MBA a distância ou presencial: qual escolher?

Seja na graduação ou no MBA, cada vez mais instituições vem disponibilizando cursos de ensino a distância para aumentar o acesso de alguns grupos à educação superior, inclusive MBA a distância. Com essa alternativa, pessoas que moram em cidades sem boas instituições de ensino têm a chance de obter um diploma.

E, ainda, pessoas que trabalham e não teriam tempo para estudar podem alcançar novos conhecimentos e melhorar seus currículos para um mercado cada vez mais competitivo.

Porém, não podemos deixar de analisar as vantagens e desvantagens de um MBA a distância, pois as modalidades de ensino presencial também têm o seu valor inquestionável.

Fique ligado neste post e faça a melhor escolha!

MBA presencial

Os cursos de MBA presenciais são aqueles ministrados nas instituições de ensino, nos quais os alunos se reúnem com determinada frequência (semanal, quinzenal ou mensalmente, por exemplo) para assistir às aulas, realizar atividades e apresentar trabalhos.

A vantagem maior dessa modalidade é a interação direta entre os alunos, que podem aproveitar os encontros para trocar experiências e aumentar sua rede de contatos profissionais.

Também é importante mencionar que muitas pessoas não têm disciplina suficiente para estudar por conta própria, sem o ambiente da sala de aula e o apoio físico de um professor. Por isso, se você tem esse perfil, o ensino presencial talvez seja mesmo a melhor opção para escolher.

MBA a distância

Porém, as instituições têm contado com o apoio das novas tecnologias para tornar a experiência de ensino muito mais interativa, com aulas ao vivo e conversas em tempo real entre professores e alunos nos fóruns de discussão. Portanto, se você precisa considerar um MBA a distância, leve isso em conta como um incentivo!

As modalidades de MBA a distância oferecem maior flexibilidade e comodidade para os alunos, especialmente para aqueles que desejam ingressar em instituições de renome que não têm unidades próximas.

Ainda, a possibilidade de estudar a distância é bastante atrativa para profissionais com agendas apertadas, que não poderiam se dedicar às aulas presenciais aos sábados ou em outra cidade, por exemplo.

Mas muito se engana quem acredita que um MBA a distância será mais fácil ou exigirá menos. Os MBAs à distância demandam presença de, no mínimo, 85% das aulas ao vivo, além de terem  alta carga de vídeo-aulas, atividades e trabalhos para enviar, e os prazos precisam ser cumpridos, assim como em um curso presencial!

As atividades são corrigidas por professores especializados, que também auxiliam no planejamento e transmissão das aulas, além da elaboração dos questionários e diretrizes para os trabalhos de conclusão. Assim, o MBA a distância é uma opção vantajosa para quem precisa de um curso que não exija tanta locomoção, mas a dedicação precisa ser a mesma ou até maior que em um MBA presencial.

Como falamos há pouco, a disciplina é fundamental no ensino a distância. Também é preciso organização e responsabilidade para cumprir os prazos estabelecidos e alcançar as notas necessárias para obter aprovação ao final do curso.

Qual escolher?

Se você ainda está em dúvida sobre qual ensino escolher, aqui vão alguns itens para você comparar:

O que acontece se você perder uma aula?

No MBA presencial, se você não puder comparecer a alguma aula, vai estar perdendo o conteúdo e as experiências trocadas em sala. É possível repor parte disso, com o material que o professor utilizar em sala, por exemplo. Mas boa parte dos conhecimentos compartilhados você perderá.

Já no MBA a distância, todas as interações ficam salvas em fóruns e comentários. Se você não puder participar ao mesmo tempo que outros alunos da turma, pode rever tudo o que foi registrado.No entanto, você perde a oportunidade de interagir e discutir o tema ao vivo.

E se você precisar tirar uma dúvida ou necessitar da ajuda de um professor?

Nas aulas presenciais, sempre que tiver dúvidas você levanta a mão e o professor te responde. A instantaneidade da resposta é um ponto bastante positivo e que pode gerar repercussões em sala, mas algumas interrupções podem prejudicar o andamento das aulas, especialmente se levarem as discussões para outro assunto.

Em um MBA a distância não é muito diferente. Devido ao fato das aulas serem realizadas ao vivo, o aluno pode levantar sua questão ou apontamento para o professor e para a turma no momento em que a aula estiver sendo transmitida.

E o preço?

Os cursos de MBA têm mensalidades variadas, que dependem da área, da duração e da instituição que os oferecem. Porém, os cursos de MBA a distância têm a vantagem de custarem menos para quem produz, o que impacta positivamente, reduzindo o valor das mensalidades.

Em um curso presencial, é preciso arcar com as despesas do espaço, a hora-aula dos professores, materiais impressos, etc. Já no MBA a distância, as aulas são estruturadas em vídeo, os materiais são online e a manutenção das plataformas de aula é relativamente barata.

Como você pode ver, existem pontos positivos e negativos para as duas modalidades de MBA. A escolha vai depender da sua disponibilidade e do seu perfil de aluno, e você pode encontrar ótimas alternativas tanto para o MBA a distância quanto para o presencial.

 

Conheça aqui nossos MBAs

O importante é não perder o ânimo e continuar estudando, então pesquise e selecione a melhor opção para a sua necessidade!

 

Compartilhe

Deixe uma resposta