Fazer MBA: a solução para conseguir uma carreira de sucesso

Muitos profissionais chegam a um ponto em suas carreiras em que se sentem estagnados. A rotina de trabalho e a dedicação diária passam a não ser o suficiente, e sentimos que todo o esforço não está levando a lugar nenhum. Como agir nesses momentos? Fazer MBA pode ser a solução.

Assim, sua carreira poderá ser impulsionada, você terá novos conhecimentos e habilidades, além de mudar a sua perspectiva profissional. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é MBA?

A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration, ou seja, Mestre em Administração de Negócios. Apesar do título, no Brasil, esse curso não é um mestrado, e sim uma pós-graduação lato sensu.

Nesse tipo de curso, as aulas são voltadas para aprofundar o conhecimento dos alunos em administração. O objetivo é ter uma visão global do mundo corporativo e, por isso, são colocados em contato com ferramentas de gestão e debatem situações reais que podem acontecer em empresas.

Hoje em dia, existem MBAs específicos para vários segmentos – contabilidade em IFRS, gestão estratégica em vendas, gestão de marketing estratégico etc. Ainda assim, pelo menos dois terços das disciplinas desses cursos são focadas em gestão. Ao completar o curso, o aluno recebe o título de especialista.

Para fazer MBA, normalmente, o profissional precisa já estar a algum tempo no mercado de trabalho. Quem ainda é muito novo na profissão, muitas vezes, não tem a expertise necessária para fazer um curso assim.

Por isso, fazer MBA pode ser o empurrão que faltava para alavancar sua carreira depois de anos de esforço no mercado de trabalho.

Quais são as vantagens de fazer MBA para sua carreira?

Fazer MBA pode ajudá-lo a conseguir uma promoção, se atualizar na sua área e compreender melhor como funciona o mercado de trabalho. Veja abaixo alguns motivos para fazer esse curso:

Atualização

Para ter sucesso em qualquer área, é necessário sempre estar atualizado. Fazer MBA é uma forma de reciclar seus conhecimentos, descobrir as novidades, saber como a tecnologia e a globalização estão afetando o mercado em que você trabalha.

Como os cursos podem ser voltados para uma área específica, tudo o que você vai aprender está relacionado às suas possibilidades futuras – sem distrações, com foco máximo nos resultados.

Especialização

A maior vantagem de fazer uma pós-graduação é se aprofundar em um assunto específico e se tornar um especialista. Isso define seu objetivo profissional e mostra aos seus chefes e ao mercado de trabalho onde você pretende chegar.

Desenvolvimento de liderança

Fazer MBA é uma forma de se preparar para ser um líder. Como a maioria das disciplinas são voltadas para gestão, você pode usar essa oportunidade para treinar suas habilidades de liderança, aprender a tirar o melhor de uma equipe e se preparar para seu futuro profissional.

Novas competências

Muitas vezes, tudo o que precisamos para desenvolver uma nova habilidade é sermos expostos a um novo tipo de ambiente.  Fazer MBA pode ser uma oportunidade de crescimento, a sala de aula, o contato com os colegas e professores e as situações do dia a dia são desafiadores.

Fazer MBA pode ser a melhor forma de impulsionar habilidades como comunicação, exposição de ideias durante a pós-graduação, trabalhar com iniciativa, em equipe e outras capacidades que vão melhorar sua rotina profissional.

Networking

Quando trabalhamos por muito tempo em uma empresa, acabamos tendo contato só com quem está na nossa volta no dia a dia. Fazendo um MBA, você vai dividir a sala de aula com colegas de profissão que também querem subir na carreira. Conhecê-los e trocar contatos é uma forma de conhecer novas oportunidades.

Além disso, o contato com os professores também é importante. Eles podem se tornar uma referência para suas habilidades e competências no futuro.

Mais oportunidades

O mercado de trabalho precisa, cada vez mais, de profissionais especializados. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, seus esforços e dedicação para fazer MBA serão recompensados com a atenção do entrevistador e você já vai sair na frente dos outros candidatos por ter isso no currículo.

E, é claro, existem cargos que só são ofertados para quem tem uma especialização. E esses cargos costumam ser de uma hierarquia mais elevada, com um salário melhor. Uma oportunidade que você não vai ter sem o MBA.

Novas possibilidades

Fazer MBA não é apenas uma possibilidade para quem quer se atualizar e ter sucesso na área em que vem trabalhando: é também uma chance de trocar de área.

Se você trabalha com administração, por exemplo, mas busca uma recolocação profissional na área do marketing, fazer um MBA com essa especialização é uma ótima ideia.

Essas são algumas das vantagens de fazer MBA, mas você pode descobrir outras ao longo do curso, dependendo de como serão as aulas, de qual é sua área de atuação e do que você espera conseguir ao final.

ALCANCE UMA CARREIRA DE SUCESSO COM UM MBA!

Aprender é sempre válido para um profissional – é assim que adquirimos conhecimentos e habilidades que podem mudar nosso dia a dia e o rumo da nossa carreira. Por isso, fazer MBA pode garantir seu sucesso profissional e mudar seu futuro.

Quer saber mais sobre MBA? Venha conhecer os cursos oferecidos pela Fundace!

Compartilhe