Saiba como aumentar as vendas e alavanque sua empresa

Em algum momento, todo tipo de empresa atinge um platô de vendas. Os produtos estacionam nas prateleiras, os serviços já não são tão requisitados e você não sabe com o que contar para os próximos meses. Nesses casos, saber como aumentar as vendas é fundamental.

Não ache que essa é uma situação sem saída e nem pense em fechar as portas. No texto de hoje, vamos dar algumas dicas para impulsionar as vendas da sua empresa e voltar com tudo à ativa no mercado. Confira nossas dicas e boas vendas!

Como aumentar as vendas: conheça as melhores práticas

Existem diversos fatores envolvidos na oscilação de vendas de uma empresa, e eles passam pelo marketing, pelo atendimento, pelo produto e chegam ao mercado. Ou seja, muitas vezes, é preciso pensar em mais de uma estratégia para conseguir vender mais.

Porém, muitos empresários já se perguntaram como aumentar as vendas e chegaram a conclusões que se tornaram práticas clássicas. Abaixo, veja quatro maneiras de vender mais e impulsionar o sucesso da sua empresa:

Penetração de mercado

Esse é o termo usado para descrever a ampliação de um negócio dentro do mercado em que ele já atua, vendendo os mesmo produtos e serviços com os quais já trabalha.

Nesse caso, o objetivo da empresa é encontrar maneiras de convencer os clientes a adquirirem mais. Duas táticas muito usadas para alcançar essa meta são campanhas publicitárias de peso e bons descontos nos preços dos produtos.

Desenvolvimento de mercado

Descobrir novos usos para produtos com os quais você já trabalha é uma maneira de como aumentar as vendas. Pense em produtos como óleo de coco, que é vendido para ser usado na alimentação, como hidratante para o cabelo ou como componente para produtos de pele. Assim, mais pessoas compram, cada uma com seu motivo.

Desenvolvimento de produtos

Desenvolver produtos novos é uma maneira de como aumentar as vendas em sua empresa. Novidades sempre atraem mais clientes e mostram que a companhia se preocupa em se atualizar e oferecer algo melhor.

Antes de desenvolver novos produtos, no entanto, é importante fazer uma pesquisa para entender o mercado e seus clientes, saber quais são seus hábitos e necessidades e, então, desenvolver algo que possa satisfazê-los.

Diversificação de produto

Essa opção é a mais arriscada entre as quatro: mudar completamente o foco da sua empresa e desenvolver novos produtos para novos mercados.

Essas são técnicas comuns de como aumentar as vendas, mas não são as únicas estratégias possíveis. Muitas vezes, mudanças no funcionamento da empresa já podem fazer toda a diferença.

Aumente as vendas investindo na equipe e público

Se você está pensando em como aumentar as vendas da sua empresa, pode começar com mudanças na estrutura da companhia e da equipe. Veja alguns exemplos:

Invista em treinamentos

Muitas vezes, oferecer um treinamento para a equipe, onde todos aprendam como aumentar as vendas, já pode ser bem efetivo. Procure por profissionais ou empresas que ofereçam este treinamento aos funcionários.

Como aumentar as vendas motivando a equipe

Oferecer treinamentos já é uma forma de melhorar a motivação da equipe, afinal, você mostra que a empresa se importa com o desenvolvimento profissional de cada um, mas existem muitas outras formas de fazer isso.

Estimular a união da equipe, por exemplo, é sempre uma boa ideia. Uma equipe unida pode se ajudar a melhorar e, assim, os funcionários que vendem menos têm o amparo de quem vende mais.

Tenha um roteiro de atendimento

O processo de venda já começa no primeiro atendimento. Por isso, o vendedor precisa ser paciente, acolhedor e empático desde o primeiro contato com o cliente.

Ter um roteiro de atendimento pode ser uma maneira de controlar essas interações e garantir que os vendedores sempre serão gentis com os clientes, diminuindo o número de desentendimentos.

Fidelize clientes antigos

Aproveitar os clientes que você já tem é uma ótima forma de como aumentar as vendas. Quem já comprou com você conhece seus produtos e serviços e, por isso, está mais apto a comprar de novo – se tiver ficado satisfeito, é claro.

Ofereça promoções e produtos complementares para seus clientes antigos e veja suas vendas aumentando todos os meses!

Conheça seu público

A última dica de como aumentar as vendas é conhecer seu público. Tanto para investir em marketing quanto para desenvolver novos produtos, isso é fundamental.

Faça pesquisas, converse com clientes antigos, analise suas estatísticas em redes sociais e tente descobrir do que o seu cliente precisa. Satisfazer as necessidades dos clientes deve ser sua principal preocupação.

Essas foram algumas dicas de como aumentar as vendas e alavancar sua empresa. No entanto, como dissemos, vários fatores podem influenciar nas vendas.

Por isso, fique sempre de olho no que acontece em sua empresa para prever tendências e descobrir a melhor maneira de manter seu negócio para frente.

O blog Fundace Know tem muitas outras dicas do mundo dos negócios para você! Venha conferir!

Compartilhe