12 dicas de como se comportar numa entrevista de emprego

Você sabe como se comportar numa entrevista de emprego? Esse é, sem dúvidas, um momento muito aguardado – e temido – por quem está procurando uma vaga. Muitos não sabem bem como responder às perguntas mais comuns, ou ficam com medo de não se mostrarem confiantes o suficiente.

Por isso, hoje vamos dar 12 dicas de como se comportar numa entrevista de emprego e aumentar suas chances de conseguir essa vaga.

Confira!

O que fazer antes da entrevista

A preparação prévia para como se comportar numa entrevista de emprego também é extremamente importante. Veja algumas dicas para se preparar:

Pesquise sobre a empresa

Chegar na entrevista de emprego sem saber qual é a vaga a qual você está concorrendo ou como funciona a empresa em que quer trabalhar é o primeiro passo para passar uma má impressão. Estude sobre a empresa de antemão p30ara saber o que você tem a oferecer para ela.

Organize os documentos necessários

Organize e confira os documentos e materiais necessários antes de ir para a entrevista de emprego. É sempre mais seguro estar, pelo menos, com o currículo e uma caneta na bolsa ou pasta que você carrega.

Outra dica importante, dentro deste tópico, é ler o seu currículo mais uma vez antes da entrevista. Muitos candidatos chegam na entrevista não sabendo responder sobre suas experiências anteriores e formações. Não cometa esse erro!

Durma e se alimente bem

Descansar adequadamente e se alimentar bem antes da entrevista é essencial para estar na melhor forma possível. O entrevistador vai perceber se você estiver muito cansado, bocejando, se sentindo indisposto ou com pressa para sair dali. Cuidar da sua saúde é uma maneira de mostrar que é responsável.

Vista-se de maneira adequada

Você não precisa exagerar e se vestir como um grande empresário, mas capriche no visual. Vá com as unhas feitas, o cabelo arrumado, um perfume discreto e uma roupa profissional para a entrevista. A primeira impressão é a que fica.

Seja pontual

Chegar adiantado sempre é melhor do que chegar atrasado. Esteja no local da entrevista pelo menos cinco minutos antes do horário marcado. Se o atraso for inevitável, ligue para avisar.

Desligue o celular

Mesmo que, hoje em dia, todos estejam conectados no celular o tempo inteiro, desligue-o na hora da entrevista. Você não quer ser interrompido por ligações ou notificações nesse momento. É desrespeitoso com o entrevistador.

Como se comportar numa entrevista de emprego

Você está nervoso, o entrevistador tem muitas perguntas, algumas parecem impossíveis de responder… Mantenha a calma e siga essas dicas para saber como se comportar numa entrevista de emprego!

Preste atenção em sua linguagem corporal

O que você fala por meio de gestos, expressões faciais e posicionamento também é importante durante a entrevista de emprego. Procure ter um aperto de mão firme, manter contato visual e se sentar com uma postura ereta, mas relaxada, para demonstrar confiança.

Fale sobre você da maneira certa

“Fale-me sobre você” é uma pergunta de abertura muito comum e, muitas vezes, o candidato já não sabe o que dizer nesse momento. A resposta deve ser simples: fale de sua formação e das experiências profissionais. Seja objetivo e dê destaque para o que é mais relevante para a vaga.

Use a técnica STAR

Quando quiser usar como exemplo um caso em que você trabalhou, na entrevista use a técnica STAR para não deixar nada importante de fora. Conte o que aconteceu nessa ordem: Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Assim, você mostra suas habilidades em uma sequência lógica e clara.

Não minta

Outra dica de como se comportar numa entrevista de emprego é não mentir. Parece um conselho óbvio, mas esse ainda é um dos erros mais comuns. Entrevistadores estão acostumados a ouvir mentiras dos candidatos e, por isso, já são especialistas em detectar esse tipo de incongruência.

Você pode omitir informações que ache impertinentes ou que podem prejudicá-lo, porém, se o entrevistador perguntar, não minta em hipótese alguma.

Mostre que você se conhece

Muitos candidatos têm medo de perguntas sobre seus pontos fracos e pontos fortes, mas é nesse momento que você pode mostrar o que tem de melhor a oferecer. Não tenha vergonha de expor essas características, mas não exagere ao falar de nenhuma delas.

Quando falar dos pontos fracos, fale também do que pretende fazer – ou do que está fazendo – para melhorar. Fale das suas ações e resultados mais recentes. Por exemplo: “eu sou muito tímido, mas fiz alguns cursos de comunicação e estou mais confiante para me expressar agora”.

Faça perguntas

A entrevista de emprego é uma via de mão dupla. Isso significa que você não está lá só para responder, mas também para questionar. Pergunte sobre a dinâmica da empresa, plano de carreira, oportunidades que possam surgir.

Mostre que você quer crescer como profissional e que precisa saber se aquela empresa é o melhor caminho para fazer isso.

Ao fim da entrevista, se despeça com um aperto de mão firme e diga que aguardará o contato da empresa. Não force nenhuma interação que não pareça natural.

Agora, é só esperar. Tenha paciência e não se esqueça de que existem muitas oportunidades para quem está preparado!

Melhore seu conhecimento com um MBA!

Gostou de saber como se comportar numa entrevista de emprego e quer mais dicas para o mercado de trabalho? Entre no site da Fundace e saiba mais!

Compartilhe

Deixe uma resposta