Descubra como estabelecer e atingir metas pessoais

Comprar uma casa, ter filhos, deixar de fumar. Essas são algumas metas pessoais que muita gente traça para si. No entanto, não basta ter força de vontade para bater essas metas. É preciso saber realmente estabelece-las e se organizar para aplicá-las.

Por exemplo, as metas pessoais devem ser bem estruturadas e focadas nas fraquezas e pontos fortes de cada pessoa. Também deve-se considerar a ajuda de amigos e familiares para alcançar os objetivos.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 6 dicas para estabelecer suas metas pessoais e efetivamente tirá-las da gaveta. Confira!

Pratique o autoconhecimento

Existem pessoas que possuem uma lista enorme de metas pessoais. Outras são mais modestas, requerem pouco da vida. Mais importante que a quantidade de metas a serem cumpridas é a qualidade destas.

Em outras palavras, as metas pessoais devem estar em sintonia com a pessoa e seus objetivos. Caso contrário, você vai ficar batalhando por algo que não vai cair bem em você, conquistando frustração ao invés de satisfação. Olha que desperdício de vida!

Nesse sentido, é preciso praticar o autoconhecimento. Pense um pouco sobre seus pontos fracos. Entenda que esses devem fazer parte das suas metas pessoais e que provavelmente você vai precisar de mais tempo para melhorá-los.

Também considere seus pontos fortes, afinal, o aperfeiçoamento contínuo é o que faz de você uma pessoa ou profissional de destaque. Considere todos esses detalhes para estabelecer metas pessoais.

Tenha clareza das suas metas pessoais

Ficar rico, ter um corpo mais saudável, ser um profissional de sucesso, ser uma pessoa mais solidária. Essas metas pessoais parecem as famosas resoluções de fim de ano que todo mundo têm, mas poucos cumprem.

É preciso ter metas pessoais mais claras, mensuráveis e específicas. Considerando os exemplos anteriores, questione-se: “Qual quantia me fará rico? O que preciso melhorar no trabalho? Como melhorar a alimentação? Como posso ajudar os outros?”. Questões como essas permitem deixar as metas pessoais mais realizáveis.

Organize-se

Com as metas pessoais traçadas, chegou a hora de colocar em prática. Para isso você precisa se organizar. Comece dividido as metas em etapas menores. Estipule um tempo ou aspectos que devem ser considerados para alcançar os objetivos ou metas.

Depois, distribua essas etapas de objetivos em uma planilha, lista ou em aplicativos de celular. O importante é ter tudo anotado para gerenciar o tempo e acompanhar o andamento das suas metas pessoais.

Descubra os recursos adequados para bater as metas pessoais

Vamos supor que sua meta pessoal seja comprar um carro para evitar o uso transporte público e chegar mais cedo no trabalho, mas o seu salário só vai permitir adquirir o automóvel daqui a uns 20 anos. Que tal agilizar esse período recorrendo a caminhos alternativos para chegar ao objetivo?

Por exemplo, nesse caso, seria interessante você identificar um talento que você tem e ganhar uma renda extra com ele. Ou então, se sua meta é ganhar mais conhecimento em pouco tempo, que tal investir em um MBA?

Enfim, você deve se cercar dos recursos que estão a sua disposição para conseguir atingir as metas pessoais em menos tempo, sem abrir mão de nada.

Compartilhe suas metas com família e amigos

Pode parecer um pouco vergonhoso, imagina você ficar falando dos seus planos e objetivos pessoais para as pessoas! Na verdade, há muitas vantagens nisso.

Quando você compartilha suas metas pessoais é possível contar com a ajuda dos outros para conquistá-las. As pessoas a sua volta podem oferecer apoio emocional e até mesmo financeiro para você atingir a meta.

Por exemplo, se seus amigos sabem que sua meta é parar de beber, logo eles vão evitar de ficar oferecendo bebida a você. Também podem ficar do seu lado para não acontecer uma recaída e você não conseguir chegar ao seu objetivo.

Enfim, embora as metas sejam pessoais, é com um trabalho em conjunto que se consegue melhores resultados.

Mantenha a motivação

Dependendo da meta, pode ser que no meio do caminho surja a desmotivação e o cansaço, afinal, algumas metas pessoais provavelmente exigirão um trabalho duro. No entanto, você deve recuperar a motivação para não perder o foco.

Sendo assim, faça um análise do caminho já percorrido. Reconheça o quanto você já evoluiu e superou obstáculos. Também considere os benefícios de alcançar uma meta pessoal. Tente imaginar que falta pouco para desfrutar de todas as vantagens daquele objetivo traçado.

Se possível, dê um pequeno prêmio a si mesmo. Uma peça de roupa, uma viagem ou um jantar com os amigos para recompensar aquela pequena etapa já alcançada. Dessa maneira, você vai se sentir mais motivado e vai chegar até o fim com suas metas pessoais.  

Essas foram algumas dicas de como traçar e cumprir metas pessoais. É interessante perceber que o sucesso da nossa vida pessoal vai também depender do desenvolvimento profissional. Assim, deixe o ambiente de trabalho menos estressante, melhore o convívio com os colegas e busque se empenhar mais.

Melhore seu desenvolvimento profissional com um MBA!

E então, quais metas pessoais você traçou para a sua vida nos próximos anos? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário neste post!

Compartilhe

Deixe uma resposta