Desenvolvimento profissional: o segredo de uma carreira de sucesso

Com certeza você já se deparou com o termo “desenvolvimento profissional” sendo utilizado em vários contextos. Em propagandas de serviços de coaching, anúncios de cursos e filmes com entrevistas de emprego, em que o personagem principal diz estar buscando “desenvolvimento profissional“.

Mas, afinal, o que significa desenvolvimento profissional? O que está envolvido nessa busca? É disso que vamos tratar no artigo de hoje! Descubra o que de fato significa desenvolvimento profissional e como você pode alcançá-lo na sua carreira a seguir:

O que significa desenvolvimento profissional?

Quando o assunto é desenvolvimento profissional, podemos pensar em duas vertentes: a ascensão e o crescimento. Ainda que essas palavras pareçam sinônimas, e sejam em alguns contextos, não é este o caso.

Ascensão profissional é algo relacionado à carreira de um indivíduo, dentro de um segmento ou empresa. Ascender, nesse sentido, significa alcançar novos cargos, novas responsabilidades, outros níveis de trabalho e sucesso dentro da companhia ou do mercado em que se trabalha.

Em contrapartida, o crescimento profissional é o conjunto de esforços que um indivíduo faz para avançar nas competências necessárias para a sua posição e/ou seus objetivos profissionais. Assim, crescer profissionalmente significa aprender, se aperfeiçoar. Qualquer ascensão que venha é consequência do trabalho duro e da dedicação.

Dessa forma, podemos encarar o desenvolvimento profissional como a união desses dois: ascensão e crescimento.

Como conquistá-lo?

Todo profissional em busca de desenvolvimento precisa se organizar e entender como alcançá-lo. Temos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão! Confira:

  1. Estude, estude e estude. Faça cursos, especializações, MBAs, participe de eventos, veja palestras e leia livros sobre o assunto. Esteja atento às tendências do seu mercado, às novidades tecnológicas e às mudanças que a modernidade traz. Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento profissional, pois um profissional capacitado tem maior acesso a boas oportunidades de ascensão.
  2. Saiba onde você quer chegar. Quando você entrou no mercado de trabalho, o que você queria ser? Qual posição queria ocupar? Se você já alcançou esse objetivo, trace novos. E não tenha medo de mudar de segmento ou de empresa. O desenvolvimento profissional é uma vitória conquistada aos poucos.
  3. Comunique-se! Faça o famoso networking: adicione profissionais no LinkedIn, distribua cartões de visita em eventos, conheça os grandes players do seu mercado. Além de fazer essas conexões (e até ser reconhecido!), você amplia suas redes de conhecimento e pode acompanhar como essas pessoas estão levando suas carreiras para o próximo nível.
  4. Encontre inspirações e mentores. Pode ser seu supervisor, o CEO da sua empresa, um amigo, um membro da família ou uma figura conhecida no mercado. Tire dessas figuras a maior quantidade de insights possível, peça conselhos e orientações e use os erros que cometeram como aprendizado.
  5. Seja um bom colega. Se relacionar bem com colegas de trabalho pode te dar uma ótima reputação. Ainda, pessoas mudam de emprego a todo momento, e uma boa indicação pode ser o que você precisa para avançar no seu desenvolvimento profissional!
  6. Não queime conexões. Se desejar sair de uma empresa ou departamento, seja franco e honesto. Não perca a chance de agradecer pelo aprendizado e pela oportunidade, e saia em uma boa situação com todo mundo. Você nunca sabe quando pode precisar de uma recomendação.
  7. Aceite feedbacks. Os retornos (positivos e negativos) são uma ótima maneira de descobrir o que estamos fazendo certo e no que precisamos melhorar. Seja receptivo, especialmente se o feedback vier de alguém que você admira e respeita.  
  8. Busque acompanhamento. Pode ser um coach, um consultor, até mesmo um bom psicoterapeuta. Esses profissionais podem te ajudar a se conhecer melhor, reconhecer suas fraquezas e forças e otimizar o uso que você faz dessas características no dia a dia de trabalho. Também é possível se preparar para possíveis promoções e novas atribuições, para tornar a mudança mais simples e sutil.

Seguindo essas dicas, o desenvolvimento profissional é garantido!

O que posso com o desenvolvimento profissional?

Desenvolvimento profissional não é só sobre melhores cargos e salários. É claro que esses benefícios importam, e são indicativos de sucesso na carreira. Mas a parte mais interessante do desenvolvimento profissional está em alcançar o ápice do seu potencial, aperfeiçoar habilidades e até mesmo se tornar uma referência para seus colegas e familiares.

Imagine ser para outra pessoa um mentor, uma inspiração, um verdadeiro caso de sucesso. E mais: a satisfação pessoal de cumprir seus objetivos e metas!

Assim, o desenvolvimento profissional é um processo que pode se estender por toda a sua carreira. E isso não é problema! Encare o desenvolvimento profissional como o grande objetivo de acordar cedo todos os dias, fazer algumas horas extras e viver uma jornada dupla (e até tripla) trabalhando e estudando.

Alcance o desenvolvimento profissional com nossos MBAs

Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros colegas a alcançarem o desenvolvimento profissional que sempre sonharam!

Compartilhe