O que é especialização e como ingressar nesse curso?

Existem muitas maneiras de ser um profissional atualizado: lendo livros e artigos sobre sua área, aprendendo um novo idioma, participando de palestras e workshops, fazendo cursos e etc. Falando nisso, você já ouviu falar e sabe o que é especialização?

Se especializar também está entre as maneiras de se manter atualizado – e é uma das formas mais bem vistas pelo mercado.

Vamos explicar agora o que é especialização. Continue a leitura para saber mais sobre esse tipo de curso!

O que é especialização?

Especialização é um tipo de pós-graduação lato sensu que tem como objetivo atualizar e capacitar profissionais para o mercado de trabalho.

Enquanto, em uma graduação, o aprendizado é mais generalista, a especialização, como o nome já diz, foca em temas e habilidades específicas.

Normalmente, esses cursos têm uma duração de dois anos, ou 360 horas-aula, e as aulas costumam ocorrer à noite ou em fins de semana. Em sala, as lições serão tanto teóricas quanto práticas, e o aluno terá que entregar trabalhos, realizar apresentações e fazer provas.

Para saber o que é especialização, é importante entender que o público-alvo para o curso é, em sua maioria, formado por pessoas que terminaram a graduação, já estão atuando no mercado de trabalho e, agora, procuram uma forma de alavancar suas carreiras.

Ao contrário dos alunos que procuram a pós-graduação stricto sensu, que é o mestrado, quem procura a especialização quer focar mais na prática profissional do que no viés acadêmico, que se volta mais para a pesquisa.

Quanto ao tempo de carreira ideal para quem quer fazer a especialização, ele é indeterminado. Há alguns anos, a maioria dos alunos nesse tipo de curso já eram muito experientes na área. Hoje, muitos só têm um ou dois anos. O fato é que a vivência no mercado de trabalho ajuda a enriquecer o diálogo e os debates durante as aulas.

Agora que você já sabe o que é especialização, deve estar se perguntando como ingressar nesse tipo de curso – e como ele funciona. Veja as respostas abaixo!

Como é o curso?

Depois de entender o que é especialização, é necessário compreender como funciona o curso. E para ingressar, o único pré-requisito é ser formado em uma graduação.

A graduação, aliás, não precisa ser da mesma área que a especialização. Se você se formou em Administração e quer fazer uma especialização em Publicidade, por exemplo, não tem problema.

Cada instituição pode decidir como será o ingresso. Alguns critérios que podem ser levados em conta são:

  • Análise do currículo;
  • Cartas de recomendação;
  • Entrevista;
  • Prova de conhecimentos gerais ou específicos.

Tendo ingressado no curso, você terá aulas parecidas com as que tinha durante a graduação. Aulas expositivas, seminários, conferências, apresentações, debates e realização de provas são comuns, mas existe um pouco mais de liberdade – e bem mais responsabilidade para o aluno.

Em áreas que exigem habilidades práticas, os alunos costumam ter aulas menos teóricas. Em especializações de Fisioterapia, por exemplo, é preciso testar algumas práticas em sala de aula. Já na de Educação, os alunos podem ter que ministrar aulas-modelo para seus colegas.

Para se formar na especialização, além de ter uma frequência mínima de 75% nas aulas, o aluno deve apresentar uma monografia, ou dissertação, relacionada aos temas estudados durante o curso. Você pode escolher seu tema e pedir a orientação de um professor para ajudá-lo.

Nos cursos a distância, a defesa costuma fazer parte dos critérios de conclusão do curso. Depois de aprovado, você recebe seu certificado de especialista na área.

Muitas pessoas acham que, por não ser um mestrado, a especialização não confere prestígio para os profissionais. Mas isso está completamente equivocado: esse curso pode mudar completamente sua carreira – e direcioná-la para onde você quiser.

Como a especialização pode mudar sua carreira?

A especialização pode fazer toda a diferença em sua carreira, podendo direcioná-la para onde desejar. Aprendendo novas habilidades e focando em algo mais específico, você poderá conseguir um novo emprego, ganhar uma promoção ou mudar de departamento na empresa em que trabalha.

Esse direcionamento pode ir para qualquer lugar: como dissemos antes, você não precisa continuar na mesma área que estudou durante a graduação. Ou seja, esse tipo de curso também é ideal para quem quer mudar de carreira. Você estudou Matemática na faculdade, mas passou a se interessar por Ciências Sociais? Pode fazer uma especialização nessa área.

Na vida profissional, se atualizar, estudar e aprender cada vez mais é sempre importante para continuar evoluindo. Já que você aprendeu o que é especialização e sua importância, é interessante avançar e começar a alavancar sua carreira.

Isso é o que vai ajudá-lo a conseguir um cargo melhor, um salário melhor e o emprego dos seus sonhos – além de garantir que você não se torne um profissional obsoleto, apegado demais ao passado.

Mantenha-se atualizado com um MBA!

Por isso, a especialização é uma ótima chance de se renovar como profissional, focando no mercado de trabalho e direcionando sua carreira para onde você quer que ela chegue.

Agora que você já sabe o que é especialização, entre no site da Fundace e saiba mais sobre pós-graduações!

Compartilhe

Deixe uma resposta