Como estudar em casa sozinho e melhorar o desempenho acadêmico

Você se lembra de como estudar em casa?

Quando estava na escola e na faculdade, provavelmente você dedicava um tempinho em casa para ler textos, fazer trabalhos e resolver exercícios. Porém, depois da formatura é muito comum perder esse ritmo, pois começamos a trabalhar e o tempo em casa passa a ser de descanso e lazer.

Ao ingressar em uma pós-graduação, saber como estudar em casa por conta própria é uma habilidade muito importante, que pode até te destacar entre seus colegas de turma. Neste post, vamos listar algumas dicas de como estudar em casa sozinho e melhorar o seu desempenho consideravelmente!

Onde e como estudar em casa

O primeiro passo para saber como estudar em casa com concentração e disciplina é ter um espaço reservado para o estudo. É importante que você tenha uma boa mesa e cadeira, em altura correta para preservar a postura, com boa iluminação e poucos ruídos.

Resista à tentação de estudar no sofá ou na cama. Por mais confortável que pareça, sempre existe o risco de ceder ao impulso de deitar, cochilar, ligar a TV ou mexer no celular. Em um escritório ou sala de estudos você está em outro ambiente, preparado para estudar, o que reduz as chances de se distrair.

Se você quer saber como estudar em casa e mora com alguém, não se esqueça de avisar quando estiver estudando, para que não seja interrompido no meio do raciocínio. Também é válido pedir que mantenham silêncio, para não perturbar a sua concentração.

Mantenha tudo bem organizado

No seu espaço de estudos, procure manter cada coisa em seu lugar. Você precisa basicamente de organizadores e um bom gaveteiro. Veja algumas dicas:

  • Tenha porta-lápis em cima da mesa, para concentrar as canetas, lapiseiras, grafites e borrachas em um mesmo lugar. Esses itens somem com bastante facilidade!
  • Também é importante manter uma caixinha com clipes de papel e um grampeador à vista, pois sempre são úteis. Tenha um pequeno organizador e mantenha-os dentro.
  • No gaveteiro, guarde pacotes de papel, blocos, agendas, livros, e outros objetos volumosos. Assim, eles não ocupam espaço na mesa e te deixam livre para usar o espaço para os seus materiais.
  • Guarde espaço na mesa para uma boa luminária, principalmente se você tem o costume de estudar à noite. A luz direcionada é bem mais confortável para ler e escrever.
  • Se você estuda com computador, organize os fios para não te tomarem a mesa. Junte os cabos do carregador, luminária, mouse e outros e otimize o espaço.

Afaste as distrações

Ao sair do quarto e da sala, você já eliminou grande parte das distrações possíveis. Porém, além da cama, sofá e TV, a maior das distrações na hora de estudar talvez seja o celular. Por isso, na hora de colocar em prática as dicas de como estudar em casa, deixe seu celular em modo silencioso, desative as notificações e mantenha-o longe da sua vista se precisar!

Se você estuda em um computador, tome cuidado para não entrar sem querer no Facebook ou perder o foco quando pesquisar algo no Google. E nada de abrir e-mails de trabalho enquanto estiver estudando! Por mais que você jure que vai ser só um, bem rapidinho, o risco de você se distrair é enorme e só prejudica sua produtividade no estudo.

Estabeleça metas de estudo

Ninguém é produtivo 100% do tempo, isso é um fato. Por isso, a melhor dica para melhorar seu rendimento nos estudos é estabelecendo metas, pequenos objetivos para cada momento de estudo. Você pode se propor a ler e resumir um capítulo de um livro, resolver uma lista de exercícios ou assistir a um número x de aulas.

Dessa forma, você orienta seus estudos e organiza o seu tempo. E, ainda, fica com aquela sensação boa de dever cumprido quando consegue fazer tudo o que foi planejado para o dia.

Lembre-se de criar metas possíveis. Não adianta nada estabelecer metas muito altas, pois não alcançá-las só vai te desestimular a continuar os estudos!

Respeite seus limites

Ao saber como estudar em casa, respeite seus limites. Como dissemos há pouco, ninguém é produtivo o tempo inteiro. Temos limites, ficamos cansados, perdemos a concentração, sentimos fome, vontade de ir ao banheiro, etc.

Uma boa maneira de estudar em casa com eficiência é fazendo pequenas pausas sempre que cumprir uma meta ou passar um intervalo de tempo.

O método Pomodoro de gerenciamento de tempo é muito utilizado por quem estuda e trabalha em casa. Nele, você divide seu tempo em intervalos de 25 minutos, e ao final de cada um faz uma pequena pausa, de 3 a 5 minutinhos. Ao concluir 1 hora de trabalho, faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos, e reinicie a contagem.

Esse método é muito interessante se você estuda fazendo exercícios ou assistindo aulas online, porque te permite controlar melhor o seu tempo e o seu rendimento. E você pode testá-lo também no seu trabalho, funciona bem para quem cumpre várias tarefas diariamente.

Nesse texto nós te demos algumas dicas, mas não existe uma receita infalível de como estudar em casa. A disciplina, a concentração e o foco variam muito de pessoa para pessoa, e cabe a você descobrir quais métodos e formas de organização de tempo e tarefas dão mais certo no seu caso.

Conheça nossos MBAs EAD

Você só vai saber se tentar! Por isso, coloque nossas dicas de como estudar em casa em prática e deixe um comentário nos contando como foi a sua experiência!

Compartilhe

Deixe uma resposta