Saiba qual é o significado de MBA e sua importância

Continuar estudando e se aperfeiçoando é um dos segredos dos profissionais de sucesso em qualquer ramo de negócio. Para os que ocupam cargos de gestão, manter-se atualizado é mais importante ainda. Afinal de contas, o gestor é quem inspira todo o espírito da equipe, e estar preparado para esse trabalho não é tarefa fácil.

Os cursos de MBA são a solução mais indicada para ajudar esses profissionais. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo sobre esse tipo de curso: o significado de MBA, como funciona o curso, quem pode cursar e porque você deveria investir nesse aprendizado. Confira:

Qual o significado de MBA?

O significado de MBA vem do inglês Master in Business Administration, e se refere a cursos de especialização em áreas administrativas e gerenciais. Atualmente, os cursos de MBA estão sendo cada vez mais segmentados, para contemplar as necessidades de cada mercado.

No MBA, o aluno conhece mais sobre os métodos de gestão dentro da sua área de atuação. Para isso, os professores apresentam estudos de caso, alunos conduzem análise de problemas reais e formulam projetos baseados nas necessidades das empresas em que trabalham.

Não é incomum, inclusive, que empresas se unam em sistemas de consórcio, mandando equipes de setores estratégicos para cursarem MBAs e desenvolverem soluções aplicáveis em conjunto.

Cada instituição de ensino define os detalhes dos cursos de MBA que oferece. Porém, o Ministério da Educação estabelece algumas diretrizes para padronizar essa modalidade de ensino:

  • carga horária mínima de 360 horas-aula, o que é chamado de “padrão nacional” pela Associação Nacional de MBA (Anamba);
  • carga horária de 480 horas-aula configura um padrão conhecido como “internacional“;
  • apenas 20% da carga horária total pode ser dedicada a aulas à distância.

Em geral, o processo seletivo para MBA leva em conta o currículo de cada aluno, suas experiências profissionais e habilidades adquiridas ao longo da carreira. Também podem ser aplicados testes de raciocínio lógico, redação, idiomas estrangeiros e matemática.

Quem pode ou deve cursar um MBA?

Como o próprio significado de MBA diz, o curso é para quem deseja aperfeiçoar conhecimentos de gestão, por meio de um estudo mais prático e menos baseado em teorias. Por isso, o MBA é indicado para pessoas que já tenham certa experiência administrativa, e até mesmo outras formações de pós-graduação.

Toda a bagagem do aluno é levada para a sala de aula, tanto para apresentar seus cases quanto para analisar os trazidos pelos colegas. Como todo o curso se baseia em discussões e troca de conhecimento, um profissional recém-formado não poderia aprender ou acrescentar muito para a turma.

Algumas instituições exigem até comprovação de tempo de experiência, principalmente em posições de gerência. Segundo a Anamba, os cursos de MBApadrão global” demandam pelo menos 3 anos de atuação no mercado.

MBA, mestrado ou doutorado?

Os cursos de MBA são categorizados como lato sensu (traduzido do latim, “em sentido amplo”), assim como outros cursos de especialização. Essa definição, aliada ao significado de MBA, quer dizer que essa modalidade se concentra em um aprendizado aberto, que pode ser útil para diversos profissionais e campos de atuação ao mesmo tempo.

Em contrapartida, os cursos de mestrado e doutorado são stricto sensu (“em sentido restrito”). Esses cursos levam mais tempo para serem concluídos, pois dependem de pesquisa extensa, dedicação quase exclusiva e geram um tipo de conhecimento direcionado para a área do aluno. Esses programas têm como objetivo formar pesquisadores, e não profissionais de mercado.

Sendo assim, ao escolher um MBA, o aluno deve estar ciente de que estará sendo preparado exclusivamente para atuar no seu mercado. O MBA é reconhecido como um grau de especialização no Brasil, apesar do nome master, e não é aceito como qualificação única para dar aulas em instituições de ensino superior, por exemplo.

Por que o MBA é importante?

Se o seu desejo é melhorar suas habilidades gerenciais, o MBA é o tipo de curso ideal para procurar. Além de reciclar alguns conhecimentos, absorver novas ideias e encontrar soluções para problemas do seu dia a dia, o MBA estimula a convivência e o networking como nenhum outro tipo de especialização o faz.

Por meio da formação de grupos de trabalho, os alunos conhecem os desafios e realidades de outras empresas do seu ramo ou outros mercados, e esse tipo de troca contribui muito para a formação de um bom profissional.

Em momentos de crise econômica, o conhecimento mais valorizado é o de superar dificuldades, e nisso o MBA pode ajudar (e muito!). Um mesmo profissional pode cursar mais de um MBA ao longo da carreira, conforme tome novos rumos profissionais ou sinta necessidade de aprender sobre outras técnicas e novas tecnologias.

Assim, como o significado de MBA já diz, um de seus maiores objetivos é ser uma ferramenta de aperfeiçoamento constante, formando gestores com capacidades amplas, aptos para lidar com as mudanças cada vez mais rápidas do mercado.

E então, o que achou das nossas dicas sobre o significado de MBA e a importância dele para a sua trajetória? Aposte nessa modalidade de especialização e esteja à frente dos desafios que ainda vão surgir!

Compartilhe

Deixe uma resposta