Você conhece o significado de MBA? Entenda tudo sobre essa modalidade de curso!

Continuar estudando e se aperfeiçoando é o principal segredo dos profissionais de sucesso em qualquer ramo de negócio.

Nos dias atuais existem cada vez mais meios de se especializar em uma área, e com certeza fazer cursos é um dos caminhos mais eficientes. Porém, são inúmeros os tipos de cursos que existem, cada um com suas características.

Você provavelmente já procurou muito sobre cursos para se especializar e encontrou os chamados MBA’s. Essa modalidade é muito falada nos dias atuais, mas será que você sabe qual o verdadeiro significado dele?

Neste post vamos falar tudo sobre esse tipo de curso: o significado de MBA, como funciona o curso, quem pode cursar, e porque você deveria investir nesse aprendizado. Confira:

Qual o significado de MBA?

O significado de MBA vem do inglês Master in Business Administration, e se refere a cursos de pós-graduação lato sensu, que são voltados para a prática profissional.

Os cursos de MBA preparam o aluno para o mercado de trabalho, focando nas principais habilidades e competências esperadas dentro da área de atuação do curso. Os cursos abrangem diversos temas como Administração, Marketing, Contabilidade, Agronegócio e muitos outros.

Como funcionam os cursos MBA?

Os MBA’s seguem algumas diretrizes definidas pelo MEC – Ministério da Educação. Para um curso ser validado como MBA ele deve ter duração mínima de 360 horas.

No Brasil, os cursos seguem os padrões definidos pela Associação Nacional de MBA (ANAMBA), que são:

Padrão Brasil( ou ‘’Padrão Nacional’’): São os MBA’s com carga horária de 360 horas. Neste padrão não é exigida nenhuma experiência profissional anterior do aluno e somente 50% dos professores precisam estar ativos no mercado. 

Padrão Internacional: Contempla os MBA’s com carga horária de 480 horas. Para esse padrão é exigido do aluno, pelo menos, 3 anos de experiência profissional e o quadro de professores deve ser composto por 75% deles ativos no mercado.

Os MBA’s também contemplam a modalidade EAD. Aumentando a gama de possibilidades e oportunidades para se fazer um MBA e se destacar no mercado.

No curso, o aluno conhece mais sobre os métodos de gestão dentro da sua área de atuação. Para isso, os professores apresentam estudos de caso, alunos conduzem análise de problemas reais e formulam projetos baseados nas necessidades das empresas em que trabalham.

Os cursos são divididos por módulos, definidos pela instituição que o oferece, que contemplam uma vasta formação sobre o tema escolhido. 

Quem pode fazer?

Os cursos de MBA podem ser feitos por qualquer pessoa que tenha um diploma de ensino superior, visto que eles são uma pós graduação lato sensu, o que é semelhante a uma especialização. 

Existem alguns pontos que devem ser analisados com muita atenção antes de pensar em fazer um MBA. Um deles é que eles possuem um processo de seleção. Geralmente, o processo é composto da análise de currículo, entrevista e prova. 

Além disso, como citado no tópico anterior, os MBA’s ‘’de padrão global’’ exigem que a pessoa tenha pelo menos 3 anos de experiência profissional para que esteja apto para os cursos. 

MBA, mestrado ou doutorado?

Uma dúvida muito comum que as pessoas tem é entre a diferença entre MBA, Mestrado e Doutorado, vamos explicar rapidamente qual a finalidade de cada um.

Os cursos de MBA, assim como já foi falado, são categorizados como lato sensu (traduzido do latim, “em sentido amplo”), assim como outros cursos de especialização. Essa definição, aliada ao significado de MBA, quer dizer que essa modalidade se concentra em um aprendizado aberto, que pode ser útil para diversos profissionais e campos de atuação ao mesmo tempo.

Em contrapartida, os cursos de mestrado e doutorado são stricto sensu (“em sentido restrito”). Esses cursos levam mais tempo para serem concluídos, pois dependem de pesquisa extensa, dedicação quase exclusiva e geram um tipo de conhecimento direcionado exclusivamente para a área do aluno. Esses programas têm como objetivo formar pesquisadores, e não profissionais de mercado.

Sendo assim, ao escolher um MBA, o aluno deve estar ciente de que estará sendo preparado exclusivamente para atuar no seu mercado.

Por que fazer um MBA?

Se o seu desejo é melhorar suas habilidades gerenciais em uma área específica, garantir um melhor espaço no mercado de trabalho e ascender profissionalmente, o MBA é o tipo de curso ideal para você.

Além de reciclar alguns conhecimentos, absorver novas ideias e encontrar soluções para problemas do seu dia a dia, o MBA estimula a convivência e o networking como nenhum outro tipo de especialização o faz.

Por meio da formação de grupos de trabalho, os alunos conhecem os desafios e realidades de outras empresas do seu ramo ou outros mercados, e esse tipo de troca contribui muito para a formação de um bom profissional.

Em momentos de crise econômica, o conhecimento mais valorizado é o de superar dificuldades, e nisso fazer um MBA pode trazer diversas vantagens.

Além disso, um mesmo profissional pode cursar mais de um MBA ao longo da carreira, conforme tome novos rumos profissionais ou sinta necessidade de aprender sobre outras técnicas e novas tecnologias.

Assim, como o significado de MBA já diz, um de seus maiores objetivos é ser uma ferramenta de aperfeiçoamento constante, formando gestores com capacidades amplas, aptos para lidar com as mudanças cada vez mais rápidas do mercado.

Escolhendo um MBA

Assim como a escolha de uma graduação é difícil, a do MBA não é muito diferente! São muitos cursos e instituições para escolher, e é importante que você saiba como investir no melhor para você. 

Para o curso escolha algo que você tenha afinidade, gosta de estudar sobre e deseja se aperfeiçoar para ascender na sua carreira ou começar uma área. Também vale a pena analisar o mercado e ver quais são as áreas em ascensão e com necessidade de mais profissionais.

São diversas as instituições que oferecem cursos MBA’s, e a maioria tem cursos muito parecidos. Para isso existem muitos pontos que você pode levar em consideração nessa hora, para garantir a escolha da melhor instituição

Procure por rankings, relatos de ex-alunos, como ele é visto no mercado de trabalho, o corpo docente, as matérias oferecidas,conteúdos sobre o curso e tudo o que faça você se sentir confiante para escolher determinada instituição. 

Agora que você já conhece o significado de MBA, suas características e como ele funciona, que tal escolher um MBA da Fundace com certificação USP para se destacar no mercado?

Aposte nessa modalidade de especialização e esteja à frente dos desafios que ainda vão surgir! 

 

Confira mais posts sobre MBA e dicas profissionais no blog da Fundace.

Compartilhe