Qual a melhor especialização em contabilidade?

Para se tornar um bom profissional da área de contabilidade, a faculdade é apenas o primeiro passo. Depois dela, é necessário adquirir experiência, passar por vários tipos de projetos e fazer cursos para aprimorar suas habilidades. Mas, afinal, você já pensou qual a melhor especialização em contabilidade para o seu perfil?

Existem vários tipos de especializações disponíveis para quem quer se aperfeiçoar. Como escolher a melhor especialização em contabilidade? Qual será a opção que mais agregará na sua vida profissional?

Descubra no texto de hoje que tipo de curso pode mudar os rumos da sua carreira!

Por que é importante fazer especialização em contabilidade?

Antes de falarmos do melhor tipo de especialização em contabilidade, precisamos ressaltar a importância de fazer esse tipo de curso. Uma especialização pode fazer toda a diferença na sua vida profissional, por que:

Mantém o profissional atualizado

Uma das características mais importantes de um profissional qualificado é se atualizar sempre. E ao fazer uma especialização, a pessoa estará se inteirando do que está acontecendo em sua área, fazendo novas descobertas, conhecendo novos contatos e atualizando-se como um todo.

Ajuda a contribuir na empresa e no mercado

Muitas vezes, a empresa em que você trabalha precisa de um profissional que tenha especialização em contabilidade – ou o mercado de trabalho está em busca de mais profissionais com essa especialização. Se você estiver com os estudos em dia, pode contribuir para os resultados da empresa.

Aumenta as possibilidades de conseguir uma promoção

Além de existirem inúmeras vagas que exigem uma especialização, o curso pode ser uma maneira de se diferenciar em uma entrevista de emprego ou no momento de escolher alguém para ocupar um cargo onde você trabalha.

Saber que você é um especialista em contabilidade aumenta suas chances de conseguir uma promoção ou um aumento salarial.

MBA: o que é e porque ele é a melhor opção?

Um MBA, ou Master of Business Administration (Mestre em Administração de Negócios) pode ser a melhor opção para quem quer fazer uma especialização em contabilidade.

Os cursos têm 360 horas-aula, partes das quais são dedicadas ao estudo de gestão e administração, e o resto é focado na área escolhida.

O objetivo do MBA é que o aluno se especialize na gestão da área escolhida – quem escolhe fazer esse tipo de curso em uma área da contabilidade, portanto, se torna um especialista em gestão de contabilidade. Na prática, o que isso significa?

Significa que o MBA é um curso que pode prepará-lo para cargos de liderança no mercado de trabalho. Imagine o que um profissional da contabilidade que tenha noções de administração, gestão e uma boa visão estratégica do mercado não poderia fazer por uma empresa?

Ainda que existam outros tipos de especialização, o MBA é mais focado no mercado de trabalho, voltado para situações reais do dia a dia, e suas aulas são voltadas para a resolução de problemas comuns em empresas. Para quem quer ter sucesso no mercado de trabalho, essa é a melhor opção.

Áreas para fazer especialização em contabilidade

Hoje em dia, os cursos de MBA permitem que você faça especializações em inúmeras áreas com enfoque em gestão – por exemplo, fazendo um MBA em Finanças, seu foco vai ser o estudo de finanças empresariais.

Mas quais são as melhores áreas para quem quer se especializar em contabilidade? Isso vai depender de muitos fatores, como suas aptidões, seus objetivos profissionais e seus interesses desenvolvidos tanto na faculdade quanto em sua carreira.

Porém, algumas áreas são mais populares, porque fazem mais diferença para o mercado de trabalho. Por exemplo, o MBA em IFRS. A sigla significa International Financial Reporting Standards, ou seja, as normas internacionais de contabilidade financeira.

Em uma empresa, é muito importante estar a par dessas regras e entender como as estratégias e decisões  envolvidas influenciam na contabilidade, o que traz mais pontos para quem tem essa especialização.

Da mesma maneira, o MBA em Governança e Controle faz toda a diferença. Nesse curso, o aluno aprende a ter uma visão estratégica da contabilidade dentro da empresa, sendo capaz de fazer planejamentos que contem com o cumprimento das IFRS e que levem ao desenvolvimento e ao sucesso da companhia.

Ainda que essas sejam áreas populares para fazer uma especialização em contabilidade, elas não são as únicas. Por isso, pesquise todas as opções disponíveis para ter certeza de que você vai se especializar em uma área com a qual tem afinidade e que pode fazer toda a diferença em sua carreira.

Fazer uma especialização em contabilidade é essencial para continuar seu progresso no mercado de trabalho. Um MBA pode ser a melhor pedida para impedi-lo de ficar estagnado e ajudá-lo a se atualizar, aperfeiçoar seu network (rede de contatos), aprender mais sobre sua área e contribuir para a empresa em que trabalha.

Melhore seu conhecimento em Contabilidade com um MBA!

Além disso, é o caminho ideal para quem está buscando uma promoção, um aumento salarial ou uma mudança de área. Por isso, escolha o assunto que mais tem a ver com seus interesses e sua jornada e comece a se dedicar aos estudos.

A Fundace oferece MBAs em diversas áreas – e a especialização em contabilidade está entre elas. Acesse nosso site e saiba mais!

Compartilhe

Deixe uma resposta