Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Você sabe qual a diferença entre MBA e pós-graduação? Aprenda sobre ambas especializações e escolha a indicada com mais tranquilidade

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Quem entende a necessidade de seguir com os estudos depois de terminar a faculdade, em algum momento, depara-se com a dúvida: qual pós-graduação eu devo escolher? Especialização, mestrado, MBA ou doutorado? As opções são tantas e podem causar uma verdadeira confusão na hora de decidir. 

O grande problema talvez esteja em entender a diferença conceitual entre elas. 

Porque mesmo que todas sejam pós-graduação, possuem finalidades distintas. Como também são indicadas para determinados perfis de profissional.  

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona cada tipo de pós-graduação e qual curso é mais indicado para cada perfil. Não escolha sem antes conhecer a diferença entre cada um deles! 

O que é a pós-graduação? 

Como o próprio nome já diz, a pós-graduação acontece depois do término da faculdade. Dividem-se em dois tipos: as Lato Sensu e as Stricto Sensu. Saber a diferença entre esses dois conceitos pode ajudar a descobrir por qual caminho seguir. 

Lato Sensu: são as especializações e os MBAs, que possuem o objetivo de aperfeiçoar os conhecimento do profissional, capacitando-o para o mercado de trabalho. São adequadas para quem busca diferenciar-se e tornar-se um expertise na sua área de atuação. 

Stricto Sensu: são os mestrados e doutorados, pós-graduações direcionadas para o aspecto acadêmico das áreas profissionais. São apropriadas para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Normalmente, a pessoa faz o mestrado primeiro e, na sequência, o doutorado. 

Os cursos de pós-graduação exigem diploma de curso superior e conferem ao aluno o título de especialista no tema ou área de estudo. Em geral, são concluídos com uma monografia ou defesa de uma tese, nos casos de mestrado e doutorado.

Instituições públicas e privadas oferecem cursos de pós-graduação, tanto profissionais quanto acadêmicos. Os preços variam conforme o campo de estudo e a instituição escolhida, e a duração costuma ser de um ano e meio a dois anos para especializações e mestrados, e de dois a quatro anos para doutorados.

MBA, especialização ou PhD, qual o melhor para mim?

Existem diferentes tipos de pós-graduação indicados para quem busca aprimoramento para o futuro. No entanto, o perfil do estudante também interfere em qual opção seguir. 

  • Aqueles mais técnicos, os que buscam complementar o conhecimento em áreas específicas, devem buscar uma especialização. 

  • Já aqueles que procuram um cargo de gestão na empresa que trabalham, querem iniciar seu próprio negócio ou procuram cargos executivos devem considerar um MBA. 

  • Os que gostariam de continuar no ambiente acadêmico, seja como professor seja como pesquisador, deve pensar em fazer um mestrado ou doutorado e tornarem-se PhD. 

Vamos falar mais aqui sobre cada um dos tipos específicos: 

Mestrado

O mestrado é um curso de pós-graduação lato sensu voltado para quem se graduou e tem desejo de seguir carreira acadêmica. Esse grau é o primeiro passo para se tornar professor universitário, e é nele que o aluno vai aprender a conduzir pesquisas científicas e preparar aulas.

Na seleção para o mestrado, além do diploma, são consideradas as experiências do aluno com pesquisa durante a graduação, seu domínio de pelo menos uma língua estrangeira e da teoria estudada ao longo dos primeiros anos no ambiente acadêmico. O tempo de duração é de, em média, dois anos.

Doutorado

O doutorado é a segunda etapa para quem gosta de pesquisar, dar aulas e viver o ambiente acadêmico. Depois do mestrado, os alunos costumam seguir para o doutorado para aprofundar suas temáticas de pesquisa e alçar voos mais altos na docência.

Os doutorados costumam durar de dois a quatro anos, e podem, inclusive, envolver etapas de pesquisa fora do país, em intercâmbio com instituições parceiras.

Especialização

Existem vários cursos de especialização, nas mais diversas áreas de conhecimento. A diferença entre MBA e pós-graduação fica mais acentuada quando pensamos nas especializações como uma preparação do recém-graduado para o mercado de trabalho.

Ao sair da graduação, o aluno não está familiarizado com uma série de práticas e comportamentos profissionais, que virão com a vivência e o estudo nas especializações. Por isso, esses cursos – que duram cerca de dois anos – são indicados para quem não quer perder o ritmo de estudo e começar logo depois de conseguir o primeiro diploma!

MBA

MBA é sigla para Master Business Administration e é um tipo de pós-graduação Lato Sensu. Focada em negócios e gestão empresarial, é indicada para profissionais que possuem pelo menos três anos de experiência no mercado de trabalho e querem preparar-se como líder ou gestor. 

No início, as ofertas de MBA no Brasil eram voltadas quase que completamente para esses conhecimentos, sendo os graduados em administração a grande maioria dos alunos interessados. 

Entretanto, com a modernização de diversos mercados de trabalho, outras áreas passaram a ver o MBA como uma opção indicada para formar profissionais mais qualificados.

A diferença entre MBA e pós-graduação

Uma diferença notável é que o MBA pode ser visto como um caminho para aumentar o nível do seu conhecimento profissional, enquanto as especializações são uma preparação para entrar no mercado de trabalho. 

O MBA é ideal para quem vai dar um passo maior e assumir cargos de gerência e liderança. O foco é trabalhar habilidades de gestão, inovação e análise crítica, para formar profissionais capacitados para atuar em um mercado cada vez mais competitivo em qualquer segmento.

 Ainda, é uma oportunidade de entender como outras empresas do ramo estão agindo, estimulando novidades e transformações.

Outra diferença entre MBA e pós-graduação é a duração variável, de dois a quatro semestres em média e as aulas consistem em apresentações de cases, discussões e trocas de experiências entre os alunos e professores.

É uma ferramenta para alavancar a carreira e ficar a frente dos concorrentes no mercado de trabalho. Para quem deseja ganhar ainda mais notoriedade, investir em um MBA dentro de uma instituição de ensino renomada como a USP, é estratégico. 

O que acha de dar uma olhada e conferir quais as opções de cursos disponíveis? Entre aqui, conheça detalhes dos MBA presencial e à distância e encontre os mais adequados para você! 

Compartilhe