Como liderar uma equipe: confira 9 dicas para se sair bem

Saber como liderar uma equipe não é uma tarefa simples. Algumas habilidades podem mudar toda a dinâmica do grupo e toda a perspectiva dos resultados dos projetos. Saber como orientar os colaboradores, acompanhar as tarefas e se manter no comando é essencial.

Por isso, neste post, vamos dar 9 dicas de como liderar uma equipe de maneira eficiente. Confira!

1. Tome cuidado na formação da equipe

Para entender como liderar uma equipe de maneira eficiente, você deve pensar como líder logo no recrutamento dos membros.

Não pense que escolher quem vai fazer parte do seu time é uma questão de avaliar currículos: se um dos colaboradores não compactua com seus valores e não se importa com o crescimento da equipe, não importa o quanto ele é habilidoso.

Pense em um time de futebol: mesmo que um jogador seja muito bom de bola, ele não será o ideal se não comparecer aos treinos ou brigar constantemente com seus colegas. Alguém que sabe jogar com o time é melhor do que quem sabe jogar bem.

2. Conheça seus colaboradores

Você não pode fazer a gestão de pessoas que nem mesmo conhece. Para liderar uma equipe, é necessário conhecer e compreender cada um dos colaboradores. Saiba quais são as qualidades, os defeitos, os planos e sonhos de cada um. Dessa maneira, você vai saber como aproveitar melhor as habilidades deles e como ajudá-los a alcançar seus objetivos. Todos saem ganhando.

3. Invista no desenvolvimento de competências

Essa não só é uma dica de como liderar uma equipe, mas também um aspecto que vai fazer com que sua empresa seja mais visada por bons profissionais: invista no desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Oferecer palestras, cursos, workshops e até mesmo auxílio financeiro para pagar cursos externos é uma maneira de mostrar que se importa com a carreira de cada um, de melhorar os resultados de sua empresa e de incentivar o crescimento de todos.

4. Saiba como delegar tarefas

Delegar tarefas é um ponto crucial para quem quer saber como liderar uma equipe, além de ser uma tarefa muito importante, é a que traz mais dúvidas e dificuldades. Para fazer isso do jeito certo, você deve pensar em alguns aspectos, como:

  • Saber quais são os pontos fracos e fortes de cada um, isso garante que você delegue as tarefas para as pessoas certas;
  • Delegar não é ensinar ou instruir – você não pode decidir exatamente como o colaborador vai fazer o que você pediu;
  • Autonomia é importante, mas acompanhamento também é.

Com isso em mente, o ato de delegar tarefas fica um pouco mais fácil e você pode aproveitar melhor as qualidades de cada um – inclusive as suas!

5. Assuma responsabilidades

Delegar tarefas não significa se livrar das suas responsabilidades. Para compreender como liderar uma equipe é necessário saber tomar decisões, acompanhar o trabalho da equipe, conversar com seus clientes e superiores e dar a volta por cima quando tudo der errado.

Além disso, é importante assumir a responsabilidade pelo que a equipe faz. Afinal, você é quem deve ficar de olho para saber o que está dando errado, prever problemas e consertá-los da melhor forma possível.

6. Aprenda a dar feedback

Entender como liderar uma equipe também envolve dar feedback, o que não é procurar problemas ou criticar. Quando um feedback é bem feito, ele serve para corrigir ou incentivar um comportamento que pode mudar toda a dinâmica da sua equipe.

A partir dessas avaliações, seus colaboradores saberão que estão sendo valorizados, que o trabalho é acompanhado e no que precisam mudar. Isso diminui os problemas da equipe e traz mais segurança para todos.

7. Como liderar uma equipe: saiba ouvir

Não é porque você é o líder que tem todas as respostas. Muitas vezes, seus colaboradores têm ideias melhores do que as suas. Por isso, não tenha medo ou vergonha de perguntar o que eles pensam, pedir sugestões e seguir ideias diferentes das suas.

8. Dê o exemplo

O “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não funciona em uma equipe. Se você exige que todos os relatórios sejam entregues no prazo, também tem que cumprir prazos. Se você pede que todos sejam coerentes, não pode mudar de ideia o tempo todo.

9. Seja organizado

Nenhuma dica de como liderar uma equipe será eficiente se você não for organizado. Todos os colaboradores estão contando com sua coordenação e disciplina para orientar o trabalho da melhor maneira possível.

Veja algumas atitudes que vão ajudá-lo a se organizar melhor:

  • Utilize listas, agendas e calendários para anotar suas tarefas;
  • Tenha um calendário compartilhado com a equipe, para que todos saibam seus prazos;
  • Mantenha sua mesa ou escritório arrumado para não perder papéis importantes;
  • Não deixe os e-mails se acumularem;
  • Priorize suas tarefas.

Mantendo essas dicas em mente, você já sabe como liderar uma equipe. Organização, responsabilidade, segurança e confiança são as chaves para ser um bom líder e trazer os melhores resultados para sua empresa e seus colaboradores.

Seja um líder melhor com a Fundace!

Gostou de aprender essas dicas? Saiba mais sobre liderança no blog da Fundace!

Compartilhe

Deixe uma resposta