O que é Gestão Estratégica? Saiba tudo sobre essa área

Você sabe o que é Gestão Estratégica e qual a importância dela para o mercado? A gestão de empresas é uma área que foi se especializando com o passar dos anos. O que antes ficava sob responsabilidade de um só profissional foi se ramificando e exigindo habilidades cada vez mais específicas – como a estratégia.

Confira o texto de hoje para saber mais sobre o assunto!

Gestão estratégica: do início aos dias de hoje

Até o início dos anos 1990, o mercado empresarial brasileiro podia ser definido como previsível. Os produtos e serviços fornecidos eram invariáveis e as empresas inovavam tão pouco que muitas acabaram virando sinônimos de um tipo de produto – você deve conhecer diversos produtos que chamamos pelo nome das marcas.

No entanto, a partir dos anos 1990, o mercado começou a abrir suas portas. Ou melhor, foi forçado a derrubar suas fronteiras – a globalização estava chegando e nada poderia pará-la. Isso fez com que as empresas tivessem que repensar toda sua estratégia para sobreviver.

E foi então que surgiu a gestão estratégica: da necessidade de ter uma visão de mercado mais ampla, que englobasse as necessidades do público, as perspectivas futuras, as ações de marketing, as questões financeiras e o cuidado com o colaborador.

Para responder o que é gestão estratégica resumidamente: é o que garante que a empresa tenha uma visão de mercado que possa incentivá-la, e não deixá-la para trás.

O que é gestão estratégica?

Entendendo o contexto histórico, você ainda deve estar se perguntando o que é gestão estratégica e qual é a importância dela dentro de uma empresa. Essa gestão pode ser definida como o gerenciamento de uma organização passando por toda sua estrutura, de modo que ela alcance seus objetivos.

Portanto, a gestão estratégica de uma empresa passa por diversas etapas:

  • A definição de objetivos, valores e missão da empresa;
  • Análise do mercado de trabalho e compreensão da competitividade;
  • Avaliação de estratégia e planos de ação;
  • Reconhecimento de oportunidades do mercado;
  • Análise de influências internas e externas;
  • Implementação e acompanhamento de ações;
  • Avaliação de resultados;
  • Mudanças de planos de ação, quando necessário.

Para compreender o que é gestão estratégica, é muito importante não confundi-la com o planejamento estratégico.

Planejamento estratégico é um plano que foca nos objetivos de longo prazo da empresa – e faz parte da gestão estratégica, que engloba também os objetivos de médio e curto prazo e trabalha com o acompanhamento e os resultados dessas ações, e não só o planejamento.

A gestão estratégica deve levar em conta diversos aspectos da empresa e trabalhar junto com eles para conquistar os melhores resultados. Por exemplo:

Setor financeiro

A gestão estratégica deve levar em conta o orçamento da empresa e suas utilizações – o que é destinado para os fornecedores, o que é investido em marketing, qual deve ser o pagamento dos funcionários e o lucro da empresa para que ela possa continuar em busca de seus objetivos.

Setor de marketing

Outro ponto importante para saber o que é gestão estratégica é entender que o setor de marketing é cada vez mais necessário no mercado e, por isso, deve estar alinhado à gestão. Afinal, buscar os objetivos da empresa é uma das metas da publicidade e deve existir um gerenciamento que se certifique de que o marketing está sendo direcionado para os lados certos.

Gestão de pessoas

Os funcionários são extremamente valiosos em uma empresa e, por isso, quando a gestão de pessoas é feita da maneira certa, qualquer organização chega mais perto do sucesso.

A gestão de pessoas deve estar alinhada à estratégia da empresa e garantir que os funcionários tenham um bom ambiente de trabalho, que os estimulem a crescer e a desejar o sucesso da empresa.

Questões de sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos temas mais importantes das últimas décadas. Saber como conciliar o crescimento da empresa com questões ambientais é essencial para trabalhar com ética e sabedoria nos dias de hoje.

Esses são alguns dos aspectos mais essenciais para entender o que é gestão estratégica, eles fazem toda a diferença na hora de definir quem tem e quem não tem sucesso no mercado de trabalho.

O que é preciso para trabalhar com gestão estratégica?

Agora que você aprendeu o que é gestão estratégica, quer saber como trabalhar com isso? Como toda área de grande importância, é preciso ter uma formação séria na área para trabalhar com isso.

O MBA pode ser a melhor solução para quem está há algum tempo no mercado de trabalho e quer aprender mais sobre gestão para auxiliar no crescimento de sua empresa.

Nesse curso, que visa formar profissionais com capacidade ampla de gestão e visão estratégica do mercado, vários assuntos são tratados: a importância da gestão de pessoas, o desenvolvimento de valores coletivos em uma organização, gestão financeira em busca de resultados positivos, o papel da publicidade no crescimento da empresa, etc.

O mais importante é que esse curso traz para a sala de aula assuntos do cotidiano, que são encontrados em todo tipo de organização, o que faz com que o aluno esteja mais preparado para o mercado de trabalho.

A gestão estratégica vem provando seu valor nas corporações há décadas, e sua importância vem aumentando cada vez mais. Por isso, os profissionais dessa área devem se preparar e estudar para ter sucesso e ajudar suas empresas a chegarem ao topo.

Seja um Gestor Estratégico com um MBA!!

Quer saber mais sobre o que é gestão estratégica? Conheça o MBA oferecido pela Fundace!

Compartilhe