SOS: Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto grita por socorro

Com 94 anos de história e figurando entre as mais representativas do Brasil, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto grita por socorro. A OSRP sofre com a falta de recursos e enfrenta uma dívida que ultrapassa R$ 1,5 milhão. São aproximadamente 50 músicos entre violinistas, flautistas, trompetistas e outros profissionais da música que estão sem receber os salários há sete meses.
Para tentar resolver o problema que se arrasta desde 2013, os integrantes da orquestra se uniram a estudantes da Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), da FEA-USP, para lançar a campanha “SOS Orquestra”.
O projeto pretende arrecadar recursos para OSRP, instituição mantida pela Associação Musical, criada por músicos e voluntários e que depende de patrocinadores e programas de incentivo.

Maestro João Carlos Martins
A ação voluntária já recebeu o apoio do maestro João Carlos Martins, que irá reger a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em um Concerto de Gala no dia 21 de julho, no Theatro Pedro II. A apresentação é uma das iniciativas da campanha para angariar fundos para os músicos e terá ingressos vendidos a partir da próxima semana.
Todo o dinheiro arrecadado com os convites será revertido a uma conta auditada pelo GPublic (Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas), vinculado à USP. A conta também está disponível para doações de grandes investidores e da população em geral.

Mobilização
A campanha SOS Orquestra também é responsável pela mobilização de ações em redes sociais e de apresentações em espaços públicos e inusitados. Para chamar a atenção da população para o drama dos músicos – muitos deles pais e mães que enfrentam dificuldades para sustentar suas famílias –, os integrantes da orquestra começaram a divulgar selfies convidando para o Concerto de Gala.
Os músicos também têm realizado flashmobs em locais inusitados, com a Avenida João Fiúsa e o Ribeirão Shopping, onde se uniram para uma apresentação emocionada do “Bolero de Ravel”, que chamou a atenção dos frequentadores do centro de compras.
Uma página no Facebook (facebook.com/sosorquestrarp) reúne as informações sobre a campanha, fotos e vídeos das ações voluntárias.

Serviço
Concerto de Gala
Regência do maestro João Carlos Martins 21 de julho, às 20h
Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370 – Centro – Ribeirão Preto/SP)

Doações
Conta:
Banco do Brasil: 001
Depósito identificado: 2015
Agência: 1964-X
Conta Corrente identificada: 80.001-5
CNPJ: 00.934.542/0001-31

On line:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-orquestra

Compartilhe

Deixe uma resposta