Confira 6 dicas para diminuir o estresse no trabalho

O trabalho exige muito de qualquer indivíduo, seja ele um funcionário de uma grande empresa ou empreendedor que mantém um negócio em home office. Lidar com pessoas, documentos, prazos e obrigações burocráticas às vezes levam a pessoa a ultrapassar limites e gerar grandes tensões. É aí que surge o estresse no trabalho.

A causa do estresse no trabalho geralmente está ligada ao excesso de tarefas, problemas pessoais que acabam refletindo no ambiente corporativo, problemas com colegas de trabalho, subordinados, chefes e até mesmo incômodos gerados pela necessidade de seguir políticas da empresa com as quais não concorda.

Entretanto, existem algumas medidas que podem melhorar e até mesmo erradicar esse problema na empresa. Reunimos neste texto 6 ações que vão ajudá-lo a lidar com o estresse no trabalho.

A diferença entre estresse e cansaço

Primeiramente, devemos estabelecer uma linha bem definida entre o que é estresse e o que é cansaço. É muito comum as pessoas confundirem as duas situações.

O cansaço acontece quando existe um esgotamento muito grande ao final do dia, depois de executar tarefas que exigem muito do corpo ou da mente. Depois de uma noite de sono, essa sensação desaparece e as energias voltam ao nível normal para enfrentar a rotina.

Já o estresse no trabalho é uma situação de desgaste físico e mental que uma noite de sono não consegue resolver e, muitas vezes, o estresse no trabalho até causa insônia. Ele se faz presente quando o indivíduo ultrapassa o limite do corpo e da mente ao lidar com situações de um dia a dia problemático. A forma como a pessoa lida com o trabalho agrava o problema. Agora, vamos às dicas.

Organize suas tarefas e estabeleça prioridades

O estresse no trabalho pode acontecer quando a pessoa não se organiza durante o expediente de modo a estabelecer prioridades dentro de um cronograma de execução. Ao fazer isso, você terá certeza que deu conta das atividades mais importantes do dia, pois estas foram as que você executou primeiro.

Evite distrações

A falta de foco nos afazeres é uma grande causa de estresse no trabalho. Chegar ao fim do dia e perceber que as tarefas não foram executadas em tempo hábil gera uma frustração que será arrastada até em casa. Isso porque você se perdeu em inúmeras distrações (conversas, redes sociais, discussões).

Procrastinar é uma situação que deve ser combatida também. Ela acontece quando a realização de uma tarefa importante é sempre deixada para depois. O resultado é uma execução deficiente e de má qualidade. As reclamações que surgem depois são grandes causadoras de estresse no trabalho.

Estabeleça seus limites

Algo está errado quando tudo o que você tem de fazer é prioridade e exige atenção máxima. Converse sobre a sobrecarga com o seu superior (ou mesmo um sócio). Quem sabe a empresa não necessita de aumento da equipe? Ultrapassar a capacidade de trabalho não é sinônimo de produtividade, e sim de que o serviço talvez não saia com a qualidade adequada, gerando o estresse no trabalho.

Tenha bons relacionamentos na empresa

Conviver com personalidades diferentes é uma situação muito comum no ambiente corporativo, e não conseguir lidar com visões de mundo antagônicas às suas pode ser um grande causador de estresse no trabalho. Um exercício de tolerância é necessário, pois o objetivo final da empresa é ter sucesso em sua área de atuação. Diferenças devem ser resolvidas com diálogo e empatia.

Busque tempo para atividades pessoais

Jamais deixe sua vida pessoal de lado quando está imerso em um grande projeto de carreira ou em um empreendimento. Aproveitar os fins de semana com a família e os amigos é uma ótima maneira de afastar da sua vida o estresse do trabalho.

Por meio de atividades prazerosas, como sair ou praticar um hobby, é possível aliviar as tensões da semana e colocar as ideias em ordem para estabelecer uma rotina de trabalho mais eficiente e até mesmo fazer com que tudo tenha mais sentido na atuação profissional.

Fazer aquilo que gosta previne o estresse no trabalho

Às vezes, precisamos trabalhar com coisas que não são nosso foco profissional, para então termos condições de pagar por estudos na área que realmente desejamos.O problema é quando o trabalho não traz satisfação e não existem perspectivas de fazer outra coisa na vida. O estresse no trabalho, nesse caso, pode atingir níveis muito altos.

Esse é um problema que apenas o indivíduo é capaz de mudar. É necessário descobrir o que te faz feliz ou ao menos mais motivado a levantar da cama todos os dias. Um caminho é descobrir em que você é bom e tentar traçar uma carreira que possa abarcar essas habilidades.

Controlar o estresse no trabalho é fundamental para manter uma empresa saudável e uma carreira de sucesso, e colocar em prática as dicas que apresentamos é uma maneira de conseguir uma vida mais produtiva e pronta para grandes realizações profissionais e pessoais!

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