O que é um ativo intangível?

Você já ouviu falar de ativo intangível? Sabe o que é e como surgiu? Qual a importância desse tipo de ativo nos dias de hoje e como ele pode ajudar sua empresa a crescer?

Para ser um empresário, é indispensável ter algumas características e habilidades: ter força de vontade, entender o mercado, ficar de olho nas tendências, saber investir etc. Entre elas, saber precificar seus produtos e serviços pode ser a mais importante – afinal, você deve dar um valor justo para o seu trabalho.

No entanto, os produtos e serviços de uma empresa não são os únicos ativos de valor que ela pode oferecer. Existem ainda marcas, patentes, propriedade intelectual, capital humano, desenvolvimento tecnológico… Cada um desses pode ser um ativo intangível. Confira o artigo!

Ativo intangível: surgimento e definição

A definição de ativo intangível nas normas contábeis no Brasil ainda é recente, surgiu em 2008. Ela foi criada a partir do conceito de ativo imobilizado, que envolve desde bens como: imóveis e veículos até bens incorpóreos, como marcas, softwares, patentes etc. A definição surgiu pela necessidade de especificar melhor o que pertence a esse grupo.

Ativo Intangível é definido pela norma contábil internacional IFRS como um ativo não monetário identificável sem substância física. Diferentemente do imobilizado, o intangível não possui substância física.

Não se confunda com um instrumento financeiro, que é um ativo monetário, e pode ser identificado, tal como uma patente ou uma marca, diferentemente de Goodwill, que surge em função da reunião de todos os ativos. Como é identificável, o intangível pode ser transferido, licenciado, alugado ou trocado.

Tipos comuns de ativos intangíveis

O ativo intangível faz toda a diferença para empresas, confira alguns:

Marcas

A marca de uma empresa não é apenas o nome dela, e sim tudo o que está relacionado àquele nome na mente do consumidor.

Este ativo intangível tem a ver com o atendimento, com a qualidade do produto, com o tipo de serviço prestado e muitos aspectos que influenciam na visão que o público tem da empresa.

Patentes

Patentear uma ideia ou um produto também é comum em empresas que querem preservar essa possibilidade para o futuro. Muitas vezes, a ideia patenteada não será usada no momento, mas pode fazer a diferença mais tarde e é mais seguro garanti-la.

Capital humano

É difícil mensurar o quanto vale o trabalho e o esforço dos colaboradores de uma empresa. Mas existe a certeza de que esse valor está ali, afinal, quando uma equipe é comprometida, motivada e dedicada, há uma possibilidade muito maior dos projetos da empresa terem sucesso.

Desenvolvimento tecnológico

Esse é um tipo de ativo intangível muito importante nos dias de hoje: em uma época em que a tecnologia pode mudar a vida das pessoas, ter desenvolvimento tecnológico influencia completamente no valor de mercado de uma empresa.

Inclusive, é por isso que tantas empresas vêm crescendo muito rápido nos dias de hoje: porque encontraram soluções tecnológicas inovadoras para problemas que nenhuma outra companhia pode resolver.

A importância de um ativo intangível

Estamos na era do conhecimento, do desenvolvimento e da inovação. Isso se reflete no valor das empresas: muitas vezes, o valor de mercado ultrapassa muito o valor contábil, algo que podemos compreender quando pensamos no valor dos ativos intangíveis.

Imagine uma startup de tecnologia, sendo uma empresa pequena e recente, ela ainda não tem muito valor contábil e também não possui muitos ativos físicos – contratos, caixa, estoque etc.

No entanto, ela traz uma tecnologia inovadora, um tipo de produto nunca visto antes, um serviço que vai mudar o dia a dia de muitas pessoas. Esse é o ativo intangível da empresa e com um serviço inovador, que só tende a crescer cada vez mais no mercado, consegue criar renome e aumentar seu valor.

Do mesmo modo, a marca de uma empresa pode salvá-la em momentos de crise. Uma companhia que está passando por um momento financeiro difícil, pode ver seu valor crescendo por causa de sua marca e de tudo o que o cliente relaciona a ela – um bom atendimento, desenvolvimento tecnológico, um produto diferenciado, por exemplo.

Por isso, mais do que ter noção do valor de seus produtos, da mão de obra ou do serviço prestado por sua empresa, você deve saber quais são os ativos intangíveis produzidos por ela e quanto eles podem valer.

Afinal, um ativo intangível pode influenciar no desenvolvimento de novos produtos, no crescimento da empresa no mercado, na satisfação dos clientes e no futuro de sua marca.

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