Como identificar uma grande oportunidade de negócio

Um dos maiores desafios de qualquer empreendedor é identificar uma boa oportunidade de negócio. As dúvidas que pairam sobre a cabeça do dono de uma empresa geram muita inquietação: investir e correr o risco de perder dinheiro ou deixar de lado e perder a chance de crescer por meio de retornos lucrativos?

No entanto, há uma série de questões que devem ser levadas em conta na hora de encontrar uma oportunidade de negócio, elas podem revelar se é bom ou se é uma verdadeira cilada. Vamos lá!

Qual a diferença entre ideia e oportunidade de negócio?

Jamais confunda uma ideia com uma oportunidade. Isso porque a ideia criada na sua cabeça pode causar grande fascínio e apego por pura necessidade psicológica. A validação da intuição é essencial, mas para isso é necessário distanciamento por parte do empreendedor.

Um plano de negócios deve ser criado com muitos detalhes e de preferência junto com alguém que possa pensar em tudo que pode dar errado e apontar falhas, pois na maioria das vezes, quem está de fora pode ter uma visão mais abrangente e capturar oportunidades que o empreendedor acabou deixando passar

Já a boa oportunidade de negócio parte de uma necessidade do mercado que não está sendo explorada. Essa demanda pode ser local ou em nível mais amplo, como por exemplo, fornecer para outras localidades através de representantes ou pela internet.

Vale lembrar que uma grande ideia pode se transformar em uma oportunidade de negócio. Sem inspiração não há bons empreendimentos!

O negócio pode ser escalado?

Gerar escala é poder oferecer produtos ou serviços a um número amplo de consumidores. Se a operação pode ser escalada, há grandes chances de ser uma boa oportunidade de negócio.

No entanto, se o negócio não oferecer oportunidades de sair da comunidade na qual está inserido e não oferecer chances de atingir o grande público pela internet, pode não ser uma boa oportunidade de negócio. Vale lembrar que uma análise detalhada é fundamental. Pode ser que mesmo atendendo um público pequeno, o retorno financeiro seja enorme.

O ambiente econômico é favorável?

Em épocas de crise é importante pensar muito bem no tipo de negócio que o empreendedor pretende investir dinheiro. Como muitas famílias cortam gastos e o desemprego é uma realidade avassaladora, deve-se pensar quais são as demandas fundamentais do consumidor e que geram menos risco.

Na mesma medida, políticas cambiais podem influenciar a rentabilidade para uma grande oportunidade de negócio.

O negócio é afetado por sazonalidades?

Diferente das crises, a sazonalidade representa uma mudança constante do humor do consumidor em relação à compra de determinados produtos ou serviços. Que digam os donos de sorveterias durante o inverno, não é mesmo?

Entretanto, a sazonalidade é uma questão de planejamento. Uma boa oportunidade de negócio é aquela em que a rentabilidade no pico de consumo compense os períodos em que os clientes compram menos.

Há espaço para inovação e diferenciação?

A inovação não diz respeito apenas à criação de um produto ou serviço nunca testado anteriormente. Pode ser apenas uma oportunidade apresentada pelo mercado.

Por exemplo, em uma cidade não existe um determinado serviço e é encontrado apenas em municípios vizinhos. Se um empreendedor começar a atender essa demanda, pronto! Eis aí uma inovação, aquele mercado era carente de soluções, e ao avaliar uma oportunidade de negócio, o empreendedor observou que há um espaço para inovação naquela região.

Também pode haver uma oportunidade de diferenciação: oferecer determinado produto melhorado ou mais barato do que na concorrência. Isso será viável se o retorno gerado pelo valor mais em conta não for relacionado ao necessário para gerar um bom lucro.

O mercado que deseja explorar é conhecido?

Essa é uma questão fundamental na hora de identificar uma oportunidade de negócio: o empreendedor conhece o público que deseja explorar e o mercado no qual deseja investir? A experiência com o tipo de negócio pode influenciar decisivamente no sucesso ou fracasso do empreendimento.

Claro que o empreendedor não precisa ser um padeiro para ser dono de uma padaria. Entretanto, fazer a gestão de qualquer tipo de negócio exige conhecimentos de cada etapa das operações, de forma a atender as demandas de maneira eficiente.

Hoje, um empreendedor só consegue crescer se criar uma cultura de inovação em sua empresa. A oportunidade de negócio surge quando a rotina inclui muito estudo e análise de mercado. Aproveitar os bons negócios que aparecem é essencial para a sobrevivência em mercados cada vez mais concorridos.

É muito importante a proatividade do gestor. A oportunidade de negócio pode aparecer em feiras, exposições e eventos dos mais diversos setores. Portanto, participe de associações, leia revistas especializadas e converse com empresários e funcionários para descobrir boas oportunidades.

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