Como ser criativo no trabalho e conseguir novas oportunidades

O mercado está cada vez mais competitivo e larga na frente quem consegue se destacar. Nesse contexto, saber como ser criativo no trabalho é o diferencial. Afinal, produtos inovadores, ideias surpreendentes e processo mais criativos garantem o sucesso de qualquer empreendimento.

Além disso, se o funcionário aplicar as formas de como ser criativo, pode ser promovido para cargos melhores e ampliar as oportunidades de sua carreira. E o melhor de tudo é que a criatividade é uma capacidade que pode e deve ser desenvolvida.

Quer saber como ser criativo? Acompanhe este texto e conheça 6 maneiras de ser mais inventivo e conquistar ótimos resultados no seu trabalho!

Não censure seus pensamentos

Sabe o que bloqueia qualquer processo criativo? A censura. Rotineiramente deixamos de acreditar no potencial de muitas ideias por considerá-las irrelevantes.

No entanto, de modo geral, as ideias mais brilhantes são derivadas de outras mais simples. A censura internalizada em nossa mente elimina esses pensamentos, fazendo você perder a chance de criar algo novo e interessante.

Sendo assim, uma maneira de como ser criativo é evitar a censura. Antes de abandonar um pensamento, questione-se. E assim você começar deixar a ideia mais palpável e viável.

Pratique brainstorm

Nesse processo de deixar toda e qualquer ideia fluir você vai precisar de ajuda. O segredo de como ser criativo está também no trabalho em equipe.

Isso porque trabalhar em conjunto, com a participação de outras pessoas, pode oferecer um leque de oportunidades que antes nem passava por sua cabeça.

Uma prática de como ser criativo é o brainstorm. Conhecida como “chuva de ideias”, essa técnica consiste em convidar cada pessoa de um grupo para dizer palavras referentes ou não a um tema.

A proposta é reunir um emaranhado de palavras que mostrem soluções para um problema sob um novo ângulo. Essa técnica além de estimular a criatividade, pode diminuir o estresse no trabalho por conta da descontração proporcionada durante a dinâmica.

Leia mais

Faltou criatividade para fazer aquela negociação com o cliente? Faltaram exemplos realmente interessantes para aquela apresentação em público? Calma, não se preocupe, há uma solução!

O que aconteceu é que faltou repertório imaginativo. Ou seja, você precisa recolher mais conteúdo que exercite as partes criativas do seu cérebro. Uma maneira de fazer isso é por meio da leitura.

Essa prática ajuda a ampliar o vocabulário e a construir maneiras de como ser criativo. Recomenda-se fazer leitura de livros de ficção, esse gênero literário permite ao leitor imaginar situações irreais e com isso abrir o leque criativo de sua mente.

Esteja mais aberto às novidades

Outro modo recorrente de como ser criativo no trabalho é buscar novidades. Não há como pensar fora da caixa se você só conhece o que a sua empresa faz ou só estuda um determinado tema. É preciso ir além!

Nesse sentido, busque conhecer colaboradores de outras empresas do seu ramo e também de outro segmento. Conhecendo outras realidades vai ser possível ter aquele insight tão importante para o seu trabalho e será mais fácil desvendar a tarefa de como ser criativo.

Também invista em cursos de aperfeiçoamento. É o caso de fazer um MBA. Esse tipo de curso oferece as novidades mais quentes do mercado e permite que você estimule sua mente para novas e preciosas ideias.

Não ter medo de errar é saber como ser criativo

A criatividade se apoia em possibilidades diferentes. E para encontrar essa variabilidade é preciso se abrir para o erro. Portanto, não busque a perfeição o tempo inteiro.

Sabendo disso, é interessante sensibilizar a equipe ou seu chefe sobre a necessidade de testar várias formas e modos de fazer até encontrar algo mais adequado. É preciso entender que ter medo de errar vai fazer com que você não saia do senso comum e não descubra como ser criativo.

Dê um tempo

É comum muita gente ter uma questão para resolver no trabalho, no entanto, a solução só vem durante aquela corrida no parque ou tomando um chopp no bar. É exatamente quando você se afasta temporariamente do problema que encontra um escape de como ser criativo e surge a luz no fim do túnel.

Isso acontece porque quando você está fora do contexto do trabalho, você retira o problema do aspecto racional e dá chance para que seja interpretado por outras dimensões da mente. É como se olhar mais de longe fosse possível identificar o que de perto era impossível de ser visto.

Sendo assim, quando as ideias não fluírem, dê um tempo do assunto. Passeie, pratique um esporte ou até mesmo durma. Nesse último caso, há pesquisas que indicam que o sonho estimula mais a criatividade do que quando você está acordado.

Com essas dicas de como ser criativo no trabalho, certamente irão surgir inúmeras ideias. E para não perder nenhuma oportunidade criativa é importante fazer anotações! Sempre leve consigo um caderno ou até mesmo o bloco de notas do seu smartphone. Assim, se surgir uma ideia terá a chance de anotá-la para desenvolvê-la depois.

Amplie seus conhecimentos com um MBA!

E aí, você conhece algum amigo que também precisa saber como ser criativo no trabalho? Então compartilhe com ele este texto nas redes sociais!

Compartilhe

Deixe uma resposta