Afinal, quem pode fazer MBA?

Continuar os estudos é o objetivo de muitas pessoas que terminam uma graduação, pode ser logo após a colação de grau ou mesmo depois de alguns anos de formado. O objetivo, geralmente, é melhorar suas condições no mercado de trabalho, nessa hora, há uma pós-graduação que chama muita atenção dos profissionais, mas que gera uma grande dúvida: afinal, quem pode fazer MBA?

Profissionais de qualquer área podem fazer um MBA (do inglês, Master in Business Administration, ou mestre em administração de negócios), mas o principal objetivo do curso é o desenvolvimento de conhecimentos gerenciais para atuação em empresas.

Vale lembrar que apesar do termo “mestre” no nome, essa pós-graduação é diferente de um mestrado, que é voltado para a formação de quem pretende seguir carreira acadêmica. No Brasil, o MBA é um curso que se enquadra na mesma categoria das especializações, mas se diferencia pelo foco em questões práticas de gestão e negócios.

Quem pode fazer MBA? Qualquer pessoa com objetivos bem traçados para sua vida profissional.

Especialização ou MBA – qual escolher?

Antes de escolher entre um MBA ou especialização, é essencial conhecer as características de cada curso e seus objetivos profissionais.

O MBA tem como característica fundamental a formação de um executivo de negócios, as matérias são voltadas ao desenvolvimento de habilidades de gestão para profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com gestão ou administração.

A especialização comum é voltada para quem pretende aprofundar conhecimentos em determinada área, sem necessariamente voltar-se a administração de empresas.

No MBA, a teoria e a prática do mundo corporativo são apresentadas por meio de estudos de casos e da troca de experiências entre professores e alunos, já na especialização, os conceitos abordados se baseiam na teoria desenvolvida por estudiosos da área.

O MBA será muito útil para o profissional que deseja alcançar os seguintes objetivos:

  • Ampliar possibilidades de carreira;
  • Fazer reposicionamento profissional voltado para gestão e administração;
  • Mudança de área de atuação profissional.

Uma grande vantagem de cursar um MBA é poder fazer parte de uma rede de relacionamentos, tanto com colegas quanto com professores. Habilidades de comunicação e liderança serão muito bem desenvolvidas durante as aulas para que isso aconteça.

O título conferido ao aluno após a conclusão de um MBA é o de especialista.

Quem pode fazer MBA – os requisitos

Geralmente, quem pode fazer MBA deve atender a alguns requisitos básicos, como ter uma graduação e ser aprovado em análise curricular feita pela coordenação do curso na instituição educacional da escolha do aluno.

Uma questão importante a se observar é se o diploma de graduação foi emitido por uma instituição de ensino superior autorizada e credenciada pelo Ministério da Educação.

Os cursos aceitos podem ser de bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia.

Para quem pode fazer MBA, o curso abre caminhos para chegar ao topo das empresas – basta aplicar tudo o que é ensinado com bastante dedicação.

A escolha da melhor instituição

Se o seu objetivo é ter sucesso em uma carreira corporativa, é fundamental escolher instituições de ensino reconhecidas pelo mercado que oferecem estrutura e, principalmente, um corpo docente com bastante experiência na área de gestão e com competência acadêmica.

Durante o processo de escolha, deve ser levado em consideração a jornada do curso, de modo a adequar os seus compromissos profissionais ao tempo necessário para se dedicar à formação.

Se atente, também, às disciplinas que serão ministradas, cada instituição cria um currículo diferente. Analise e pesquise sobre os temas tratados para conferir se encaixam nas suas necessidades.

Uma característica importante do MBA é tratar de temas e conceitos atualizados. Se você desconfiar que a grade curricular traz assuntos já superados ou ignora temas em alta no cotidiano corporativo atual, desconfie e busque mais informações sobre o assunto.

Consulte profissionais que já concluíram o MBA da instituição na qual você pretende cursar, ouvir as opiniões de quem já passou pela experiência é fundamental para conhecer a verdadeira reputação do estabelecimento de ensino.

Por fim, temos de destacar que, sozinho, o MBA não é capaz de garantir o sucesso profissional e gerar as oportunidades que o aluno deseja. Um nome forte e o reconhecimento do curso pelo mercado são essenciais para garantir a boa receptividade ao aluno quando ele enfrentar a concorrência em um processo seletivo, por exemplo.

Um bom curso vai preparar o profissional para esses desafios, mas ele também terá de se dedicar e levar adiante os seus sonhos com bastante foco, ou seja, quem pode fazer MBA são aqueles que desejam percorrer passo a passo e com dedicação o caminho do sucesso na vida corporativa.

Faça um MBA com certificação USP!

Gostou deste conteúdo? Se você tem alguma experiência interessante para contar que envolva a formação em um curso de especialização MBA, compartilhe com a gente por meio dos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta