Saiba aqui qual é a função de um gestor de projetos

Hoje em dia, uma das funções mais determinantes dentro de uma empresa é a do gestor de projetos. Ele é o responsável pela administração de todo o processo de um projeto, levando-o da estaca zero até o resultado final.

Mas quais são as tarefas que, de fato, ficam na mão do gestor de projetos? E quais habilidades alguém tem que ter para se tornar um? Confira a resposta no texto de hoje!

O que um gestor de projetos faz?

Apesar de toda a equipe estar envolvida e precisar fazer sua parte para que um projeto dê certo, o gestor de projetos é o responsável principal pelo sucesso dessa jornada. Para isso, ele deve tomar a frente em várias tarefas.

Algumas das principais funções do gestor de projetos são:

Organização inicial

Definir o projeto, desenvolver um cronograma e determinar o orçamento necessário são tarefas do gestor. Na definição do projeto, ele deve deixar claro quais são os objetivos, os riscos, a abordagem e todos os detalhes possíveis para que o trabalho da equipe tenha sucesso.

Acompanhamento

Depois de dar início aos trabalhos, o gestor de projetos deve gerir o cronograma, garantindo que todas as tarefas são atribuídas às pessoas certas e estão sendo entregues a tempo, sem deixar que nada fuja do orçamento. Se for necessário alterar algo, ele também se responsabiliza pela entrega da alteração.

O gestor deve ficar de olho nos resultados para obter métricas apropriadas e ter uma visão do progresso do projeto, garantindo que ele está indo na direção desejada.

Gestão de problemas

Muitos problemas podem surgir no caminho do projeto – erros em alguma tarefa, atrasos na entrega, conflitos entre a equipe etc. O que o gestor deve fazer é encontrar esses problemas e resolvê-los da melhor maneira possível.

Da mesma forma, ele deve ficar atento para que os possíveis riscos do projeto fiquem sob controle e não atrapalhem o andamento do trabalho.

Comunicação

A comunicação entre uma equipe é essencial para assegurar que todos sabem o que deve ser feito e quando deve ser feito. O gestor de projetos fica responsável por sempre divulgar informações que sejam relevantes para o trabalho e garantir que todos estejam bem informados.

Motivação

Mesmo que motivação seja algo que depende mais do interior do indivíduo do que de influências externas, o gestor de projetos pode ajudar seus colaboradores a se sentirem mais animados. Compreender a equipe, conhecer os pontos fortes de cada um e trabalhar para que todos mostrem seu melhor desempenho é uma forma de incentivar o entusiasmo.

Outras funções

Muitas vezes, o gestor precisa cumprir tarefas que não são, necessariamente, de sua responsabilidade. Porém, em situações em que é preciso cumprir um prazo urgente ou em que uma tarefa simples fica no caminho da equipe, ele pode tomar a frente e resolver o problema.

Em outras palavras, ainda que o gestor de projetos não faça todas as tarefas, ele é o responsável pela realização de todas elas. Sua função é garantir que nada impeça o progresso do trabalho dos colaboradores e que tudo será entregue no momento e da maneira que deve ser.

Qual é o perfil do gestor de projetos?

Como é possível perceber, ser um gestor de projetos exige muita responsabilidade. Porém, também exige certas habilidades e aptidões que podem facilitar muito o dia a dia do profissional.

Entre elas, estão:

  • Ter um perfil de liderança, sendo capaz de se impor quando necessário e de compreender a equipe para garantir o sucesso do trabalho;
  • Saber como montar uma equipe com colaboradores que possam ajudar uns aos outros e que tenham capacidades complementares;
  • Ser capaz de se comunicar de maneira apropriada, garantindo que todos entendam a importância do projeto e que ninguém fique desinformado;
  • Saber dar feedbacks de uma forma eficaz, sem ofender nem menosprezar qualquer colaborador;
  • Estabelecer metas tangíveis, que sejam desafiadoras, mas possíveis de cumprir, para que toda a equipe se sinta motivada;
  • Ser bem organizado e disciplinado para acompanhar o cronograma do projeto;
  • Saber determinar a origem de um problema e descobrir qual é a melhor solução, sem deixar que isso atrapalhe o andamento do projeto;
  • Saber criar um orçamento que esteja de acordo com as necessidades do projeto, mas que não seja exacerbado para a empresa;
  • Ter uma visão estratégica e compreender como esse projeto vai influenciar no andamento da empresa como um todo.

Ser um gestor de projetos é assumir um cargo de muitas responsabilidades e saber conjugar todas as suas tarefas de acordo com o caminho que o trabalho da equipe deve seguir. Para isso, é preciso muita organização, uma excelente comunicação e habilidades de liderança.

Seja um Gestor de Projetos com a Fundace!

Mas o mais importante para garantir o sucesso nessa área é ter a formação adequada. Afinal, os estudos são essenciais para se adquirir as capacidades de gestão necessárias.

Quer se tornar um gestor de projetos? Conheça o MBA oferecido pela Fundace e aprenda tudo sobre essa profissão!

Compartilhe

Deixe uma resposta