Empreendedor e Empresário, saiba qual a diferença.

Muitos relacionam empreender como sinônimo de ser empresário. Você sabe qual a diferença? Neste post, vamos identificar os principais aspectos que diferenciam essas duas competências.

Empreender e ser empresário, não são a mesma coisa. As classificações dessas duas personagens são diferentes em seu significado e papel frente a uma organização. Compreende-se que, existe um aspecto complementar nessas definições. Para entender a fundo, vamos listar as principais características emocionais de cada um.

Empresário: Está sempre atento ao controle e administração do negócio. Preocupa-se com a rentabilidade do seu produto ou serviço e, define bem, os objetivos e metas da companhia.

Empreendedor: Sua postura está plantada em entender e encontrar oportunidades no mercado. Com uma característica plenamente inovadora, essa pessoa se sujeita com facilidade as mudanças e desconstrução de paradigmas.

Esclareceu?

Nem sempre o empreendedor é aquele que cria, ele pode simplesmente só executar determinada ideia ou projeto. Sua capacidade de liderança pode ser desenvolvida a partir de sua ação, pois essa característica não é o que o qualifica. A tenacidade, disposição, criatividade e originalidade são atributos que enquadram este perfil.

Os empresários, por sua vez, carregam em si, uma visão organizada e sistêmica dos processos empresariais, sendo precavidos com o futuro e rumo da organização. Este modelo comportamental, o fazem, quando bem executado, bons administradores.

Em grandes organizações, as duas personas devem estar presentes, pois as necessidades e abordagens distintas das situações, podem alavancar melhores resultados sobre uma análise de diferentes perspectivas. No entanto, proprietários de um negócio, precisarão, em algum momento, reunir dessas capacidades para desenvolvimento e progresso da empresa.

Compartilhe

Deixe uma resposta