Como conseguir uma promoção no trabalho

Conseguir uma promoção no trabalho, muitas vezes, parece uma tarefa impossível. Não importa o quanto você trabalhe, seus chefes parecem não reconhecer seu valor? O que fazer para que eles vejam o quanto você vale para a empresa?

Confira abaixo algumas dicas para ser promovido e alcançar o sucesso profissional!

Faça o melhor em todos os seus trabalhos

Essa primeira dica pode parecer óbvia, mas a verdade é que, quando estamos a muito tempo em um cargo, ficamos acomodados com nossas tarefas e passamos a fazer o necessário – e não o melhor possível.

Se você quer conseguir uma promoção no trabalho, dê o seu melhor em cada projeto, relatório ou planilha que tiver que entregar. Tire dúvidas, peça dicas, mostre que está fazendo o seu melhor. Isso faz toda a diferença no resultado final.

Tenha maturidade ao receber feedback

Você não vai conseguir uma promoção no trabalho se não ficar atento aos feedbacks de seus colegas e superiores. Críticas são essenciais para que você saiba no que precisa melhorar e o que pode fazer para se desenvolver em sua profissão.

Por isso, tenha maturidade quanto a esse assunto. Peça por feedbacks, escute com atenção, pergunte o que você pode fazer e não leve para o lado pessoal.

Seja organizado

Organização é essencial para quem quer ser promovido. O primeiro passo para fazer isso é compreender quais são suas prioridades e resolver suas pendências de acordo com elas. Se um projeto é mais importante do que o outro, ele deve ser feito primeiro.

Isso evita que você entregue relatórios atrasados, se esqueça de reuniões ou que prejudique o resto da equipe por causa de um erro do tipo. Organização faz bem para você e para a empresa!

Tenha iniciativa para conseguir promoção no trabalho

O que separa os líderes dos colaboradores em uma empresa é a capacidade de tomar decisões. Por isso, para chegar a um cargo de liderança, você deve aprender a tomar a iniciativa quando um problema surgir.

O cliente adiantou os prazos? Uma entrega está atrasada? A reunião foi cancelada de última hora? Não saia correndo para pedir para seu chefe resolver. É melhor já chegar na mesa dele com soluções. Isso mostra que você está pronto para ter mais responsabilidades.

Nunca deixe de se atualizar

Mesmo que você já tenha o Ensino Superior completo e uma especialização, se atualizar continua sendo importante. Cursos de idiomas ou cursos livres que ensinem vários tipos de habilidades, como comunicação, gestão de pessoas e finanças, podem ajudar a alavancar sua carreira.

Além disso, é importante se manter a par do que está acontecendo no mercado de trabalho. Como anda a área em que você atua? Quais são as últimas novidades?

Compreenda como a empresa funciona

Você não pode pedir uma promoção no trabalho apenas porque acha que merece: é preciso ter certeza de que merece. Por isso, tenha uma visão estratégica do seu trabalho. Aquela apresentação da semana passada foi usada como? Como as suas tarefas estão melhorando a satisfação do cliente?

Para ter essa visão geral, é preciso saber como a empresa funciona. Procure saber quem são os líderes da empresa, quais são todos os setores e o que cada um faz, além de tentar melhorar a produtividade e resultados da organização. Estar por dentro destas respostas pode ajudá-lo a conseguir a promoção no trabalho.

Trabalhe seu marketing pessoal

Marketing pessoal é como você se vende para os outros – ou seja, qual é a imagem que você está passando. Muitos profissionais não veem a importância disso, mas sua postura, sua firmeza, o jeito como você fala, tudo isso são características que podem jogar a seu favor – ou não.

Por isso, mantenha sua coluna ereta, dê apertos de mão firmes, olhe nos olhos de quem estiver falando com você e procure falar de forma clara.

Invista em networking

No mundo profissional, ter contatos é tudo. Esses contatos podem ser com seus colegas, com seus superiores ou com pessoas de outras empresas da mesma área. Converse, troque ideias, troque cartões de visita e e-mails. Ter esse tipo de conexão também é uma maneira de mostrar seu valor como profissional e conseguir uma promoção no trabalho.

Não misture sua vida pessoal com a profissional

Muitas pessoas acabam levando trabalho para casa no fim do dia, o que gera muitos problemas. No entanto, levar a casa para o trabalho também é prejudicial. Não misture seus problemas pessoais e profissionais – isso só vai deixá-lo mais inseguro, desconcentrado e pouco produtivo.

Quando estiver no trabalho, foque exclusivamente nele, isso demonstra que você é um profissional sério, responsável e confiável.

Com essas dicas, suas chances de conseguir uma promoção no trabalho aumentam muito! Invista em sua carreira e mostre como pode ser um profissional cada vez melhor.

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