Gestão empresarial: O que é e como aplicar na sua empresa

Gestão empresarial é controlar, monitorar e estruturar todos os processos de uma empresa. É aplicar estratégias, empregando de forma adequada os recursos financeiros, estruturais e humanos.

O foco da gestão empresarial é promover o crescimento e alcançar os objetivos da organização.

O mercado está em constante evolução, por isso é imprescindível que a gestão empresarial seja realizada de forma estruturada, dinâmica e competitiva.  

Nunca se falou tanto em empreendedorismo, como nos dias de hoje. São facilmente encontrados em artigos, livros, webinars, entre outros meios de comunicação, dicas práticas sobre gestão empresarial para abrir um negócio.

Mesmo com tantas informações disponibilizadas, os erros cometidos no passado, continuam ocorrendo, sendo o mais comum, a busca dos empreendedores na aplicação da gestão empresarial eficiente.

Muitos empreendedores abrem seus negócios motivados em fazer acontecer e esquecem das partes complexas da gestão. O sonho da pessoa é abrir um bar e esquece que tem que controlar estoque, montar fluxo de caixa, conhecer regime de tributação, etc.

Para que você não cometa esses erros comuns, preparamos dicas que o ajudarão a compreender o significado de uma gestão empresarial eficiente.

O que é Gestão Empresarial

A gestão empresarial é essencial para o sucesso e qualquer negócio. O mundo corporativo está em constante mudança, o mercado é dinâmico. A todo momento surgem novas variáveis e incertezas. Há transformação rápida das tendências tecnológicas e na agressividade da concorrência na captação e fidelização de clientes.

Nesse contexto, afirmamos que são grandes os desafios das empresas na busca de alavancar seus negócios e a gestão empresarial é fator decisivo para alcançar os objetivos de forma eficiente.

Gestão empresarial é desenvolver políticas internas, criar plano de ações, aplicar estratégias para que haja uma harmonia nas atividades entre os departamentos e alinhá-los com foco no objetivo principal da empresa.

Quando se abre um negócio ou se quer expandi-lo, é fundamental seguir um planejamento estratégico. A gestão empresarial auxilia o crescimento de forma ordenada, coordenando as atividades num modo estruturado.

A participação dos colaboradores é substancial no desenvolvimento de qualquer modelo de gestão empresarial.

Entenda os 4Ps da Gestão Empresarial

Uma das mais conhecidas formas de apresentar a gestão empresarial de um negócio são os 4Ps: Planejamento, Processos, Pessoas e Projetos.

Todo empreendedor deve saber exatamente em que consiste cada um, para que possa utilizar de maneira eficiente e integrada na sua empresa.

Por isso vamos detalhar individualmente, para que fique claro a importância de cada etapa:

Planejamento

É a primeira etapa do processo. Esta fase abrange todas as informações pertinentes ao negócio e à concorrência, antes de entrar no mercado. O planejamento definirá o diferencial do negócio, o posicionamento e o objetivo.

Processos

Será construído um plano de ações, baseado no planejamento, com foco no alcance do objetivo principal. São utilizados KPI (Key Performance Indicator), que são indicadores de desempenho, para avaliar a eficácia das ações individualmente e até reprogramá-las.   

Pessoas

O mais valioso ativo de uma empresa são seus colaboradores. Afirmamos, porque tudo é produzido por eles. Por isso, é tão importante a Gestão de Pessoas em uma empresa. É necessário ter colaboradores com perfis de liderança no comando da equipe, criar um ambiente favorável, motivá-los no alcance das metas e recompensá-los com os resultados positivos.

Projetos

É nesta fase que gestores de cada departamento criam, sugerem e implantam os processos. Com o objetivo traçado e o plano de ação construído, o projeto nasce sob supervisão do gestor, com atenção ao andamento do cronograma e eficiência das atividades e operações.

Para uma gestão empresarial eficiente, todo processo deve ser constantemente controlado e reavaliado.

Para que os 4 Ps funcionem, é necessário monitorar, através dos indicadores de performance específicos, o desempenho das atividades. A seguir, explicaremos melhor sobre os Indicadores de Performance.

Indicadores de Performance

São dois os Indicadores de Performance mais utilizados nas empresas: o de Processo e o Estratégico.

Indicadores de Desempenho de Processo

Chamados como KPI (Key Performance Indicators), esses indicadores trabalham com índices quantificáveis. Através de números, é possível mensurar a curva da previsão, ou parte dela no processo.

Os KPIs são desenvolvidos de acordo com as necessidades. Destacamos os mais utilizados; o de eficiência, o de qualidade, o de produtividade, o de lucratividade e o de valor.

Por exemplo: um indicador de produtividade irá mensurar a proporção dos recursos utilizados na produção ligado à saída dos processos. Se a matéria prima inicial é dimensionada para produção de 100 itens e a produção final foi de 96 produtos, concluímos que a eficiência produtiva é de 96%.

Indicadores de Desempenho Estratégico

Utilizado para mensurar a capacidade da empresa em alcançar os objetivos estratégicos, sendo que um dos mais conhecidos é o Balanced Scorecard (BSC).

O BSC disponibiliza uma visão panorâmica do negócio, auxiliando o desenvolvimento das estratégias, sob quatro ângulos:

Processo: mapeia processos fundamentais, com o objetivo da otimização e melhoria contínuas.

Cliente: avalia o desempenho da empresa com base na satisfação dos clientes.

Financeiro: detalha o ROI, retorno sobre o investimento.

Crescimento: avalia a estrutura, facilitando a visão do gestor no direcionamento dos investimentos, assegurando o crescimento estruturado.

 

Como ficou evidenciado nesse artigo que preparamos, a gestão empresarial é um trabalho complexo e que exige muita habilidade, conhecimento e experiência dos gestores.

As dicas que mostramos aqui permitirão desenvolver melhor o planejamento, a estrutura e as estratégias para aplicar ao seu negócio

Agora que você já sabe a importância da gestão empresarial nas empresas, visite nosso blog e leia também nosso artigo sobre Gestão Estratégica.

Informe-se sempre com o Blog Fundace Know para ter mais sucesso nos projetos da sua empresa.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta