7 dicas de como montar um plano de negócios efetivo

Abrir uma empresa pode parecer simples, mas exige muito cuidado. Um pequeno erro no planejamento financeiro ou na administração pode colocar tudo a perder. Qual é a melhor forma de evitar esses erros? Você sabe como montar um plano de negócios?

Aprenda no texto abaixo como ter um plano de negócios efetivo e garantir o sucesso da sua empresa!

O que é o plano de negócios?

Plano de negócios é uma ferramenta que relaciona todos os aspectos importantes para a implantação de um empreendimento. Ele pode ser feito por um indivíduo, como o dono ou gestor da empresa, ou por uma equipe, e permite definir cada detalhe envolvido no processo de criação e acompanhamento da empresa.

Por isso, é importante saber como montar um plano de negócios e aplicá-lo. Alguns benefícios de fazer o planejamento são:

  • Ter a possibilidade de avaliar se o empreendimento é viável ou não;
  • Enxergar novas oportunidades;
  • Perceber problemas antes que eles se concretizem;
  • Posicionar-se no mercado.

O plano de negócios ajuda a analisar e perceber cada aspecto da empresa, o que permite que você encontre possíveis falhas, antecipe erros e faça mudanças, quando necessário. Mas como montar um plano de negócios de modo que ele seja efetivo, prático e sem complicações?

Como montar um plano de negócios efetivo?

Veja abaixo algumas dicas de como montar um plano de negócios, sem complicações, e garantir que ele atenda todos os aspectos necessários.

Especifique o segmento

Definir o que é o negócio em questão é a maneira mais simples de começar seu plano de negócios. O que você está oferecendo ao público? Por que se decidiu por essa oportunidade? Em que segmento sua empresa se encaixa? Quem são seus possíveis clientes? Tente ser o mais claro possível.

Especifique os principais produtos e serviços

Sua empresa está oferecendo alguma coisa, seja ela um produto que o cliente pode comprar ou um serviço que você pode prestar para ele – ou os dois. Defina, em seu plano de negócios, quais serão seus principais produtos e serviços.

Defina quanto deve ser investido

Para descobrir qual é o investimento necessário em sua empresa, você deve fazer dois cálculos:

  • Quanto é necessário para cobrir as necessidades do início da empresa?
  • Quanto é preciso para manter a empresa funcionando pelos próximos 6 meses/1 ano?

Muitos empresários pecam em prever apenas o primeiro número e acabam desistindo do negócio no terceiro mês, quando o lucro não é o suficiente para pagar as despesas. Por isso, inclua essas duas contas no plano de negócios.

Faça uma pesquisa de mercado

Esse é um passo importante para entender como montar um plano de negócios: descobrir mais sobre seu público é a melhor maneira de prever como será o futuro de sua empresa.

Pesquise sobre como anda o mercado, o que seu futuro consumidor deseja, quais são as perspectivas de compra deles para os próximos meses. Não se deixe enganar por achismos!

Dessa forma, será possível prever o lucro da empresa nos primeiros meses, o que também deve ir para o plano de negócios.

Adicione detalhes relevantes

Outra dica de como montar um plano de negócios é adicionar detalhes relevantes. Nesse momento, você deve pensar sobre seu negócio e definir o que é importante para ele. Cada empresa tem suas próprias necessidades e especificações, por isso, o plano não segue uma receita pré-definida perfeita.

Alguns detalhes que seu plano de negócios pode conter:

  • Plano de marketing – como sua empresa será divulgada?
  • Regime tributário – em qual deles sua empresa se encaixa?
  • Valores e missões – o que é o mais importante para sua empresa?
  • Estudo de concorrentes – o que você pode oferecer a mais do que eles?
  • Número de funcionários – quantas pessoas serão necessárias para cumprir todas as tarefas da empresa?
  • Preço dos produtos e serviços – qual seria um preço justo e condizente com o mercado?

Analise o plano de negócios

Como já foi dito, ao entender de fato como montar um plano de negócios, perceberá que sua principal função é tornar todos os aspectos do processo mais claros para o gestor. Analise seu plano de negócios para perceber problemas, incongruências e detalhes que devem ser alterados.

Nessa análise, tente entender a viabilidade da empresa, antecipar as possibilidades e descobrir o que pode ser melhorado. Assim, você corre menos riscos quando for abrir seu negócio.

Faça um acompanhamento

O acompanhamento do plano de negócios é uma etapa importante que, quase sempre, é deixada de lado. Faça um acompanhamento mensal para descobrir se suas perspectivas estavam certas, se é preciso modificar alguma coisa, e atualize o plano.

Afinal, em alguns meses, sua perspectiva de lucro pode ser outra, ou o capital de giro pode mudar. Até mesmo seus clientes podem não ser aqueles que você imaginava no começo! Mantenha tudo isso em mente e faça o acompanhamento do plano sempre que necessário.

Agora você já sabe como montar um plano de negócios que possibilite o aperfeiçoamento de sua empresa antes mesmo de sua criação. Essa é a melhor forma de antecipar problemas e garantir uma vida de sucesso para o seu empreendimento!

Melhore seus conhecimentos com um MBA!

Quer mais dicas para abrir sua empresa? Acesse o blog da Fundace!

Compartilhe