Coaching de carreira: o que é e quando recorrer a ele

Muitas vezes nos questionamos sobre o que é preciso para ir adiante quando estamos estagnados na carreira que escolhemos seguir. Isso pode acontecer até mesmo no início da vida corporativa, quando o caminho não está muito claro, ou em estágios mais avançados, já com muitos anos de experiência na bagagem. Nessa hora, um coaching de carreira pode ser o empurrão que faltava para o almejado crescimento profissional.

Vale lembrar que o sucesso é diferente para cada tipo de pessoa e perfil profissional. Uma promoção pode significar vitória para alguns, já para outros, largar o emprego e empreender, mesmo que seja para ganhar menos, pode ser mais significativo.

O coaching de carreira é, sem dúvida, a metodologia mais assertiva na hora de buscar o caminho do sucesso em sua carreira profissional. E para você saber mais sobre essa metodologia que ganha cada vez mais adeptos no universo corporativo, preparamos este artigo com as questões mais importantes sobre o coaching de carreira. Siga em frente!

Mas afinal, o que é coaching de carreira?

O objetivo do coaching de carreira é mover o profissional do lugar em que se encontra e levá-lo ao estado desejado por meio de um planejamento muito bem estruturado, acompanhado e analisado pelo coach, que é o profissional especializado nesse campo.

No coaching de carreira são trabalhadas diversas questões relativas à performance do indivíduo perante a vida, como desenvolvimento de novas competências, aprimoramento de habilidades, foco e disciplina. Os pontos fortes do profissional que deseja o sucesso são explorados e utilizados durante esse processo, assim como os pontos mais fracos são tratados em busca de resultados positivos.

Vale lembrar que o processo de coaching de carreira permite não apenas a conquista daquela promoção ou desenvolvimento de liderança no ambiente de trabalho. Ele atua também na melhoria da qualidade de vida, pois ajuda a controlar o estresse e a gerir melhor o tempo dedicado a questões importantes do dia a dia fora da empresa.

Todo o trabalho de coaching de carreira é muito bem amparado em conhecimentos científicos das áreas de psicologia, administração, gestão de pessoas e programação neurolinguística. A filosofia completa o arcabouço de conhecimentos e técnicas usadas em prol do desenvolvimento pleno do cliente, chamado de coachee.

O coaching de carreira já foi provado por profissionais do mundo todo com grande sucesso, pois parte da premissa de que as respostas que precisam ser encontradas já estão dentro do cliente. O coach estimula o afloramento dessas respostas e coloca o indivíduo frente a verdadeiras descobertas sobre si mesmo.

Ao final de uma sessão de coaching de carreira, o cliente é capaz de refletir, chegar a conclusões, estabelecer estratégias e um plano de ação que o levará a cumprir as metas e objetivos que propôs para sua própria vida profissional e também pessoal.

Quando recorrer ao coaching de carreira

O momento em que a maioria das pessoas recorrem ao coaching de carreira é quando seus planos não estão saindo como o imaginado ou mesmo quando estão estagnados em sua carreira e não sabem qual o próximo passo a ser dado.

Entretanto, um profissional da área pode ajudar em qualquer estágio da vida de uma pessoa – um estudante prestes a entrar em uma universidade ou um profissional à beira da aposentadoria e que precisam encontrar caminhos para o sucesso.

Às vezes, o profissional precisa tomar uma atitude rápida em relação a algumas áreas da vida, antes que situações desfavoráveis percebidas no ambiente cresçam e gerem consequências indesejadas. Pode ser que o sujeito perceba que todos que buscam se qualificar estão conseguindo promoções e se obrigue a procurar cursos que possam ajudá-lo a também ter essa mobilidade, por exemplo.

Em um mundo em que mudanças acontecem em velocidade cada vez maior, essa situação é natural e contínua. Muitas vezes, o profissional quer apenas melhorar seus resultados ou da sua equipe e ser reconhecido para sedimentar a posição que já ocupa.

São muitas as situações em que o coaching de carreira pode ajudar, e com certeza você se reconhece em alguma delas, veja só:

  • Necessidade de melhoria do desempenho no trabalho;
  • Desejo de crescimento profissional;
  • Desejo de desenvolvimento de novas competências (liderança, por exemplo);
  • Desejo de empreender;
  • Anseio por mudança de carreira.

Como você pode perceber, o coaching de carreira é indicado para qualquer pessoa que deseja sair do lugar em que se encontra ou ser reconhecido pelas suas capacidades. Prova disso é que muitos jovens que nem escolheram sua carreira já buscam o apoio do coach. Afinal, ter um plano de carreira já é um salto imenso em direção ao sucesso.

O coaching de carreira é a metodologia perfeita para a autoavaliação e para a descoberta dos caminhos que devem ser seguidos para a plena realização dos objetivos de vida de qualquer profissional. É um processo de desenvolvimento, onde habilidades antes escondidas podem aflorar e surpreender o indivíduo, que não estava ciente das próprias capacidades, e também o meio social no qual vive.

Melhore sua vida profissional com um MBA

Este conteúdo foi útil para você? Se tiver alguma dúvida sobre coaching de carreira ou experiência bacana para compartilhar, deixe seu comentário!

Compartilhe

Deixe uma resposta