O que é ERP e para que serve?

Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa simples. São muitos departamentos para administrar e muita atenção necessária para garantir que nenhum deles saia prejudicado. Por isso, usar um sistema como o ERP é de grande ajuda. Mas o que é ERP e para que serve? Confira o texto e fique por dentro!

Afinal, quando o assunto é empresa, todos os setores estão interligados – e se há um problema em um, isso se reflete em todos os outros.

O que é ERP e para que serve?

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento de Recursos da Empresa. Quando sabemos disso, fica mais fácil entender a fundo o que significa: um sistema de gestão empresarial.

Pense em todas as atividades que devem ser gerenciadas por uma empresa: pagamentos, fluxo de caixa, vendas e pedidos, benefícios dos funcionários, comunicação, controle de estoque, etc. Fazer a gestão de cada um desses detalhes separadamente não só exige muito da equipe, como também deixa todas as operações mais suscetíveis a erros.

Como um software de gestão empresarial, o ERP tem como principal função organizar as informações para melhorar o gerenciamento da empresa e diminuir o tempo e os custos dos processos. Ele oferece uma visão detalhada e estratégica de tudo o que acontece em todos os departamentos, facilitando a análise por parte dos administradores.

Assim, o ERP ajuda na otimização de processos, no direcionamento de investimentos, na distribuição de recursos e nas tomadas de decisão da empresa, dando mais vantagem competitiva no mercado. Com todas as informações em um só sistema, fica mais difícil cometer erros de gestão, e a organização de todas as informações fica mais rápida.

Como o ERP funciona?

Além de saber o que é ERP e para que serve, é importante entender como ele funciona: o sistema é desenvolvido a partir de tecnologia modular. Isso significa que ele dispõe de um conjunto de ferramentas integradas que geram dados para todos os departamentos da empresa, simplificando os processos operacionais e trazendo mais segurança para as informações.

Quando o departamento financeiro precisar distribuir os recursos entre impostos, contas da empresa e pagamento dos funcionários, com o ERP, poderá entrar no sistema e conferir as informações sobre os funcionários fornecidas pelo departamento de RH.

Também pode ser usado pelo departamento de marketing para consultar as informações do setor de vendas ou estoque e saber quais produtos estão vendendo menos ou mais, adaptando as estratégias publicitárias a partir disso.

Do mesmo modo, o departamento de estoque pode conferir as informações do departamento de produção para saber o que está sendo mais usado, o que está acabando e o que deve ser comprado com urgência, e pode incluir informações que auxiliem o departamento de logística.

Assim, a comunicação e a integração de todos os departamentos da empresa – produção, marketing, logística, estoque, financeiro, administração, etc. – ficam bem mais rápidas, ágeis e facilitadas, melhorando o funcionamento da empresa como um todo.

Quais são as vantagens do ERP para sua empresa?

O ERP auxilia nos procedimentos de sua empresa de muitas maneiras. Confira abaixo algumas das principais vantagens de usar esse sistema:

Redução de erros

Você terá uma visão detalhada de tudo o que acontece na empresa. Isso significa que fica mais fácil perceber fraquezas e prever erros que possam acontecer no futuro. Os gestores podem tomar decisões inteligentes e reduzir as falhas em todos os níveis da empresa.

Aumento na produtividade

Você consegue calcular quantas horas por semana são utilizadas para reparar os erros cometidos? Um produto enviado para o lugar errado, uma ação de marketing fora de hora, uma falha na produção porque um material importante está em falta e etc. Todos esses são erros que custam o tempo dos funcionários – e o dinheiro da empresa.

Quando esses erros são evitados ou reparados rapidamente, os funcionários não perdem tanto tempo e podem se dedicar aos seus projetos sem mais problemas, pausas e complicações, o que aumenta a produtividade de toda a equipe e melhora os resultados do negócio. Assim, saber o que é ERP e para que serve, além de aplicar esse sistema na empresa, fará com que todos saiam ganhando.

Redução de estoque

Tendo o controle total de como está o estoque de matérias-primas do seu negócio, é possível fazer compras só quando for estritamente necessário.

Dando uma visão ampla de como os materiais são utilizados pela produção, o ERP ajuda a reduzir os produtos em estoque, evita o desperdício de recursos e ajuda a diminuir o espaço de armazenamento, gerando mais economia para a empresa.

Padronização dos processos

Ao usar o mesmo sistema na organização, será mais fácil padronizar os processos entre departamentos. Assim, tanto a logística quanto o marketing ou o financeiro podem ter os mesmos métodos de emissão de notas fiscais, relatórios, atendimento ao cliente, atribuição de tarefas, por exemplo.

Desse modo, ninguém perde tempo com maneiras menos ágeis de realizar as tarefas e tudo fica muito mais eficiente. Não são apenas os gestores que vão se beneficiar com o ERP.

Melhore seu conhecimento sobre Gestão Empresarial com um MBA!

Agora que você sabe o que é ERP e para que serve, compartilhe este texto nas redes sociais!

Compartilhe

Deixe uma resposta