Medo de falar em público? Veja aqui 7 dicas para resolver esse problema

Todo empreendedor vai, ao menos uma vez na vida, precisar falar em público. Seja naquela reunião com investidores para apresentar seu produto, em uma palestra ou até mesmo para fazer um discurso na festa de confraternização da empresa.

Apesar de ser uma habilidade fundamental no mundo dos negócios, nem todos os empresários têm boa oratória. Mas se engana quem pensa que manter a calma na hora de falar em público diante de várias pessoas é natural. Na verdade, essa condição pode — e deve — ser treinada!

Seja com grandes públicos ou durante um simples diálogo com clientes, perder o medo de falar em público pode render novos contatos e perspectivas. Por isso, preparamos algumas dicas preciosas que irão te ajudar a resolver de vez esse problema.

Conheça a plateia e o lugar

O primeiro passo para se sair bem ao falar em público é conhecer a plateia e o lugar. Então, quando marcar uma palestra, procure entender quem são as pessoas que participarão. Isso pode ser feito acompanhando os dados informados para inscrição.

A respeito do ambiente onde o evento vai ocorrer, é preciso certificar-se de que possui todos os aparatos necessários para sua apresentação. Por exemplo: a sala ou auditório está equipada com microfones e projetor ou você terá que levar equipamentos próprios? Todos esses detalhes trarão mais confiança e te deixarão mais confortável para falar em público.

Tenha em mente que você é autoridade no assunto que será tratado. Ou seja, o público tem menos conhecimento que você sobre o tema e, justamente por isso, estão buscando a aprendizagem. Ao falar em público, nunca se esqueça da sua experiência!

Essa é a receita ideal para evitar pensamentos como “o público sabe mais do que eu” ou “e se eu não souber responder a alguma pergunta?”. Tranquilize-se, pois na maioria massiva dos casos, o apresentador detém informações que nenhuma outra pessoa tem.

Elimine os pensamentos negativos

Falar em público, especialmente nas primeiras vezes, pode ser um ato intimidador. Todavia, é uma oportunidade de ampliar os seus próprios conhecimentos (já que envolve pesquisa e preparo) e divulgar seu potencial enquanto empreendedor.

Logo, focar nos benefícios e não na parte ruim do discurso colabora com a concentração. Além de acalmar os nervos, é assim que se cria autoconfiança. Lembre-se que compartilhar conhecimento é uma atitude extremamente nobre.

Prepare-se para falar em público

Essa dica pode parecer estranha, mas treinar na frente do espelho ainda é uma boa técnica para se acostumar a falar em público. A tática ajuda a gravar na memória toda a sua apresentação — ou pelo menos parte dela, e a se adequar ao tempo disponível.

Depois de se acostumar com o discurso, é hora de imaginar quais serão as possíveis perguntas do público. Assim, você consegue preparar respostas bem construídas.

Pense no marketing pessoal

Um discurso envolve muito mais do que simplesmente falar em público. Isso porque as pessoas na plateia estão atentas a todos os seus gestos e aparência. Assim sendo, é preciso definir que tipo de imagem você quer transmitir às pessoas.

Escolha roupas, acessórios e penteados adequados ao evento, mas nunca deixe seu estilo de lado. O marketing pessoal ao falar em público é extremamente importante, especialmente se você pretende fazer novos contatos e se tornar referência no mercado.

Programe-se e chegue cedo

Não deixe nada para a última hora! Qualquer correria ou imprevisto pode atrapalhar sua concentração. Por isso, chegue ao local do evento bem antes do horário marcado com o público — é interessante permanecer na plateia em palestras que antecedem a sua.

Esse tempo extra também serve para verificar se os equipamentos (som, notebook e o projetor) estão funcionando bem, fazer uma revisão nos tópicos que serão abordados, trocar ideia com outros profissionais presentes, checar o visual e se concentrar para falar em público.

Faça pequenas pausas

Fazer pequenas pausas na sua apresentação pode ajudar a reorganizar os pensamentos, analisar se nenhum assunto foi pulado e se acalmar. Elas podem ser feitas incluindo vídeos curtos que tenham relação com o tema abordado no evento ou palestra.

No caso de palestras mais longas, acima de duas horas de duração, cogite uma pausa maior para um brunch. Tanto você quanto o público se beneficiarão desse intervalo, já que o nível de concentração diminui com o passar do tempo.

Aceite os imprevistos

Quem precisa falar em público está sujeito a imprevistos — isso é fato! Não importa quanto você se preparou e estudou o assunto, uma informação pode fugir da mente em qualquer momento. Quando isso ocorre, o ideal é manter a confiança e seguir em frente.

Por mais que sejam testados antes, os equipamentos eletrônicos podem parar de funcionar. Nessa situação, tente fazer alguma brincadeira e descontrair o público enquanto os responsáveis pela parte técnica resolvem o problema.

A percepção que os empreendedores têm de si mesmos é a grande responsável pelo sucesso ou pelo fracasso ao falar em público. Portanto, o medo de discursar envolve alguns fatores principais que devem ser trabalhados: timidez, autoestima e autoconfiança.

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Como você lida com esses três aspectos na sua rotina de negócios? Você é bom em falar em público? Não deixe de compartilhar sua experiência conosco nos comentários!

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