do produto, que significa uma maior margem de lucro.

10. Gestão de estoque

O gerenciamento de estoque é fundamental para o sucesso do negócio. O empreendedor jamais deve vender um produto que não possua no estoque e não tenha previsão de chegada. Um controle dos materiais é necessário, principalmente com mercadorias que possuam prazo de validade.

11. Marketing

É necessário aplicar estratégias de comunicação, para que os clientes saibam do seu produto e lembrem dele como referência de qualidade, quando precisarem. Algumas estratégias possuem um custo menor, por exemplo, envio de newsletter para o e-mail dos clientes, informando as promoções e as redes sociais como canais de comunicação entre empresa e cliente.

12. Criatividade

Inove sempre. O empreendedor deve propor soluções criativas, com diferenciais que atraiam a atenção dos consumidores e facilitem a vida desses clientes em potencial.

 

Empreender é criar infinitas possibilidades, que poderão tornar-se grandes projetos de sucesso. Se você está em dúvida e quer aprender mais sobre Empreendedorismo e Gestão, invista em sua carreira, faça o curso de atualização na Fundace. Venha empreender, ganhar autoconhecimento, confiança e visão estratégica de negócios. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe